Cadê o computador que estava aqui?: as relações de poder e sua influência na compra dos laptops educacionais no governo Lula da Silva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camboim, Cristiane Edna
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1991
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.
id UNB_2f2a8808e330ef1567694dfce17e9615
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/1991
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Cadê o computador que estava aqui?: as relações de poder e sua influência na compra dos laptops educacionais no governo Lula da SilvaPoderTecnologia da informação e da comunicaçãoDiscurso pedagógicoSilva, Luiz Inácio Lula da, 1945-Educação - tecnologia da informaçãoEducação - computadores na escolaLaptopsDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.Esta pesquisa se propôs a analisar as propostas de laptops educacionais que foram oferecidas ao Governo Lula da Silva, entre os anos 2005-200,6 na perspectiva das relações de poder. Nossa hipótese é que as discussões se voltaram preferencialmente para o laptop desenvolvido no exterior, no caso o XO. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se a abordagem crítica tal como a entende Habermas, utilizando a razão no sentido da emancipação. Ademais, foi utilizado o método da Análise de Conteúdo dos registros escritos. Os instrumentos utilizados foram: a) levantamento de documentos; b) observação direta da lista de discussão OLPCBrasil. Estava prevista a utilização de outros instrumentos, como a realização de entrevistas, mas não se conseguiu autorização para sua realização. Na análise, buscou-se traçar um paralelo entre a Sociedade Disciplinar e a Sociedade do Controle, dialogando com autores como Foucault, Deleuze e Moraes no sentido de compreender e caracterizar o discurso pedagógico, a fim de se esmiuçar o modo de funcionamento das relações de poder oriundas da compra dos laptops educacionais pelo Governo brasileiro. A pesquisa concluiu que existem fortes indícios de que há um modelo específico de laptop educacional que está sendo oferecido ao Governo Brasileiro – o XO da OLPC, uma vez que assuntos relacionados à melhoria da infra-estrutura das escolas e à qualificação dos professores pautaram apenas 0,71% e 10% dos assuntos tratados na lista, respectivamente. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis research intends to analyze the use of proposals for educational laptops offered by Lula da Silva´s administration between 2005-2006 on the power relationship perspective. Our hypothesis is that discussions were oriented to a laptop developed in a foreign country the XO model. To achieve this goal, a critic method like the one proposed by Habermas was used in the emancipation reasonable way. Furthermore for the written records it was used the Contents Analysis method. The Instruments used were: a) documentation research; b) direct observation on the OLPC-Brasil discussion board. Other means were predicted, such as interviews, but there were no authorization to do so. On this work a parallel analysis was found between Discipline Society and Control Society, like the one proposed by Foucault, Deleuze and Moraes authors, on the way to comprehend and characterize the pedagogic speech dialoguing to try to explain the power relationship from the Govern when buying the Educational Laptops. The research concludes that are strong clues that oriented the offer of the XO model from OLPC because relevant subjects like school’s infrastructure development and teacher’s qualification were scored only as 0,71% and 10% respectively on the subjects treated on the discussion board.Moraes, Raquel de AlmeidaCamboim, Cristiane Edna2009-10-19T14:05:44Z2009-10-19T14:05:44Z2009-10-192008-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCAMBOIM, Cristiane Edna. Cadê o computador que estava aqui?: as relações de poder e sua influência na compra dos laptops educacionais no governo Lula da Silva. 84 f. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/1991info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T13:22:04Zoai:repositorio.unb.br:10482/1991Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T13:22:04Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Cadê o computador que estava aqui?: as relações de poder e sua influência na compra dos laptops educacionais no governo Lula da Silva
title Cadê o computador que estava aqui?: as relações de poder e sua influência na compra dos laptops educacionais no governo Lula da Silva
spellingShingle Cadê o computador que estava aqui?: as relações de poder e sua influência na compra dos laptops educacionais no governo Lula da Silva
Camboim, Cristiane Edna
Poder
Tecnologia da informação e da comunicação
Discurso pedagógico
Silva, Luiz Inácio Lula da, 1945-
Educação - tecnologia da informação
Educação - computadores na escola
Laptops
title_short Cadê o computador que estava aqui?: as relações de poder e sua influência na compra dos laptops educacionais no governo Lula da Silva
title_full Cadê o computador que estava aqui?: as relações de poder e sua influência na compra dos laptops educacionais no governo Lula da Silva
title_fullStr Cadê o computador que estava aqui?: as relações de poder e sua influência na compra dos laptops educacionais no governo Lula da Silva
title_full_unstemmed Cadê o computador que estava aqui?: as relações de poder e sua influência na compra dos laptops educacionais no governo Lula da Silva
title_sort Cadê o computador que estava aqui?: as relações de poder e sua influência na compra dos laptops educacionais no governo Lula da Silva
author Camboim, Cristiane Edna
author_facet Camboim, Cristiane Edna
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moraes, Raquel de Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Camboim, Cristiane Edna
dc.subject.por.fl_str_mv Poder
Tecnologia da informação e da comunicação
Discurso pedagógico
Silva, Luiz Inácio Lula da, 1945-
Educação - tecnologia da informação
Educação - computadores na escola
Laptops
topic Poder
Tecnologia da informação e da comunicação
Discurso pedagógico
Silva, Luiz Inácio Lula da, 1945-
Educação - tecnologia da informação
Educação - computadores na escola
Laptops
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-26
2009-10-19T14:05:44Z
2009-10-19T14:05:44Z
2009-10-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMBOIM, Cristiane Edna. Cadê o computador que estava aqui?: as relações de poder e sua influência na compra dos laptops educacionais no governo Lula da Silva. 84 f. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/1991
identifier_str_mv CAMBOIM, Cristiane Edna. Cadê o computador que estava aqui?: as relações de poder e sua influência na compra dos laptops educacionais no governo Lula da Silva. 84 f. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/1991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508344930467840