Práticas exitosas em psicologia escolar : indicadores da atuação na cultura do sucesso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Libâneo, Lígia Carvalho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18277
http://dx.doi.org/10.26512/2015.04.D.18277
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
id UNB_2d76a45fad31812a778906cf3a109040
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/18277
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Práticas exitosas em psicologia escolar : indicadores da atuação na cultura do sucessoPsicologia escolarCultura do sucessoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.A cultura do sucesso escolar enfatiza as potencialidades e as possibilidades das ações dos atores educacionais nas instituições educativas. Ela representa um contraponto à cultura do fracasso que possui uma compreensão rígida e determinista das dificuldades, das deficiências e das limitações, especialmente localizadas nos indivíduos. Na cultura do sucesso, as potencialidades humanas são produto das relações sociais que engendram o desenvolvimento dos sujeitos de forma dialética, interativa e mediada. Apresentam-se, nessa pesquisa, as práticas exitosas como atividades inerentes à cultura do sucesso e como materialidades que possibilitam aos profissionais da Psicologia Escolar concretizar essa cultura nos espaços educativos. Para melhor compreender ações na perspectiva do sucesso, construiu-se esta pesquisa de mestrado, realizada junto a oito psicólogas escolares das Equipes Especializadas de Apoio à Aprendizagem (EEAA) da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF). Por meio de entrevistas, observações em campo e conversações investigaram-se as concepções das participantes sobre práticas exitosas, os aportes teórico-metodológicos utilizados pelas psicólogas e as ações bem-sucedidas no cotidiano escolar. Essas informações foram analisadas a partir dos fundamentos da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, com o foco no processo, nas situações e no conjunto de condições que levaram a sua concretização, originando três zonas de sentido: (a) Identificação e desenvolvimento das potencialidades dos atores educacionais, (b) Ampliação das concepções e das práticas de avaliação psicológica e (c) Atuação institucional com os atores educacionais. Como resultado, aponta-se que as práticas exitosas são constituídas por diversos aspectos que abrangem os momentos de planejamento, de desenvolvimento e de avaliação das ações. Verificou-se que os indicadores de sucesso nas práticas apresentadas pelas participantes do estudo como exitosas estão especialmente relacionados às concepções e às ações das psicólogas que concebem a interdependência entre o desenvolvimento dos sujeitos inseridos na escola e a dinâmica escolar, as relações institucionais e os processos educativos. Além disso, também foram observados indicadores relacionados ao reconhecimento das participantes sobre o seu papel na mediação de processos de desenvolvimento das potencialidades dos sujeitos, entre eles aluno, professor, pedagogo, gestor. Espera-se, com esta pesquisa, impactar a formação e a prática profissional em Psicologia Escolar, bem como as pesquisas e as políticas públicas da área, de modo a subsidiar uma atuação coerente com a perspectiva do sucesso, comprometida com as demandas sociais e a transformação das situações de desigualdade e injustiça social.The culture of the school success emphasizes potentialities and possibilities of educational agents and educational institutions. It represents a counterpoint to the culture of failure which has a rigid and deterministic understanding of difficulties, deficiencies and limitations, and focused on individuals. In the culture of success, human potentialities are the result of social relations that engender the individuals’ development in a dialectic, interactive and indirect way. Successful practices are presented as activities related to the culture of success and, at the same time, to the materialities that make possible to School Psychologist to accomplish. To have a better understanding of the theoretical and methodological background of the actions in the success perspective, this master course research was conducted involving eight school psychologists of the Specialized Team of Learning Support (STLS) of the Department of Education of the Federal District (DEFD). Through interviews, field observations and conversations this study investigated the participants’ conceptions about successful practices, identified the theoretical and methodological contributions that were used and also analyzed successful actions into practice in the school routine. These pieces of information were analyzed, based on cultural-historical perspective of human development, from the process, situations and the set of conditions that lead to their accomplishment, originating three zones of meanings: (a) identification and development of the potentialities of educational agents, (b) expansion of conceptions and psychological assessment practices, (c) institutional activities with educational agents. As a result, it is noted that successful practices are composed by many aspects that involves the actions’ planning, developing and evaluations steps. It was found that success indicators in successful practices are especially related to the psychologists’ actions and conceptions. They believe in the interdependency between the development of the individuals within school and school dynamic, institutional relationships and educational processes. Moreover, it was also observed indicators related to participants’ recognition about their role in mediating development processes of individual’s potentialities, including student, teacher, pedagogue, principal. It is hoped this research may impact the training and professional practice in School Psychology, as well as researches and public policies of the area, so there are subsides to practices that matches with the success perspective, committed to social demands and changes of situations of inequality and social injustice.Araújo, Claisy Maria MarinhoLibâneo, Lígia Carvalho2015-05-26T14:05:23Z2015-05-26T14:05:23Z2015-05-262015-04-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIBÂNEO, Lígia Carvalho. Práticas exitosas em psicologia escolar: indicadores da atuação na cultura do sucesso. 2015. xi, 160 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/18277http://dx.doi.org/10.26512/2015.04.D.18277A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T18:30:19Zoai:repositorio.unb.br:10482/18277Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T18:30:19Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas exitosas em psicologia escolar : indicadores da atuação na cultura do sucesso
title Práticas exitosas em psicologia escolar : indicadores da atuação na cultura do sucesso
spellingShingle Práticas exitosas em psicologia escolar : indicadores da atuação na cultura do sucesso
Libâneo, Lígia Carvalho
Psicologia escolar
Cultura do sucesso
title_short Práticas exitosas em psicologia escolar : indicadores da atuação na cultura do sucesso
title_full Práticas exitosas em psicologia escolar : indicadores da atuação na cultura do sucesso
title_fullStr Práticas exitosas em psicologia escolar : indicadores da atuação na cultura do sucesso
title_full_unstemmed Práticas exitosas em psicologia escolar : indicadores da atuação na cultura do sucesso
title_sort Práticas exitosas em psicologia escolar : indicadores da atuação na cultura do sucesso
author Libâneo, Lígia Carvalho
author_facet Libâneo, Lígia Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Claisy Maria Marinho
dc.contributor.author.fl_str_mv Libâneo, Lígia Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia escolar
Cultura do sucesso
topic Psicologia escolar
Cultura do sucesso
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-26T14:05:23Z
2015-05-26T14:05:23Z
2015-05-26
2015-04-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIBÂNEO, Lígia Carvalho. Práticas exitosas em psicologia escolar: indicadores da atuação na cultura do sucesso. 2015. xi, 160 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/18277
http://dx.doi.org/10.26512/2015.04.D.18277
identifier_str_mv LIBÂNEO, Lígia Carvalho. Práticas exitosas em psicologia escolar: indicadores da atuação na cultura do sucesso. 2015. xi, 160 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/18277
http://dx.doi.org/10.26512/2015.04.D.18277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508391635091456