Modelo de avaliação da qualidade da informação estratégica bancária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calazans, Angélica Toffano Seidel
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Costa, Sely Maria de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14915
https://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652009000300002
Resumo: A informação estratégica de qualidade mostra-se essencial às organizações à medida que contribui para a identificação de desafios, oportunidades, riscos e outras questões relevantes. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade da informação, identificando aspectos de gestão da informação que a influenciam, mediante estudos de caso em duas organizações bancárias federais brasileiras, o que permitiu a construção e implementação de um modelo para avaliação da qualidade da informação estratégica. O estudo fundamentou-se em abordagens qualitativa e quantitativa e na respectiva triangulação dos dados. O modelo teórico conceitual da pesquisa estabelece que a avaliação da qualidade da informação estratégica envolve a classificação, a avaliação da informação e a identificação dos aspectos que impactam a qualidade por meio da análise do processo de gestão da informação. Identificou-se que informação estratégica, no contexto estudado, constitui-se de informação solicitada, formal, interna e tratada. Os principais elementos de qualidade são "livre de erro" e "fidedigna". O nível da qualidade da informação estratégica é satisfatório, os processos de gestão são diferenciados e as fases da gestão que impactam as características de qualidade são similares. Os procedimentos metodológicos utilizados credenciam positivamente os resultados à medida que o modelo construído e implementado demonstrou ser consistente e aplicável. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_2e42d8ea28a7624dd7878a47e626b9e4
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/14915
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Calazans, Angélica Toffano SeidelCosta, Sely Maria de Souza2014-01-02T15:38:39Z2014-01-02T15:38:39Z2009-12CALAZANS, Angélica Toffano Seidel; COSTA, Sely Maria de Souza. Modelo de avaliação da qualidade da informação estratégica bancária. Ciência da Informação, Brasília, v. 38, n. 3, set./dez. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652009000300002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 02 jan. 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14915https://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652009000300002A informação estratégica de qualidade mostra-se essencial às organizações à medida que contribui para a identificação de desafios, oportunidades, riscos e outras questões relevantes. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade da informação, identificando aspectos de gestão da informação que a influenciam, mediante estudos de caso em duas organizações bancárias federais brasileiras, o que permitiu a construção e implementação de um modelo para avaliação da qualidade da informação estratégica. O estudo fundamentou-se em abordagens qualitativa e quantitativa e na respectiva triangulação dos dados. O modelo teórico conceitual da pesquisa estabelece que a avaliação da qualidade da informação estratégica envolve a classificação, a avaliação da informação e a identificação dos aspectos que impactam a qualidade por meio da análise do processo de gestão da informação. Identificou-se que informação estratégica, no contexto estudado, constitui-se de informação solicitada, formal, interna e tratada. Os principais elementos de qualidade são "livre de erro" e "fidedigna". O nível da qualidade da informação estratégica é satisfatório, os processos de gestão são diferenciados e as fases da gestão que impactam as características de qualidade são similares. Os procedimentos metodológicos utilizados credenciam positivamente os resultados à medida que o modelo construído e implementado demonstrou ser consistente e aplicável. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe quality of strategic information is essential to organizations, as it contributes to the identification of challenges, opportunities, risks, and other relevant issues. This study had as objective to evaluate the quality of information, identifying the aspects of information management that influence it, through case studies in two Brazilian federal banking organizations, which permitted the creation and implementation of a model for quality evaluation of organizational strategic information. The study was based on the adoption of both qualitative and quantitative approaches, and on the respective triangulation of the data. The conceptual theoretical model of our research establishes that the assessment of the quality of strategic information involves: the classification and evaluation of information, and the identification of aspects that impact its quality through the analysis of the information management process. It was identified that strategic information in the studied context is made of information requested, formal, internal, and treated. The principal constitutive elements of its quality are "error free" and "reliable". The level of quality of strategic information is satisfactory, the management processes are differentiated, and the management phases that impact quality characteristics are similar. The utilized methodological procedures do accredit the results in a positive way, since the created and implemented model demonstrated to be consistent and applicable.