Análise das variações do IDEB na rede estadual de ensino do Tocantins e seus indicadores de fluxo e proficiência entre 2007 e 2019
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43805 https://orcid.org/0000-0001-5553-1237 https://orcid.org/0000-0001-6934-8564 https://orcid.org/0000-0001-9929-0551 https://orcid.org/0000-0002-5459-3492 |
Resumo: | Este artigo analisa as variações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente ao período de 2007 a 2019 na rede estadual de ensino do Tocantins. Os principais dados apresentados e discutidos neste texto são indicadores produzidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), importante instrumento à disposição do Ministério da Educação, das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação em todo o Brasil e, enfim, de toda a sociedade. A metodologia aplicada é a análise qualitativa dos dados oficiais do INEP e seu foco está no caráter subjetivo do objeto analisado. O foco do estudo não é explicitar opinião sobre os dados, e/ou, traçar de forma determinante análises do Ideb e seus impactos na melhoria da educação, mas, apresentar os resultados do Ideb realizando um cruzamento de dados com as principais políticas públicas que tenham influenciado positivamente os resultados obtidos no decorrer do período. |
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Análise das variações do IDEB na rede estadual de ensino do Tocantins e seus indicadores de fluxo e proficiência entre 2007 e 2019Analysis of IDEB variations in the Tocantins State education network and its flow and proficiency indicators between 2007 and 2019Indicadores educacionaisEducação básica - qualidadePolíticas educacionaisSistema educacional - TocantinsEste artigo analisa as variações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente ao período de 2007 a 2019 na rede estadual de ensino do Tocantins. Os principais dados apresentados e discutidos neste texto são indicadores produzidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), importante instrumento à disposição do Ministério da Educação, das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação em todo o Brasil e, enfim, de toda a sociedade. A metodologia aplicada é a análise qualitativa dos dados oficiais do INEP e seu foco está no caráter subjetivo do objeto analisado. O foco do estudo não é explicitar opinião sobre os dados, e/ou, traçar de forma determinante análises do Ideb e seus impactos na melhoria da educação, mas, apresentar os resultados do Ideb realizando um cruzamento de dados com as principais políticas públicas que tenham influenciado positivamente os resultados obtidos no decorrer do período.This article analyzes the variations of the Basic Education Development Index (Ideb) for the period from 2007 to 2019 in the state school system in Tocantins. The main data discussed in this text are indicators sought by the National System for the Evaluation of Basic Education (Saeb), an important instrument available to the Ministry of Education, State and Municipal Education Secretariats throughout Brazil and, finally, to society as a whole. The methodology applied is a qualitative analysis of official INEP data and its focus does not have a subjective character of the analyzed object. The focus of the study is not to make explicit the opinion about the data, and/ or, to determine in a decisive way analyzes of the IDEB and its impacts on the improvement of education, but to present the results of the IDEB by crossing data with the main public policies which have positively influenced the results obtained during the period.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Unitins2022-05-25T15:32:09Z2022-05-25T15:32:09Z2022-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLOPES, Robson Vila Nova et al. Análise das variações do IDEB na rede estadual de ensino do Tocantins e seus indicadores de fluxo e proficiência entre 2007 e 2019. Humanidades e Inovação, v. 8, n. 64, p. 93-107, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6227. Acesso em: 25 maio 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43805https://orcid.org/0000-0001-5553-1237https://orcid.org/0000-0001-6934-8564https://orcid.org/0000-0001-9929-0551https://orcid.org/0000-0002-5459-3492A revista Humanidades e Inovação (ISSN: 2358-8322) está licenciada com uma Licença Creative Commons:(CC BY NC). Fonte: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6227. Acesso em: 25 maio 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Robson Vila NovaBezerra, Dini RibeiroPereira, Jhonata MoreiraCastioni, Remiporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-28T20:56:57Zoai:repositorio.unb.br:10482/43805Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-28T20:56:57Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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LOPES, Robson Vila Nova et al. Análise das variações do IDEB na rede estadual de ensino do Tocantins e seus indicadores de fluxo e proficiência entre 2007 e 2019. Humanidades e Inovação, v. 8, n. 64, p. 93-107, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6227. Acesso em: 25 maio 2022. https://repositorio.unb.br/handle/10482/43805 https://orcid.org/0000-0001-5553-1237 https://orcid.org/0000-0001-6934-8564 https://orcid.org/0000-0001-9929-0551 https://orcid.org/0000-0002-5459-3492 |
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