As tecnologias da informação e comunicação nas práticas docentes em artes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diehl, Viviane
Data de Publicação: 2012
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000zgz4
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1596
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012.
id UFSM_fa0b4fec97898fd233385f928ac4da3c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/1596
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling As tecnologias da informação e comunicação nas práticas docentes em artes visuaisTechnologies of information and communication on visual arts teaching practicesTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)Prática docenteEnsino de artes visuaisArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012.This article discusses how to comprehend the Technologies of Information and Communication (TIC) which are present at the teaching practices which are applied at Visual Arts teaching. That it done through the publications of the 21st Meeting of the National Association of Plastic Arts Researchers (ANPAP), in 2012. This qualitative research’s methodology was developed with the documental survey of the publications in order to collect data on the articles about the subject of this study. The found data was systematized through content analysis as proposed by Bardin and Gomes (1979 apud MINAYO, 2010). They point to comprehend that the multiplicity of technologies which are available present its contributions, limits and singular characteristics when used as mediators of the visual arts teaching which is proportioned by the researcher-teachers. TIC create an interactive environment which brings the construction of critic and reflexive knowledge to the student, with inventivity, participation and authorship on senses production.Este artigo trata de problematizar em que medida podemos compreender as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) presentes nas práticas docentes aplicadas no ensino de artes visuais, a partir das publicações nos Anais do 21º. Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em ArtesPlásticas (ANPAP), em 2012. Para tanto, os objetivos específicos preveem identificar quais TIC estão relatadas nestas práticas docentes dos professores de artes visuais, divulgadas nas publicações; reconhecendo, na escrita dos professores, a forma como exploram as possibilidades das TIC no ensino de artes visuais; compreender para o que os professores elegem as TIC nas suas práticas docentes, aplicadas ao ensino de artes visuais. A metodologia desta pesquisa qualitativa foi desenvolvida, inicialmente, com a elaboração do referencial teórico e, a seguir, foi realizado o levantamento documental nos Anais do 21º. Encontro da ANPAP, em 2012, buscando coletar os dados nos artigos publicados que tratavam da temática do estudo. Os achados foram sistematizados a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin e Gomes (1979 apud MINAYO, 2010) e apontam para a compreensão de que a multiplicidade de tecnologias que são disponibilizadas apresentam seus limites, suas contribuições e características singulares quando utilizadas como mediadoras no ensino de artes proporcionado pelos professores pesquisadores. As TIC podem ser experimentadas e usufruídas, pois criam um ambiente interativo e colaborativo que proporciona ao educando a construção do conhecimento reflexivo e crítico, com inventividade, participação e autoria na produção de sentidos.Universidade Federal de Santa MariaCentro de Artes e LetrasMinuzzi, Reinilda de Fátima BerguenmayerDiehl, Viviane2016-05-12T13:49:37Z2016-05-12T13:49:37Z2012-12-012012Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1596ark:/26339/001300000zgz4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:55:40Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1596Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:55:40Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv As tecnologias da informação e comunicação nas práticas docentes em artes visuais
Technologies of information and communication on visual arts teaching practices
title As tecnologias da informação e comunicação nas práticas docentes em artes visuais
spellingShingle As tecnologias da informação e comunicação nas práticas docentes em artes visuais
Diehl, Viviane
TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)
Prática docente
Ensino de artes visuais
title_short As tecnologias da informação e comunicação nas práticas docentes em artes visuais
title_full As tecnologias da informação e comunicação nas práticas docentes em artes visuais
title_fullStr As tecnologias da informação e comunicação nas práticas docentes em artes visuais
title_full_unstemmed As tecnologias da informação e comunicação nas práticas docentes em artes visuais
title_sort As tecnologias da informação e comunicação nas práticas docentes em artes visuais
author Diehl, Viviane
author_facet Diehl, Viviane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Minuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer
dc.contributor.author.fl_str_mv Diehl, Viviane
dc.subject.por.fl_str_mv TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)
Prática docente
Ensino de artes visuais
topic TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)
Prática docente
Ensino de artes visuais
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
2012
2016-05-12T13:49:37Z
2016-05-12T13:49:37Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1596
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000zgz4
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1596
identifier_str_mv ark:/26339/001300000zgz4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Artes e Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Artes e Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172418837151744