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e TecnologiaCiência da Informação - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0100-1965&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 02 jan. 2014.info:eu-repo/semantics/openAccessModelo de avaliação da qualidade da informação estratégica bancáriaModel of quality assessment of the strategic bank informationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleInformação estratégicaQualidade da informaçãoGestão da informaçãoAvaliação da qualidadeInstituições financeirasporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_ModeloAvaliacaoQualidade.pdfARTIGO_ModeloAvaliacaoQualidade.pdfapplication/pdf1183479http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/14915/3/ARTIGO_ModeloAvaliacaoQualidade.pdf79b32e8b6ace657d08b168f812f85d7bMD53open access10482/149152023-07-03 14:53:43.82open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/14915Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-07-03T17:53:43Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Modelo de avaliação da qualidade da informação estratégica bancária
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Model of quality assessment of the strategic bank information
title Modelo de avaliação da qualidade da informação estratégica bancária
spellingShingle Modelo de avaliação da qualidade da informação estratégica bancária
Calazans, Angélica Toffano Seidel
Informação estratégica
Qualidade da informação
Gestão da informação
Avaliação da qualidade
Instituições financeiras
title_short Modelo de avaliação da qualidade da informação estratégica bancária
title_full Modelo de avaliação da qualidade da informação estratégica bancária
title_fullStr Modelo de avaliação da qualidade da informação estratégica bancária
title_full_unstemmed Modelo de avaliação da qualidade da informação estratégica bancária
title_sort Modelo de avaliação da qualidade da informação estratégica bancária
author Calazans, Angélica Toffano Seidel
author_facet Calazans, Angélica Toffano Seidel
Costa, Sely Maria de Souza
author_role author
author2 Costa, Sely Maria de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calazans, Angélica Toffano Seidel
Costa, Sely Maria de Souza
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Informação estratégica
Qualidade da informação
Gestão da informação
Avaliação da qualidade
Instituições financeiras
topic Informação estratégica
Qualidade da informação
Gestão da informação
Avaliação da qualidade
Instituições financeiras
description A informação estratégica de qualidade mostra-se essencial às organizações à medida que contribui para a identificação de desafios, oportunidades, riscos e outras questões relevantes. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade da informação, identificando aspectos de gestão da informação que a influenciam, mediante estudos de caso em duas organizações bancárias federais brasileiras, o que permitiu a construção e implementação de um modelo para avaliação da qualidade da informação estratégica. O estudo fundamentou-se em abordagens qualitativa e quantitativa e na respectiva triangulação dos dados. O modelo teórico conceitual da pesquisa estabelece que a avaliação da qualidade da informação estratégica envolve a classificação, a avaliação da informação e a identificação dos aspectos que impactam a qualidade por meio da análise do processo de gestão da informação. Identificou-se que informação estratégica, no contexto estudado, constitui-se de informação solicitada, formal, interna e tratada. Os principais elementos de qualidade são "livre de erro" e "fidedigna". O nível da qualidade da informação estratégica é satisfatório, os processos de gestão são diferenciados e as fases da gestão que impactam as características de qualidade são similares. Os procedimentos metodológicos utilizados credenciam positivamente os resultados à medida que o modelo construído e implementado demonstrou ser consistente e aplicável. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-01-02T15:38:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-01-02T15:38:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CALAZANS, Angélica Toffano Seidel; COSTA, Sely Maria de Souza. Modelo de avaliação da qualidade da informação estratégica bancária. Ciência da Informação, Brasília, v. 38, n. 3, set./dez. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652009000300002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 02 jan. 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/14915
dc.identifier.doi.en.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652009000300002
identifier_str_mv CALAZANS, Angélica Toffano Seidel; COSTA, Sely Maria de Souza. Modelo de avaliação da qualidade da informação estratégica bancária. Ciência da Informação, Brasília, v. 38, n. 3, set./dez. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652009000300002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 02 jan. 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/14915
https://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652009000300002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/14915/3/ARTIGO_ModeloAvaliacaoQualidade.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 79b32e8b6ace657d08b168f812f85d7b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864061652041728