Educação ambiental : uma experiência pedagógica desenvolvida com o 4º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45544 |
Resumo: | Este trabalho visa relatar uma experiência pedagógica com a temática gestão de resíduos no âmbito da educação ambiental, ocorrida em uma turma de 4º ano do ensino fundamental numa Escola Classe de Ceilândia. A experiência em questão está ancorada no eixo transversal Educação para a sustentabilidade do Currículo em Movimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. A origem deste estudo está circunscrita na observação dos pesquisadores da necessidade de que os estudantes desenvolvam e apresentem atitudes positivas e corretas em relação ao descarte de lixo. Esta investigação foi conduzida pelo professor regente da turma e por uma residente do programa Residência Pedagógica que acompanhou a turma em foco. Diante da experiência relatada evidenciou-se que os estudantes puderam ter uma oportunidade pedagógica de refletirem sobre a questão da gestão dos resíduos envolvendo a destinação adequada do lixo. Os conhecimentos construídos, através do trabalho colaborativo têm a possibilidade de reverberarem nas práticas sociais dos estudantes, a fim de que mais conscientes, críticos e reflexivos possam buscar atenuar o impacto da ação humana sobre a natureza. |
id |
UNB_2c2b81a2b20b6ce5388bdc43e0741796 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/45544 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ambiental : uma experiência pedagógica desenvolvida com o 4º ano do ensino fundamentalEducação ambientalSsustentabilidadeGestão de resíduosExperiência pedagógicaEnsino fundamentalEste trabalho visa relatar uma experiência pedagógica com a temática gestão de resíduos no âmbito da educação ambiental, ocorrida em uma turma de 4º ano do ensino fundamental numa Escola Classe de Ceilândia. A experiência em questão está ancorada no eixo transversal Educação para a sustentabilidade do Currículo em Movimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. A origem deste estudo está circunscrita na observação dos pesquisadores da necessidade de que os estudantes desenvolvam e apresentem atitudes positivas e corretas em relação ao descarte de lixo. Esta investigação foi conduzida pelo professor regente da turma e por uma residente do programa Residência Pedagógica que acompanhou a turma em foco. Diante da experiência relatada evidenciou-se que os estudantes puderam ter uma oportunidade pedagógica de refletirem sobre a questão da gestão dos resíduos envolvendo a destinação adequada do lixo. Os conhecimentos construídos, através do trabalho colaborativo têm a possibilidade de reverberarem nas práticas sociais dos estudantes, a fim de que mais conscientes, críticos e reflexivos possam buscar atenuar o impacto da ação humana sobre a natureza.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSecretaria de Estado de Educação do Distrito Federal2023-01-20T15:12:28Z2023-01-20T15:12:28Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Klever Corrente; OLIVEIRA, Aurélia Sene. Educação ambiental: uma experiência pedagógica desenvolvida com o 4º ano do ensino fundamental. Revista Com Censo, v. 6, n. 1, p. 86-91, 2019. Disponível em: http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/598.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45544Informação extraída da PORTARIA Nº 120, DE 17 DE MARÇO DE 2021, que regulamenta a Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal - CAPÍTULO IV - Direitos Autorais Art. 19. Os autores que desejam publicar na Revista deverão concordar com os seguintes termos: I – autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Com Censo o direito de primeira publicação; II – os manuscritos publicados neste periódico são licenciados em conformidade com a Licença Creative Commons Atribuição Não-Comercial - CC BY-NC. Esta licença permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista; III – o conteúdo dos manuscritos deve ser original, além de não ter sido publicado e nem estar em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico científico; IV – autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição complementar da versão do trabalho originalmente publicada neste periódico (por exemplo, como capítulo de livro), desde que seja expressamente reconhecida a autoria e publicação inicial nesta revista; V – autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e o número de citações do trabalho publicado; e VI – autores não terão direito a nenhuma remuneração a título de direito autoral com a publicação na Revista Com Censo. Fonte: http://www.tc.df.gov.br/sinj/Norma/62a4f3fc15564aa2b658d814bdb90f84/see_prt_120_2021.html.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Klever CorrenteOliveira, Aurélia Seneporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-01T03:22:04Zoai:repositorio.unb.br:10482/45544Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-01T03:22:04Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental : uma experiência pedagógica desenvolvida com o 4º ano do ensino fundamental |
title |
Educação ambiental : uma experiência pedagógica desenvolvida com o 4º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
Educação ambiental : uma experiência pedagógica desenvolvida com o 4º ano do ensino fundamental Silva, Klever Corrente Educação ambiental Ssustentabilidade Gestão de resíduos Experiência pedagógica Ensino fundamental |
title_short |
Educação ambiental : uma experiência pedagógica desenvolvida com o 4º ano do ensino fundamental |
title_full |
Educação ambiental : uma experiência pedagógica desenvolvida com o 4º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Educação ambiental : uma experiência pedagógica desenvolvida com o 4º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental : uma experiência pedagógica desenvolvida com o 4º ano do ensino fundamental |
title_sort |
Educação ambiental : uma experiência pedagógica desenvolvida com o 4º ano do ensino fundamental |
author |
Silva, Klever Corrente |
author_facet |
Silva, Klever Corrente Oliveira, Aurélia Sene |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Aurélia Sene |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Klever Corrente Oliveira, Aurélia Sene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Ssustentabilidade Gestão de resíduos Experiência pedagógica Ensino fundamental |
topic |
Educação ambiental Ssustentabilidade Gestão de resíduos Experiência pedagógica Ensino fundamental |
description |
Este trabalho visa relatar uma experiência pedagógica com a temática gestão de resíduos no âmbito da educação ambiental, ocorrida em uma turma de 4º ano do ensino fundamental numa Escola Classe de Ceilândia. A experiência em questão está ancorada no eixo transversal Educação para a sustentabilidade do Currículo em Movimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. A origem deste estudo está circunscrita na observação dos pesquisadores da necessidade de que os estudantes desenvolvam e apresentem atitudes positivas e corretas em relação ao descarte de lixo. Esta investigação foi conduzida pelo professor regente da turma e por uma residente do programa Residência Pedagógica que acompanhou a turma em foco. Diante da experiência relatada evidenciou-se que os estudantes puderam ter uma oportunidade pedagógica de refletirem sobre a questão da gestão dos resíduos envolvendo a destinação adequada do lixo. Os conhecimentos construídos, através do trabalho colaborativo têm a possibilidade de reverberarem nas práticas sociais dos estudantes, a fim de que mais conscientes, críticos e reflexivos possam buscar atenuar o impacto da ação humana sobre a natureza. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2023-01-20T15:12:28Z 2023-01-20T15:12:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Klever Corrente; OLIVEIRA, Aurélia Sene. Educação ambiental: uma experiência pedagógica desenvolvida com o 4º ano do ensino fundamental. Revista Com Censo, v. 6, n. 1, p. 86-91, 2019. Disponível em: http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/598. https://repositorio.unb.br/handle/10482/45544 |
identifier_str_mv |
SILVA, Klever Corrente; OLIVEIRA, Aurélia Sene. Educação ambiental: uma experiência pedagógica desenvolvida com o 4º ano do ensino fundamental. Revista Com Censo, v. 6, n. 1, p. 86-91, 2019. Disponível em: http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/598. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/45544 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal |
publisher.none.fl_str_mv |
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508339475775488 |