A inclusão da pessoa com síndrome de Down : identidades docentes, discursos e letramentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/1053 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2008. |
id |
UNB_2edaa262efcd64c0d7273a21e4f67090 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/1053 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
A inclusão da pessoa com síndrome de Down : identidades docentes, discursos e letramentosEducação especialSíndrome de DownLetramentoDiscursoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2008.Neste trabalho analiso a prática social de letramento inclusivo de pessoas com Síndrome de Down. Como base teórica, adotamos a Teoria Social do Letramento (Street, 1984, 1995; Barton 1994; Barton & Hamilton, 1998; Barton, Hamilton & Ivanic, 2000) e a Teoria Social do Discurso (Chouliaraki & Fairclough, 1999; Fairchloug, 2003) e como metodologia a Etnografia e a ADTO (Fairclough, 2003). A pesquisa foi realizada em uma escola pública da Região Administrativa de Brasília, durante os períodos de outubro, novembro e dezembro de 2007 e fevereiro e março de 2008. O modelo para a inserção de crianças e jovens com deficiência no sistema educacional público oscila entre a integração e a inclusão. Esses modelos repercutem nas representações sociais da deficiência e dos/as professores/as e alteram as práticas sociais. Ao considerarmos os letramentos como prática social entendemos que os discursos e as identidades são formados na interação com a cultura escrita e com a atividade que é desenvolvida pelos/as múltiplos atores. Assim, ao buscarmos as identidades docentes e os discursos na inclusão propomos o estudo dos mecanismos que produzem os sentidos nessa prática, as implicações na articulação do Ensino Regular ao Ensino Especial e a repercussão dos discursos e das práticas na manutenção das ideologias (Thompson, 1995). Obtivemos como resultados que ideologias econômicas orientam a prática educacional, que os discursos da Educação Especial marcam as identidades docentes de professores e professoras; que em contato com a prática de letramento inclusivo novos valores emergem no contexto escolar voltados para a valorização do ser humano e por fim, que a inclusão de pessoas com Síndrome de Down e das pessoas com deficiência de um modo geral no DF está baseada primordialmente no papel docente, gerando dúvidas e angústias nestes/as profissionais. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACTIn this study, the social practice related to inclusive literacy for persons with Down Syndrome is considered. The study is based theoretically upon the Social Theory of Literacy (Street, 1984, 1995; Barton, 1994; Barton & Hamilton, 1998; Barton, Hamilton & Ivanic, 2000) and the Social Theory of Discourse (Chouliaraki & Fairclough, 1999; Fairclough, 2003). For the methodology, Ethnography and TODA are applied (Fairclough, 2003). The research was conducted at a public school in Brasília’s Federal District during the periods October, November and December, 2007 and February and March, 2008. The model for introducing children and young people with special needs into the public education system varies between integration and inclusion. These models have repercussions regarding the social representations of special needs and teachers as well as alter social practices. In considering literacies as social practice, it is understood that discourses and identities are formed through written culture and activity developed by multiple actors. Thus, in looking at teacher identities and discourses in inclusion, we propose the study of mechanisms that produce meanings in this practice, the implications in articulating Regular Education with Special Education and the impact of discourses and practices in maintaining ideologies (Thompson, 1995). Results indicated that economic ideologies direct educational practice. At the same time, Special Education discourses mark teacher identities. Further, through inclusive literacy practice, new values emerge in the school context, geared towards valuing humanity. Finally, the inclusion of Down Syndrome persons as well as those in general with special needs in the Federal District is based mainly on the teacher’s role and this generates doubts and anxieties for the same.Instituto de Letras (IL)Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)Programa de Pós-Graduação em LinguísticaMagalhães, Maria Izabel SantosSato, Denise Tamaê Borges2008-11-24T13:37:30Z2008-11-24T13:37:30Z200820082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSATO, Denise Tamaê Borges. A inclusão da pessoa com síndrome de Down: identidades docentes, discursos e letramentos. 2008. 149 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/1053info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-25T19:34:07Zoai:repositorio.unb.br:10482/1053Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-25T19:34:07Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inclusão da pessoa com síndrome de Down : identidades docentes, discursos e letramentos |
title |
A inclusão da pessoa com síndrome de Down : identidades docentes, discursos e letramentos |
spellingShingle |
A inclusão da pessoa com síndrome de Down : identidades docentes, discursos e letramentos Sato, Denise Tamaê Borges Educação especial Síndrome de Down Letramento Discurso |
title_short |
A inclusão da pessoa com síndrome de Down : identidades docentes, discursos e letramentos |
title_full |
A inclusão da pessoa com síndrome de Down : identidades docentes, discursos e letramentos |
title_fullStr |
A inclusão da pessoa com síndrome de Down : identidades docentes, discursos e letramentos |
title_full_unstemmed |
A inclusão da pessoa com síndrome de Down : identidades docentes, discursos e letramentos |
title_sort |
A inclusão da pessoa com síndrome de Down : identidades docentes, discursos e letramentos |
author |
Sato, Denise Tamaê Borges |
author_facet |
Sato, Denise Tamaê Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Magalhães, Maria Izabel Santos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sato, Denise Tamaê Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Síndrome de Down Letramento Discurso |
topic |
Educação especial Síndrome de Down Letramento Discurso |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2008. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-11-24T13:37:30Z 2008-11-24T13:37:30Z 2008 2008 2008 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SATO, Denise Tamaê Borges. A inclusão da pessoa com síndrome de Down: identidades docentes, discursos e letramentos. 2008. 149 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008. http://repositorio.unb.br/handle/10482/1053 |
identifier_str_mv |
SATO, Denise Tamaê Borges. A inclusão da pessoa com síndrome de Down: identidades docentes, discursos e letramentos. 2008. 149 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/1053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508195430793216 |