O pequeno que gritava : a (des)politização no musical Les Misérables

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Verônica Maria Valadares de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31663
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2017.
id UNB_2c76d6a01cb68247b7c39394ed1b0844
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/31663
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O pequeno que gritava : a (des)politização no musical Les MisérablesAdaptação literáriaMusicaisHugo, Victor, 1802-1885 - crítica e interpretaçãoTeatro musicalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2017.As adaptações literárias têm-se mostrado um fenômeno crescente, e poucas obras talvez tenham sido tão adaptadas quanto o romance Os miseráveis (1863), de Victor Hugo. Dentre as diversas adaptações, é possível considerar que a de maior influência seja a versão feita para o teatro musical — Les Misérables —, contrariando as expectativas de que uma obra com o teor dramático do romance de Hugo pudesse ser traduzida para um meio que ainda se acredita ser reservado para narrativas despretensiosas. Durante o processo de adaptação, porém, chama atenção o esmaecimento da crítica social e política do autor, que, ainda que não tenha sido retirada completamente, ganhou contornos difusos que distam da assertividade provocativa de Victor Hugo. Qual teria sido o propósito da suavização do conteúdo político do romance? Em que medida o público e as questões mercadológicas podem ser responsáveis pelo produto final de uma adaptação? E mais, o quão autônoma a arte consegue ser quando posta em grande circulação?Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Literary adaptations have become a constant growing phenomenon, and perhaps few literary works have been as adapted as the novel Les Misérables (1863), by Victor Hugo. Amongst the many adaptations, it is possible to consider the version made for the musical theater, under the same name, as the one with the biggest weight, going against the expectations that a work with such dramatic content as Hugo’s novel could ever be translated into a media that was still believed to work exclusively with unassuming narratives. During the process of adaptation, however, it is possible to notice that the author’s social and political critique fades away; even if it is not completely dismissed, it acquires fuzzy outlines which are quite distant from Victor Hugo’s provocative assertiveness. Which could have been the purpose to this softening of the novel’s political content? To what measure the public and market interests can influence the final product of an adaptation? And, even more so, how autonomous is art able to be when released to the mainstream?Barreto, Júnia Regina de FariaPaiva, Verônica Maria Valadares de2018-04-17T17:28:01Z2018-04-17T17:28:01Z2018-04-172017-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPAIVA, Verônica Maria Valadares de. O pequeno que gritava: a (des)politização no musical Les Misérables. 2017. 201 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/31663A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T18:05:57Zoai:repositorio.unb.br:10482/31663Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T18:05:57Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O pequeno que gritava : a (des)politização no musical Les Misérables
title O pequeno que gritava : a (des)politização no musical Les Misérables
spellingShingle O pequeno que gritava : a (des)politização no musical Les Misérables
Paiva, Verônica Maria Valadares de
Adaptação literária
Musicais
Hugo, Victor, 1802-1885 - crítica e interpretação
Teatro musical
title_short O pequeno que gritava : a (des)politização no musical Les Misérables
title_full O pequeno que gritava : a (des)politização no musical Les Misérables
title_fullStr O pequeno que gritava : a (des)politização no musical Les Misérables
title_full_unstemmed O pequeno que gritava : a (des)politização no musical Les Misérables
title_sort O pequeno que gritava : a (des)politização no musical Les Misérables
author Paiva, Verônica Maria Valadares de
author_facet Paiva, Verônica Maria Valadares de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barreto, Júnia Regina de Faria
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Verônica Maria Valadares de
dc.subject.por.fl_str_mv Adaptação literária
Musicais
Hugo, Victor, 1802-1885 - crítica e interpretação
Teatro musical
topic Adaptação literária
Musicais
Hugo, Victor, 1802-1885 - crítica e interpretação
Teatro musical
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-05
2018-04-17T17:28:01Z
2018-04-17T17:28:01Z
2018-04-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAIVA, Verônica Maria Valadares de. O pequeno que gritava: a (des)politização no musical Les Misérables. 2017. 201 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/31663
identifier_str_mv PAIVA, Verônica Maria Valadares de. O pequeno que gritava: a (des)politização no musical Les Misérables. 2017. 201 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/31663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580922402078720