Contribuições das teorias do desenvolvimento humano para a concepção contemporânea da adolescência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Senna, Sylvia Regina Carmo Magalhães
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Dessen, Maria Auxiliadora da Silva Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28398
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722012000100013
Resumo: O interesse pelo estudo da adolescência vem aumentando, sobretudo por seu impacto no desenvolvimento do indivíduo, da família e da sociedade. Tratar a adolescência simplesmente como um período de grandes mudanças não condiz com as atuais perspectivas teóricas da ciência do desenvolvimento. Portanto, este artigo visa contribuir para uma compreensão mais atualizada deste período do curso de vida, caracterizado por intensa exploração e múltiplas oportunidades, que variam em função dos diferentes contextos sociais e culturais. Ênfase é dada à importância de se adotar um paradigma sistêmico para a compreensão da adolescência, priorizando as inter-relações dos recursos individuais e contextuais que promovem as trajetórias de desenvolvimento positivo.
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