O estímulo à criatividade em cursos de licenciatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Rejane Arruda
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Fleith, Denise de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27009
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2007000300010
Resumo: Este estudo examinou a percepção de 82 professores universitários, de cursos de licenciatura, de instituições do Distrito Federal, acerca da extensão em que suas práticas docentes favorecem o desenvolvimento da criatividade de seus estudantes, bem como possíveis barreiras à sua criatividade pessoal. O estudo verificou ainda a percepção de 1396 estudantes acerca destas práticas docentes. Foram utilizados o Inventário de Práticas Docentes e o Inventário para Identificação de Barreiras à Criatividade Pessoal. Os resultados indicaram que a percepção de professores acerca das práticas docentes foi mais favorável comparada a dos estudantes. Além disso, a percepção de estudantes de semestres avançados foi mais favorável do que a de estudantes de semestres iniciais em relação aos fatores medidos pelo Inventário de Práticas Docentes. Estudantes de instituições particulares avaliaram mais positivamente fatores deste inventário do que estudantes de instituição pública. Falta de Tempo/Oportunidade foi apontada pelos professores como a principal barreira à criatividade pessoal.
id UNB_2f1d88f0b49b3a6a94789f6d7dba5f56
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/27009
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O estímulo à criatividade em cursos de licenciaturaFostering creativity in teaching diploma programsEl estímulo a la creatividad en cursos de licenciatura con especialización didácticaCriatividade (Educação)Prática de ensinoEnsino superiorCursos de licenciaturaEste estudo examinou a percepção de 82 professores universitários, de cursos de licenciatura, de instituições do Distrito Federal, acerca da extensão em que suas práticas docentes favorecem o desenvolvimento da criatividade de seus estudantes, bem como possíveis barreiras à sua criatividade pessoal. O estudo verificou ainda a percepção de 1396 estudantes acerca destas práticas docentes. Foram utilizados o Inventário de Práticas Docentes e o Inventário para Identificação de Barreiras à Criatividade Pessoal. Os resultados indicaram que a percepção de professores acerca das práticas docentes foi mais favorável comparada a dos estudantes. Além disso, a percepção de estudantes de semestres avançados foi mais favorável do que a de estudantes de semestres iniciais em relação aos fatores medidos pelo Inventário de Práticas Docentes. Estudantes de instituições particulares avaliaram mais positivamente fatores deste inventário do que estudantes de instituição pública. Falta de Tempo/Oportunidade foi apontada pelos professores como a principal barreira à criatividade pessoal.This study examined the perception of 82 professors from teaching diploma programs in the Federal District, Brazil, regarding the extent to which their educational practices favor the development of their students' creative expression, as well as potential barriers to their personal creativity. The study also examined the perception of 1396 students regarding their professors' educational practices. The Educational Practice and the Barrier Identification to Personal Creativity Inventories were applied. The results revealed that the professors' perception concerning to what extent their educational practices encourage students' creative expression was more favorable than that of students. Furthermore, the perception of students in advanced semesters was more favorable than that of those in first semesters in relation to the factors measured in the Educational Practice Inventory. Students from private institutions evaluated more positively the factors measured by this inventory than students from public institutions. Professors appointed lack of time/opportunity as the main barriers to personal creativity.Este estudio examinó la percepción de 82 profesores universitarios de cursos de licenciatura con especialización didáctica, de instituciones del Distrito Federal, acerca de la extensión en que sus prácticas docentes favorecen el desarrollo de la creatividad de sus estudiantes, así como posibles barreras a la creatividad personal. El estudio ha verificado aun la percepción de 1396 estudiantes acerca de estas prácticas docentes. Fueran utilizados el Inventario de Prácticas de Docencia y el Inventario para Identificación de Barreras a la Creatividad Personal. Los resultados indicaran que la percepción de profesores acerca de las prácticas de enseñanza fue más favorable comparada con de los estudiantes. Además, la percepción de estudiantes de semestres avanzados fue más favorable que la de estudiantes de semestres iniciales con relación a los factores medidos por el Inventario de Prácticas de Docencia. Estudiantes de instituciones particulares evaluaran más positivamente factores de este inventario de que los estudiantes de la institución pública. Falta de Tiempo/Oportunidad fue apuntada por los profesores como la principal barrera a la creatividad personal.Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto2017-12-07T04:48:16Z2017-12-07T04:48:16Z2007-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRIBEIRO, Rejane Arruda; FLEITH, Denise de Souza. O estímulo à criatividade em cursos de licenciatura. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 17, n. 38, p. 403-416, set./dez. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2007000300010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2007000300010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/27009http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2007000300010Paidéia (Ribeirão Preto) - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2007000300010&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Rejane ArrudaFleith, Denise de Souzaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:49Zoai:repositorio.unb.br:10482/27009Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:49Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O estímulo à criatividade em cursos de licenciatura
Fostering creativity in teaching diploma programs
El estímulo a la creatividad en cursos de licenciatura con especialización didáctica
title O estímulo à criatividade em cursos de licenciatura
spellingShingle O estímulo à criatividade em cursos de licenciatura
Ribeiro, Rejane Arruda
Criatividade (Educação)
Prática de ensino
Ensino superior
Cursos de licenciatura
title_short O estímulo à criatividade em cursos de licenciatura
title_full O estímulo à criatividade em cursos de licenciatura
title_fullStr O estímulo à criatividade em cursos de licenciatura
title_full_unstemmed O estímulo à criatividade em cursos de licenciatura
title_sort O estímulo à criatividade em cursos de licenciatura
author Ribeiro, Rejane Arruda
author_facet Ribeiro, Rejane Arruda
Fleith, Denise de Souza
author_role author
author2 Fleith, Denise de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Rejane Arruda
Fleith, Denise de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade (Educação)
Prática de ensino
Ensino superior
Cursos de licenciatura
topic Criatividade (Educação)
Prática de ensino
Ensino superior
Cursos de licenciatura
description Este estudo examinou a percepção de 82 professores universitários, de cursos de licenciatura, de instituições do Distrito Federal, acerca da extensão em que suas práticas docentes favorecem o desenvolvimento da criatividade de seus estudantes, bem como possíveis barreiras à sua criatividade pessoal. O estudo verificou ainda a percepção de 1396 estudantes acerca destas práticas docentes. Foram utilizados o Inventário de Práticas Docentes e o Inventário para Identificação de Barreiras à Criatividade Pessoal. Os resultados indicaram que a percepção de professores acerca das práticas docentes foi mais favorável comparada a dos estudantes. Além disso, a percepção de estudantes de semestres avançados foi mais favorável do que a de estudantes de semestres iniciais em relação aos fatores medidos pelo Inventário de Práticas Docentes. Estudantes de instituições particulares avaliaram mais positivamente fatores deste inventário do que estudantes de instituição pública. Falta de Tempo/Oportunidade foi apontada pelos professores como a principal barreira à criatividade pessoal.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09
2017-12-07T04:48:16Z
2017-12-07T04:48:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Rejane Arruda; FLEITH, Denise de Souza. O estímulo à criatividade em cursos de licenciatura. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 17, n. 38, p. 403-416, set./dez. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2007000300010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2007000300010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/27009
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2007000300010
identifier_str_mv RIBEIRO, Rejane Arruda; FLEITH, Denise de Souza. O estímulo à criatividade em cursos de licenciatura. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 17, n. 38, p. 403-416, set./dez. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2007000300010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2007000300010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/27009
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2007000300010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580688807657472