O eros pedagógico na prática docente do ensino de artes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parreiras, Tauana Macedo de Britto Pereira e
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40513
Resumo: Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2020.
id UNB_2d91fe11aad24b6c58f5ee3afe966571
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/40513
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O eros pedagógico na prática docente do ensino de artes visuaisArtes visuais - estudo e ensinoPrática docentePrazerEros pedagógicoDissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2020.Em um contexto de desvalorização e adoecimento de docentes, faz-se necessário olhar para tais profissionais e pensar em condições propícias para uma atuação que lhes traga prazer e sentido. Neste sentido, a pesquisa investiga estratégias que professores/as de artes visuais utilizam para se manter com prazer e identificação com a prática docente na Educação Básica. O conceito de eros pedagógico, que abarca a motivação, a satisfação, o afeto, o prazer, o desejo e a identificação com a prática docente, é utilizado para pensar tais questões. O pensamento de John Dewey acerca de uma prática de ensino voltada para a produção de experiências significativas, com atenção ao conhecimento prático; de Paulo Freire, acerca de uma pedagogia ancorada no diálogo e de bell hooks, que une ambos aspectos às noções de eros e de comunidade, são as principais bases teóricas utilizadas. Foi escolhida uma metodologia qualitativa que se insere na denominação da Investigação Baseada em Artes e, mais especificamente, da A/r/tografia, na qual oito professores/as de artes trocaram cartas com a pesquisadora acerca do prazer e identificação com a prática docente, as quais foram analisadas e relacionadas com a parte teórica. Constatou-se a existência de uma variedade de estratégias utilizadas por professores/as de artes visuais para se aproximar do prazer e da identificação com a prática docente, destacando-se o importante papel das trocas com outros/as profissionais, das ações criativas e do compromisso maior com o ensino das artes visuais, o desenvolvimento dos/as estudantes e as próprias perspectivas do que com normas institucionais.In a context of devaluation and illness of teachers, it is necessary to look at these professionals and think of conditions that can lead to a practice that brings them pleasure and meaning. In this regard, the research aims to investigate strategies used by visual arts teachers to maintain themselves with pleasure, and identification with the teaching practice in the Basic Education (from 0 to around 17 years old). Therefore, the concept of pedagogical eros, which includes motivation, satisfaction, affection, pleasure, desire and identification with the teaching practice, is used to think about these issues. John Dewey's thinking regarding teaching practice directed to producing meaningful experiences, with attention to practical knowledge, Paulo Freire´s thinking about a pedagogy anchored in dialogue, as well as bell hooks’, which unites both aspects to the notion of eros and community, are the main theoretical bases used. A qualitative methodology was chosen that falls within the denomination of Arts-Based Research and, more specifically, of A/r/tography, in which eight art teachers exchanged letters with the researcher about pleasure and identification with teaching practice, which were analyzed and related to the theoretical part. It was found that there are a variety of strategies used by visual arts teachers to approach pleasure and identification with teaching practice, highlighting the important role of exchanges with other professionals, creative actions and the greater commitment to the teaching of visual arts, the development of students and their own perspectives than to institutional norms.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)Programa de Pós-Graduação em Artes VisuaisFernández Méndez, Maria Del Rosario TatianaParreiras, Tauana Macedo de Britto Pereira e2021-04-13T13:39:17Z2021-04-13T13:39:17Z2021-04-132020-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPARREIRAS, Tauana Macedo de Britto Pereira e. O eros pedagógico na prática docente do ensino de artes visuais. 2020. 234 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/40513info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-02T16:52:07Zoai:repositorio.unb.br:10482/40513Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-02T16:52:07Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O eros pedagógico na prática docente do ensino de artes visuais
title O eros pedagógico na prática docente do ensino de artes visuais
spellingShingle O eros pedagógico na prática docente do ensino de artes visuais
Parreiras, Tauana Macedo de Britto Pereira e
Artes visuais - estudo e ensino
Prática docente
Prazer
Eros pedagógico
title_short O eros pedagógico na prática docente do ensino de artes visuais
title_full O eros pedagógico na prática docente do ensino de artes visuais
title_fullStr O eros pedagógico na prática docente do ensino de artes visuais
title_full_unstemmed O eros pedagógico na prática docente do ensino de artes visuais
title_sort O eros pedagógico na prática docente do ensino de artes visuais
author Parreiras, Tauana Macedo de Britto Pereira e
author_facet Parreiras, Tauana Macedo de Britto Pereira e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernández Méndez, Maria Del Rosario Tatiana
dc.contributor.author.fl_str_mv Parreiras, Tauana Macedo de Britto Pereira e
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais - estudo e ensino
Prática docente
Prazer
Eros pedagógico
topic Artes visuais - estudo e ensino
Prática docente
Prazer
Eros pedagógico
description Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16
2021-04-13T13:39:17Z
2021-04-13T13:39:17Z
2021-04-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PARREIRAS, Tauana Macedo de Britto Pereira e. O eros pedagógico na prática docente do ensino de artes visuais. 2020. 234 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/40513
identifier_str_mv PARREIRAS, Tauana Macedo de Britto Pereira e. O eros pedagógico na prática docente do ensino de artes visuais. 2020. 234 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/40513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1824043892052328448