EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NO CONTEXTO ESCOLAR PARA PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/6118 |
Resumo: | O presente artigo aborda resultados de uma pesquisa que buscou evidenciar as práticas realizadas nas aulas de arte, no contexto da educação especial, com vistas à construção de um olhar sensível, sob o ponto de vista da experiência estética, sobre as atividades artísticas desenvolvidas para pessoas com deficiência intelectual, aqui apresentado como um indivíduo com Síndrome de Down. O trabalho foca a experiência desenvolvida em sala de aula e apresenta como base teórica as pesquisas de L. S. Vigotski, em especial a apresentada na obra A Psicologia da Arte (1999). Neste artigo, a narrativa do desenvolvimento da atividade prática vem precedida de considerações a respeito da experiência estética no contexto escolar. Tais considerações são pertinentes para corroborar com entendimento dos efeitos da produção artística no desenvolvimento humano, tal como mencionado por Vigotski (1999). Para o autor, a produção artística interfere na organização psíquica do indivíduo, possibilitando a cada um a elevação da condição do ser simplista para o gênero humano universal. A análise da atividade revelou que os alunos com Síndrome de Down têm condições de se apropriarem dos elementos estéticos e transformá-los em aprendizado, desenvolvendo as suas funções psicológicas superiores. |
id |
UNEB-5_34a507eee99b3ac02485ce6c735d092e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/6118 |
network_acronym_str |
UNEB-5 |
network_name_str |
Plurais (Salvador. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NO CONTEXTO ESCOLAR PARA PESSOA COM SÍNDROME DE DOWNSíndrome de DownVivência EstéticaArte na Educação EspecialO presente artigo aborda resultados de uma pesquisa que buscou evidenciar as práticas realizadas nas aulas de arte, no contexto da educação especial, com vistas à construção de um olhar sensível, sob o ponto de vista da experiência estética, sobre as atividades artísticas desenvolvidas para pessoas com deficiência intelectual, aqui apresentado como um indivíduo com Síndrome de Down. O trabalho foca a experiência desenvolvida em sala de aula e apresenta como base teórica as pesquisas de L. S. Vigotski, em especial a apresentada na obra A Psicologia da Arte (1999). Neste artigo, a narrativa do desenvolvimento da atividade prática vem precedida de considerações a respeito da experiência estética no contexto escolar. Tais considerações são pertinentes para corroborar com entendimento dos efeitos da produção artística no desenvolvimento humano, tal como mencionado por Vigotski (1999). Para o autor, a produção artística interfere na organização psíquica do indivíduo, possibilitando a cada um a elevação da condição do ser simplista para o gênero humano universal. A análise da atividade revelou que os alunos com Síndrome de Down têm condições de se apropriarem dos elementos estéticos e transformá-los em aprendizado, desenvolvendo as suas funções psicológicas superiores.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2020-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/611810.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n1.116-133Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 4 n. 1 (2019): Educação e Diferença; 116-1332177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v4.n1reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/6118/3880Copyright (c) 2019 Celi Corrêa Neres, Ana Paula Nogueirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNeres, Celi CorrêaNogueira, Ana Paula2020-11-27T01:28:40Zoai:ojs.192.168.5.50:article/6118Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2020-11-27T01:28:40Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NO CONTEXTO ESCOLAR PARA PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN |
title |
EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NO CONTEXTO ESCOLAR PARA PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN |
spellingShingle |
EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NO CONTEXTO ESCOLAR PARA PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN Neres, Celi Corrêa Síndrome de Down Vivência Estética Arte na Educação Especial |
title_short |
EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NO CONTEXTO ESCOLAR PARA PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN |
title_full |
EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NO CONTEXTO ESCOLAR PARA PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN |
title_fullStr |
EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NO CONTEXTO ESCOLAR PARA PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN |
title_full_unstemmed |
EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NO CONTEXTO ESCOLAR PARA PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN |
title_sort |
EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NO CONTEXTO ESCOLAR PARA PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN |
author |
Neres, Celi Corrêa |
author_facet |
Neres, Celi Corrêa Nogueira, Ana Paula |
author_role |
author |
author2 |
Nogueira, Ana Paula |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neres, Celi Corrêa Nogueira, Ana Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Síndrome de Down Vivência Estética Arte na Educação Especial |
topic |
Síndrome de Down Vivência Estética Arte na Educação Especial |
description |
O presente artigo aborda resultados de uma pesquisa que buscou evidenciar as práticas realizadas nas aulas de arte, no contexto da educação especial, com vistas à construção de um olhar sensível, sob o ponto de vista da experiência estética, sobre as atividades artísticas desenvolvidas para pessoas com deficiência intelectual, aqui apresentado como um indivíduo com Síndrome de Down. O trabalho foca a experiência desenvolvida em sala de aula e apresenta como base teórica as pesquisas de L. S. Vigotski, em especial a apresentada na obra A Psicologia da Arte (1999). Neste artigo, a narrativa do desenvolvimento da atividade prática vem precedida de considerações a respeito da experiência estética no contexto escolar. Tais considerações são pertinentes para corroborar com entendimento dos efeitos da produção artística no desenvolvimento humano, tal como mencionado por Vigotski (1999). Para o autor, a produção artística interfere na organização psíquica do indivíduo, possibilitando a cada um a elevação da condição do ser simplista para o gênero humano universal. A análise da atividade revelou que os alunos com Síndrome de Down têm condições de se apropriarem dos elementos estéticos e transformá-los em aprendizado, desenvolvendo as suas funções psicológicas superiores. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/6118 10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n1.116-133 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/6118 |
identifier_str_mv |
10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n1.116-133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/6118/3880 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Celi Corrêa Neres, Ana Paula Nogueira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Celi Corrêa Neres, Ana Paula Nogueira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 4 n. 1 (2019): Educação e Diferença; 116-133 2177-5060 2447-9373 10.29378/plurais.2447-9373.v4.n1 reponame:Plurais (Salvador. Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Plurais (Salvador. Online) |
collection |
Plurais (Salvador. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaplurais@gmail.com |
_version_ |
1798321117842112512 |