Avaliação das condições de conforto térmico e acústico de salas de aula em escola de tempo integral : estudo de caso da Escola Padre Josimo em Palmas (TO)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Adriana
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4910
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2009.
id UNB_30b293dcc4ab564edc03671ed468e441
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/4910
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Avaliação das condições de conforto térmico e acústico de salas de aula em escola de tempo integral : estudo de caso da Escola Padre Josimo em Palmas (TO)Escolas - edifíciosAcústica arquitetônicaArquitetura e climaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2009.Este trabalho expõe a necessidade de obtenção do conforto térmico e acústico em Escolas de Tempo Integral (ETIs) em Palmas - TO. Escolheram-se dois parâmetros: térmico e acústico. O térmico em decorrência das elevadas temperaturas constantes durante o ano e no contexto acústico, em função dos conflitos gerados pelas inúmeras atividades esportivas e artísticas oferecidas nas ETIs, de forma simultânea às do currículo formal. O conforto térmico e acústico podem interferir positivamente no processo de crescimento intelectual dos alunos, pois estão diretamente relacionados ao desempenho do ensino-aprendizagem dos usuários das referidas escolas. Para tanto, coletaram-se os dados de temperatura, umidade e dos níveis de ruídos no interior das salas de aula em horário crítico. Aplicou-se questionário aos professores e demais funcionários da escola, com perguntas abertas e fechadas, relacionadas ao conforto térmico e acústico da edificação. Posteriormente, analisou-se o projeto arquitetônico, considerando-se a implantação do edifício, a forma e a disposição, os materiais aplicados e as aberturas, juntamente com os fatores climáticos de Palmas. De posse dos dados, cruzaram-se as informações coletadas com os parâmetros estabelecidos nas Normas Brasileiras (NBRs) vigentes. Com base nestes elementos, assim como nos conceitos expostos dos renomados autores referentes ao tema, elaboraram-se sugestões para projeto arquitetônico de ETIs em Palmas. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis work presents the necessity to obtain the thermal and acoustic comfort in the full time schools in Palmas – TO. Two standards were.chosen: thermal and acoustic. This was due to the current high temperatures in Palmas and acoustic context, which are conflicts generated by the various artistic and sportive activities offered simultaneously with the formal curriculum in the full time school. The thermal and acoustic comfort. can interfere positively in the intelectual developing of the students because it is related to the teaching and learning performance of the users of the mentioned schools. So that it was possible, temperature and humidity data were registered, and also the sound levels in the classrooms in their peaks. A questionnaire with opened and closed questions related to thermal and acoustic comfort was applied to the teachers and staff. After that, the architectural project was analysed taking into consideration the building implantation, the form and display, materials and also the openings along with the climatic factors in Palmas. Having the available data, these pieces of information were co-related with stablished standarts in the Brazilian Rules (NBRs). Furthermore, reliable authors concepts related to this subject were also used in order to help the suggested architectural project of full time schools in Palmas.Amorim, Cláudia Naves DavidDias, Adriana2010-06-04T19:07:40Z2010-06-04T19:07:40Z2010-06-042009-10-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDIAS, Adriana. Avaliação das condições de conforto térmico e acústico de salas de aula em escola de tempo integral: estudo de caso da Escola Padre Josimo em Palmas (TO). 2009. 141 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/4910info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-12T20:07:50Zoai:repositorio.unb.br:10482/4910Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-12T20:07:50Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação das condições de conforto térmico e acústico de salas de aula em escola de tempo integral : estudo de caso da Escola Padre Josimo em Palmas (TO)
title Avaliação das condições de conforto térmico e acústico de salas de aula em escola de tempo integral : estudo de caso da Escola Padre Josimo em Palmas (TO)
spellingShingle Avaliação das condições de conforto térmico e acústico de salas de aula em escola de tempo integral : estudo de caso da Escola Padre Josimo em Palmas (TO)
Dias, Adriana
Escolas - edifícios
Acústica arquitetônica
Arquitetura e clima
title_short Avaliação das condições de conforto térmico e acústico de salas de aula em escola de tempo integral : estudo de caso da Escola Padre Josimo em Palmas (TO)
title_full Avaliação das condições de conforto térmico e acústico de salas de aula em escola de tempo integral : estudo de caso da Escola Padre Josimo em Palmas (TO)
title_fullStr Avaliação das condições de conforto térmico e acústico de salas de aula em escola de tempo integral : estudo de caso da Escola Padre Josimo em Palmas (TO)
title_full_unstemmed Avaliação das condições de conforto térmico e acústico de salas de aula em escola de tempo integral : estudo de caso da Escola Padre Josimo em Palmas (TO)
title_sort Avaliação das condições de conforto térmico e acústico de salas de aula em escola de tempo integral : estudo de caso da Escola Padre Josimo em Palmas (TO)
author Dias, Adriana
author_facet Dias, Adriana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amorim, Cláudia Naves David
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas - edifícios
Acústica arquitetônica
Arquitetura e clima
topic Escolas - edifícios
Acústica arquitetônica
Arquitetura e clima
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-05
2010-06-04T19:07:40Z
2010-06-04T19:07:40Z
2010-06-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DIAS, Adriana. Avaliação das condições de conforto térmico e acústico de salas de aula em escola de tempo integral: estudo de caso da Escola Padre Josimo em Palmas (TO). 2009. 141 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/4910
identifier_str_mv DIAS, Adriana. Avaliação das condições de conforto térmico e acústico de salas de aula em escola de tempo integral: estudo de caso da Escola Padre Josimo em Palmas (TO). 2009. 141 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/4910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580739782082560