Educação ambiental : uma experiência pedagógica desenvolvida com o 4º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Klever Corrente
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Aurélia Sene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/45544
Resumo: Este trabalho visa relatar uma experiência pedagógica com a temática gestão de resíduos no âmbito da educação ambiental, ocorrida em uma turma de 4º ano do ensino fundamental numa Escola Classe de Ceilândia. A experiência em questão está ancorada no eixo transversal Educação para a sustentabilidade do Currículo em Movimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. A origem deste estudo está circunscrita na observação dos pesquisadores da necessidade de que os estudantes desenvolvam e apresentem atitudes positivas e corretas em relação ao descarte de lixo. Esta investigação foi conduzida pelo professor regente da turma e por uma residente do programa Residência Pedagógica que acompanhou a turma em foco. Diante da experiência relatada evidenciou-se que os estudantes puderam ter uma oportunidade pedagógica de refletirem sobre a questão da gestão dos resíduos envolvendo a destinação adequada do lixo. Os conhecimentos construídos, através do trabalho colaborativo têm a possibilidade de reverberarem nas práticas sociais dos estudantes, a fim de que mais conscientes, críticos e reflexivos possam buscar atenuar o impacto da ação humana sobre a natureza.
id UNB_2c2b81a2b20b6ce5388bdc43e0741796
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/45544
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educação ambiental : uma experiência pedagógica desenvolvida com o 4º ano do ensino fundamentalEducação ambientalSsustentabilidadeGestão de resíduosExperiência pedagógicaEnsino fundamentalEste trabalho visa relatar uma experiência pedagógica com a temática gestão de resíduos no âmbito da educação ambiental, ocorrida em uma turma de 4º ano do ensino fundamental numa Escola Classe de Ceilândia. A experiência em questão está ancorada no eixo transversal Educação para a sustentabilidade do Currículo em Movimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. A origem deste estudo está circunscrita na observação dos pesquisadores da necessidade de que os estudantes desenvolvam e apresentem atitudes positivas e corretas em relação ao descarte de lixo. Esta investigação foi conduzida pelo professor regente da turma e por uma residente do programa Residência Pedagógica que acompanhou a turma em foco. Diante da experiência relatada evidenciou-se que os estudantes puderam ter uma oportunidade pedagógica de refletirem sobre a questão da gestão dos resíduos envolvendo a destinação adequada do lixo. Os conhecimentos construídos, através do trabalho colaborativo têm a possibilidade de reverberarem nas práticas sociais dos estudantes, a fim de que mais conscientes, críticos e reflexivos possam buscar atenuar o impacto da ação humana sobre a natureza.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSecretaria de Estado de Educação do Distrito Federal2023-01-20T15:12:28Z2023-01-20T15:12:28Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Klever Corrente; OLIVEIRA, Aurélia Sene. Educação ambiental: uma experiência pedagógica desenvolvida com o 4º ano do ensino fundamental. Revista Com Censo, v. 6, n. 1, p. 86-91, 2019. Disponível em: http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/598.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45544Informação extraída da PORTARIA Nº 120, DE 17 DE MARÇO DE 2021, que regulamenta a Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal - CAPÍTULO IV - Direitos Autorais Art. 19. Os autores que desejam publicar na Revista deverão concordar com os seguintes termos: I – autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Com Censo o direito de primeira publicação; II – os manuscritos publicados neste periódico são licenciados em conformidade com a Licença Creative Commons Atribuição Não-Comercial - CC BY-NC. Esta licença permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista; III – o conteúdo dos manuscritos deve ser original, além de não ter sido publicado e nem estar em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico científico; IV – autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição complementar da versão do trabalho originalmente publicada neste periódico (por exemplo, como capítulo de livro), desde que seja expressamente reconhecida a autoria e publicação inicial nesta revista; V – autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e o número de citações do trabalho publicado; e VI – autores não terão direito a nenhuma remuneração a título de direito autoral com a publicação na Revista Com Censo. Fonte: http://www.tc.df.gov.br/sinj/Norma/62a4f3fc15564aa2b658d814bdb90f84/see_prt_120_2021.html.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Klever CorrenteOliveira, Aurélia Seneporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-01T03:22:04Zoai:repositorio.unb.br:10482/45544Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-01T03:22:04Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental : uma experiência pedagógica desenvolvida com o 4º ano do ensino fundamental
title Educação ambiental : uma experiência pedagógica desenvolvida com o 4º ano do ensino fundamental
spellingShingle Educação ambiental : uma experiência pedagógica desenvolvida com o 4º ano do ensino fundamental
Silva, Klever Corrente
Educação ambiental
Ssustentabilidade
Gestão de resíduos
Experiência pedagógica
Ensino fundamental
title_short Educação ambiental : uma experiência pedagógica desenvolvida com o 4º ano do ensino fundamental
title_full Educação ambiental : uma experiência pedagógica desenvolvida com o 4º ano do ensino fundamental
title_fullStr Educação ambiental : uma experiência pedagógica desenvolvida com o 4º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Educação ambiental : uma experiência pedagógica desenvolvida com o 4º ano do ensino fundamental
title_sort Educação ambiental : uma experiência pedagógica desenvolvida com o 4º ano do ensino fundamental
author Silva, Klever Corrente
author_facet Silva, Klever Corrente
Oliveira, Aurélia Sene
author_role author
author2 Oliveira, Aurélia Sene
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Klever Corrente
Oliveira, Aurélia Sene
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Ssustentabilidade
Gestão de resíduos
Experiência pedagógica
Ensino fundamental
topic Educação ambiental
Ssustentabilidade
Gestão de resíduos
Experiência pedagógica
Ensino fundamental
description Este trabalho visa relatar uma experiência pedagógica com a temática gestão de resíduos no âmbito da educação ambiental, ocorrida em uma turma de 4º ano do ensino fundamental numa Escola Classe de Ceilândia. A experiência em questão está ancorada no eixo transversal Educação para a sustentabilidade do Currículo em Movimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. A origem deste estudo está circunscrita na observação dos pesquisadores da necessidade de que os estudantes desenvolvam e apresentem atitudes positivas e corretas em relação ao descarte de lixo. Esta investigação foi conduzida pelo professor regente da turma e por uma residente do programa Residência Pedagógica que acompanhou a turma em foco. Diante da experiência relatada evidenciou-se que os estudantes puderam ter uma oportunidade pedagógica de refletirem sobre a questão da gestão dos resíduos envolvendo a destinação adequada do lixo. Os conhecimentos construídos, através do trabalho colaborativo têm a possibilidade de reverberarem nas práticas sociais dos estudantes, a fim de que mais conscientes, críticos e reflexivos possam buscar atenuar o impacto da ação humana sobre a natureza.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2023-01-20T15:12:28Z
2023-01-20T15:12:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Klever Corrente; OLIVEIRA, Aurélia Sene. Educação ambiental: uma experiência pedagógica desenvolvida com o 4º ano do ensino fundamental. Revista Com Censo, v. 6, n. 1, p. 86-91, 2019. Disponível em: http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/598.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/45544
identifier_str_mv SILVA, Klever Corrente; OLIVEIRA, Aurélia Sene. Educação ambiental: uma experiência pedagógica desenvolvida com o 4º ano do ensino fundamental. Revista Com Censo, v. 6, n. 1, p. 86-91, 2019. Disponível em: http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/598.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/45544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
publisher.none.fl_str_mv Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508339475775488