Formação do professor de ensino superior : uma análise de conteúdo nos programas de mestrado em Ciências Contábeis do Brasil face as diretrizes curriculares nacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Clenilson Siqueira Felinto de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4882
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2006.
id UNB_311dd232f938081b70e665f4c5763e58
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/4882
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Formação do professor de ensino superior : uma análise de conteúdo nos programas de mestrado em Ciências Contábeis do Brasil face as diretrizes curriculares nacionaisDiretrizes curricularesContabilidade - estudo e ensinoProfessores - formaçãoEnsino superior - contabilidadeDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2006.A legislação brasileira tem demonstrado pouca preocupação com as questões da formação do professor da educação superior. Entretanto, a partir dos anos 90, o Governo engaja-se em medir a qualidade do ensino ofertado nas Instituições de Ensino Superior –IES. Para isso, emana as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN, como mecanismo de harmonização ao bom funcionamento dos cursos de graduação no país. A exemplo destas, a Resolução CNE/CES nº 10/2004, que estabelece as DCN do curso de Ciências Contábeis e dá outras providências. Portanto, sob esse foco, o presente trabalho objetivou evidenciar a formação do professor egresso dos Programas de Mestrado em Ciências Contábeis do Brasil, por meio de uma análise de conteúdo nas ementas das disciplinas que formam a estrutura curricular destes Programas. Desta forma, contatou-se que algumas das teorias da contabilidade, que são requisitadas na formação do futuro contador, não são enfocadas na formação profissional do futuro professor de Ciências Contábeis. Evidenciou-se, ainda, que apesar dos objetivos destes Programas estarem voltados para a habilitação de docentes, nem todos estão ensejando aos seus egressos, disciplinas de caráter didático-pedagógico, o que possibilita deficiências na formação do docente. Portanto, os resultados encontrados podem contribuir com os processos de melhoria na formação dos futuros docentes das Ciências Contábeis. E também, com mudanças significativas nas estruturas dos Programas de Pós-graduação. Assim, fizeram-se necessárias algumas recomendações à futuras pesquisas que contribuirão com o cerne desta dissertação. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe Brazilian legislation has demonstrated little concern related to the formation of the professor for academic teaching. However, from 90’s on, the Government has been engaged in checking the quality of the education provided by Academic Institutions - AI. In order to do that, National Curricular Lines of Direction – NCLD were brought about as a mechanism of harmonization for the good functioning of the academic courses in the country. For instance, there is the Resolution CNE/CES nº 10/2004, which establishes the NCLD of the Accounting course, and provides other arrangements. Therefore, under this focus, the present work aimed to evidence the formation of the professors who accomplished the Master Programs in Accounting in Brazil. It was performed by means of the analysis of content in the summaries of the disciplines that compose the curricular structure of these Programs. This way, it was observed that some of the accounting theories, which are required in the formation of the future accountant, are not focused in the professional formation of the future professor of Accounting. It was also found out that despite these Programs focus on the qualification of professors, not all of them are providing their egresses disciplines of didactic-pedagogical trait, damaging the formation of the professor. Therefore, such results can contribute to the improvement processes related to the formation of the future professors of Accounting. Also, with significant changes in the structures of Postgraduation Programs. Thus, some recommendations to the future research became necessary to contribute to core of this dissertation.Silva, José Dionísio Gomes daLima, Clenilson Siqueira Felinto de2010-06-01T16:06:22Z2010-06-01T16:06:22Z2010-06-012006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Clenilson Siqueira Felinto de. Formação do professor de ensino superior: uma análise de conteúdo nos programas de mestrado em Ciências Contábeis do Brasil face as diretrizes curriculares nacionais. 2006. 193 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)-Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós- Graduação em Ciências Contábeis, Universidade de Brasília/UFPB/UFPE/UFRN, Natal, 2006.http://repositorio.unb.br/handle/10482/4882info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-12T18:25:45Zoai:repositorio.unb.br:10482/4882Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-12T18:25:45Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação do professor de ensino superior : uma análise de conteúdo nos programas de mestrado em Ciências Contábeis do Brasil face as diretrizes curriculares nacionais
title Formação do professor de ensino superior : uma análise de conteúdo nos programas de mestrado em Ciências Contábeis do Brasil face as diretrizes curriculares nacionais
spellingShingle Formação do professor de ensino superior : uma análise de conteúdo nos programas de mestrado em Ciências Contábeis do Brasil face as diretrizes curriculares nacionais
Lima, Clenilson Siqueira Felinto de
Diretrizes curriculares
Contabilidade - estudo e ensino
Professores - formação
Ensino superior - contabilidade
title_short Formação do professor de ensino superior : uma análise de conteúdo nos programas de mestrado em Ciências Contábeis do Brasil face as diretrizes curriculares nacionais
title_full Formação do professor de ensino superior : uma análise de conteúdo nos programas de mestrado em Ciências Contábeis do Brasil face as diretrizes curriculares nacionais
title_fullStr Formação do professor de ensino superior : uma análise de conteúdo nos programas de mestrado em Ciências Contábeis do Brasil face as diretrizes curriculares nacionais
title_full_unstemmed Formação do professor de ensino superior : uma análise de conteúdo nos programas de mestrado em Ciências Contábeis do Brasil face as diretrizes curriculares nacionais
title_sort Formação do professor de ensino superior : uma análise de conteúdo nos programas de mestrado em Ciências Contábeis do Brasil face as diretrizes curriculares nacionais
author Lima, Clenilson Siqueira Felinto de
author_facet Lima, Clenilson Siqueira Felinto de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, José Dionísio Gomes da
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Clenilson Siqueira Felinto de
dc.subject.por.fl_str_mv Diretrizes curriculares
Contabilidade - estudo e ensino
Professores - formação
Ensino superior - contabilidade
topic Diretrizes curriculares
Contabilidade - estudo e ensino
Professores - formação
Ensino superior - contabilidade
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2006.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2010-06-01T16:06:22Z
2010-06-01T16:06:22Z
2010-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Clenilson Siqueira Felinto de. Formação do professor de ensino superior: uma análise de conteúdo nos programas de mestrado em Ciências Contábeis do Brasil face as diretrizes curriculares nacionais. 2006. 193 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)-Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós- Graduação em Ciências Contábeis, Universidade de Brasília/UFPB/UFPE/UFRN, Natal, 2006.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/4882
identifier_str_mv LIMA, Clenilson Siqueira Felinto de. Formação do professor de ensino superior: uma análise de conteúdo nos programas de mestrado em Ciências Contábeis do Brasil face as diretrizes curriculares nacionais. 2006. 193 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)-Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós- Graduação em Ciências Contábeis, Universidade de Brasília/UFPB/UFPE/UFRN, Natal, 2006.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/4882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508380265381888