Teorias da dislexia : sustentação com base nas alterações perceptuais auditivas
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30129 http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne24 |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo examinar teorias contemporâneas da dislexia, com base nos achados sobre as alterações no processamento auditivo e na percepção de fala em disléxicos. A sustentação das teorias fonológica, alofônica e do déficit auditivo é discutida a partir dos achados sobre essas alterações perceptuais. É proposto um novo modelo teórico, segundo o qual a dislexia é um distúrbio multifatorial, com uma gama de sintomas comportamentais associados. O déficit apresentado pelos disléxicos é em parte linguístico, como enunciado na teoria fonológica, e em parte causado pela alteração perceptual auditiva, como prevê a teoria do déficit auditivo. Ambos os fatores interagem e são indissociáveis na explicação da sintomatologia observada no transtorno de leitura e escrita. |
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Teorias da dislexia : sustentação com base nas alterações perceptuais auditivasTheories of dyslexia : support by changes in auditory perceptionDislexiaProcessamento auditivoPercepção da falaEste estudo teve por objetivo examinar teorias contemporâneas da dislexia, com base nos achados sobre as alterações no processamento auditivo e na percepção de fala em disléxicos. A sustentação das teorias fonológica, alofônica e do déficit auditivo é discutida a partir dos achados sobre essas alterações perceptuais. É proposto um novo modelo teórico, segundo o qual a dislexia é um distúrbio multifatorial, com uma gama de sintomas comportamentais associados. O déficit apresentado pelos disléxicos é em parte linguístico, como enunciado na teoria fonológica, e em parte causado pela alteração perceptual auditiva, como prevê a teoria do déficit auditivo. Ambos os fatores interagem e são indissociáveis na explicação da sintomatologia observada no transtorno de leitura e escrita.This study aims to examine contemporary theories on dyslexia, based on findings related to changes in auditory processing and speech perception found in dyslexics. The support for the phonological, allophonic and auditory deficit theories of dyslexia is discussed based on findings related to these changes in auditory perception. A new theoretical model is proposed, according to which dyslexia is a multifactorial-based deficit, with a gamut of associated behavioral symptoms. The deficit presented by dyslexics is partially linguistic, as advocated by the phonological theory, and partially auditory, as advocated by the theory of auditory deficit. Both factors interact and are inseparable in accounting for the symptomatology observed in reading and writing disorders.Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília2017-12-07T05:17:48Z2017-12-07T05:17:48Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfPRESTES, Marta Regueira Dias; FEITOSA, Maria Angela Guimarães. Teorias da dislexia: sustentação com base nas alterações perceptuais auditivas. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne24, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500205&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne24. ________________________________________________________________________________________________________________________________________PRESTES, Marta Regueira Dias; FEITOSA, Maria Angela Guimarães. Theories of dyslexia: support by changes in auditory perception. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne24, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500205&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne24.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30129http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne24porengPsicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500205&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 8 mar. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessPrestes, Marta Regueira DiasFeitosa, Maria Angela Guimarãesreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:07:15Zoai:repositorio.unb.br:10482/30129Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:07:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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Este estudo teve por objetivo examinar teorias contemporâneas da dislexia, com base nos achados sobre as alterações no processamento auditivo e na percepção de fala em disléxicos. A sustentação das teorias fonológica, alofônica e do déficit auditivo é discutida a partir dos achados sobre essas alterações perceptuais. É proposto um novo modelo teórico, segundo o qual a dislexia é um distúrbio multifatorial, com uma gama de sintomas comportamentais associados. O déficit apresentado pelos disléxicos é em parte linguístico, como enunciado na teoria fonológica, e em parte causado pela alteração perceptual auditiva, como prevê a teoria do déficit auditivo. Ambos os fatores interagem e são indissociáveis na explicação da sintomatologia observada no transtorno de leitura e escrita. |
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