Mecanismos e cultura de aprendizagem em organizações : análise de suas relações com liderança em uma organização financeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Isidro-Filho, Antonio
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4843
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2006.
id UNB_2caffa86503774e25ee13643d1099730
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/4843
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Mecanismos e cultura de aprendizagem em organizações : análise de suas relações com liderança em uma organização financeiraAprendizagem organizacionalAprendizagemCulturaLiderançaAdministração de empresasDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2006.O presente estudo teve por objetivo investigar as relações entre liderança, mecanismos e cultura de aprendizagem em organizações, a partir de percepções de indivíduos de uma organização financeira. Foram desenvolvidas e validadas duas escalas de medida: a Escala de Mecanismos de Aprendizagem em Organizações (EMAO), baseada na proposta de López, Peón e Ordás (2005), e a Escala de Cultura de Aprendizagem em Organizações (ECAO), de acordo com o modelo proposto por Ellis et al. (1999). Utilizou-se também a Escala de Avaliação do Estilo Gerencial (EAEG), validada por Melo (2004), para aferição de percepções acerca da liderança na organização. O referencial teórico discute conceitos e teorias de aprendizagem em organizações, e enfatiza a descrição de mecanismos de aprendizagem enquanto faceta técnica, e a cultura de aprendizagem enquanto faceta social desse processo. Conceitos e teorias de liderança também são discutidos, e destaca-se relações entre essa variável e aprendizagem em organizações. As escalas foram traduzidas da língua inglesa para portuguesa com adequação para o contexto brasileiro, e submetidas à validação semântica com funcionários da organização estudada. A primeira escala é constituída de 22 itens, e a segunda de 25 itens. Ambas contêm duas escalas de concordância (ocorrência e importância) do tipo Likert de cinco pontos, campos dissertativos e de informações pessoais e funcionais. A EAEG foi utilizada em sua forma original validada por Melo (2004). Foi elaborado o IPA - Índice de Prioridade de Ações de Aprendizagem em Organizações. A coleta de dados se deu via internet, alcançando 506 instrumentos válidos. Os resultados das análises fatoriais mostraram a validade das escalas de medida e indicaram a existência de 3 fatores para a Escala de Mecanismos de Aprendizagem em Organizações: "Aquisição Interna e Externa de Conhecimentos", "Compartilhamento de Conhecimentos" e "Codificação e Controle de Conhecimentos". Para a Escala de Cultura de Aprendizagem em Organizações, foram observados 3 fatores: "Responsabilidade e Abertura à Aprendizagem", "Transparência no Desempenho no Trabalho" e "Integridade e Igualdade no Trabalho". A estrutura fatorial da EAEG validada por Melo (2004) foi confirmada. Os resultados demonstraram a existência de diferenças significativas entre as percepções definidas a partir das variáveis demográficas e funcionais em relação aos fatores de liderança, mecanismos e cultura de aprendizagem. Além disso, observou-se liderança e informações pessoais e funcionais como preditoras dos fatores mecanismos e cultura de aprendizagem em organizações. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe main research objective was to investigate the relation of leadership, learning mechanisms and learning culture in organizations, from individuals` perceptions of a financial organization. Two scales of measure were developed and validated: Learning Mechanisms Scale in Organizations (LMSO), based on the proposal of López, Peón and Ordás (2005), and Learning Culture Scale in Organizations (LCSO), in accordance with Ellis et al. (1999). The Managerial Styles Evaluation Scale (MSES) of Melo (2004) was also used to identify the perceptions concerning leadership in the organization. The theoretical framework discusses concepts and theories of learning in organizations, and emphasizes the description of learning mechanisms, while technique facet and the learning culture, while social facet of this process. Concepts and theories of leadership are also discussed and the relation of this variable and learning in organizations are distinguished. The scales were translated from the English language to Portuguese with adequacy to the Brazilian context and submitted to the semantics validation with employees of the studied organization. The first scale is constituted of 22 items and the second scale is constituted of 25 items. Both contain two scales of agreement (occurrence and importance), with five points each, dissertations, personal and functional information fields. The MSES was used in its original form validated by Melo (2004). The Learning Action Priority Indicator in Organizations was elaborated. The data collection was made through the internet, reaching 506 valid instruments. The factorial analyses results showed the measure scales` validity and indicated the existence of 3 factors in Learning Mechanisms Scale in Organizations called: "Internal and External Acquisition of Knowledge", "Knowledge Sharing" and "Knowledge Codification and Control". In Learning Culture Scale in Organizations 3 factors were observed: "Responsibility and Openness to Learning", "Transparency in Work Performance" and "Integrity and Equality at Work". The factorial structure of the MSES validated by Melo (2004) was confirmed. The results showed the existence of significant differences between defined perceptions from demographic and functional variables relating to leadership, learning mechanisms and learning culture factors. Moreover, the results indicated leadership and personal and functional variables as predictors of learning mechanisms and learning culture factors in organizations.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Administração (FACE ADM)Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoGuimarães, Tomás de AquinoIsidro-Filho, Antonio2010-05-27T19:20:28Z2010-05-27T19:20:28Z2010-05-272006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfISIDRO FILHO, Antonio. Mecanismos e cultura de aprendizagem em organizações: análise de suas relações com liderança em uma organização financeira. 2006. 141 f. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.http://repositorio.unb.br/handle/10482/4843info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-11-28T19:21:37Zoai:repositorio.unb.br:10482/4843Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-11-28T19:21:37Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Mecanismos e cultura de aprendizagem em organizações : análise de suas relações com liderança em uma organização financeira
title Mecanismos e cultura de aprendizagem em organizações : análise de suas relações com liderança em uma organização financeira
spellingShingle Mecanismos e cultura de aprendizagem em organizações : análise de suas relações com liderança em uma organização financeira
Isidro-Filho, Antonio
Aprendizagem organizacional
Aprendizagem
Cultura
Liderança
Administração de empresas
title_short Mecanismos e cultura de aprendizagem em organizações : análise de suas relações com liderança em uma organização financeira
title_full Mecanismos e cultura de aprendizagem em organizações : análise de suas relações com liderança em uma organização financeira
title_fullStr Mecanismos e cultura de aprendizagem em organizações : análise de suas relações com liderança em uma organização financeira
title_full_unstemmed Mecanismos e cultura de aprendizagem em organizações : análise de suas relações com liderança em uma organização financeira
title_sort Mecanismos e cultura de aprendizagem em organizações : análise de suas relações com liderança em uma organização financeira
author Isidro-Filho, Antonio
author_facet Isidro-Filho, Antonio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Tomás de Aquino
dc.contributor.author.fl_str_mv Isidro-Filho, Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem organizacional
Aprendizagem
Cultura
Liderança
Administração de empresas
topic Aprendizagem organizacional
Aprendizagem
Cultura
Liderança
Administração de empresas
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2006.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2010-05-27T19:20:28Z
2010-05-27T19:20:28Z
2010-05-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ISIDRO FILHO, Antonio. Mecanismos e cultura de aprendizagem em organizações: análise de suas relações com liderança em uma organização financeira. 2006. 141 f. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/4843
identifier_str_mv ISIDRO FILHO, Antonio. Mecanismos e cultura de aprendizagem em organizações: análise de suas relações com liderança em uma organização financeira. 2006. 141 f. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/4843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580836849811456