Uso de mídias sociais em bibliotecas universitárias : relato de Experiência da Biblioteca Central da Universidade de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Gabriela Lima
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Kama, Ana Flávia Lucas de Faria, Nascimento, Ruthléa Eliennai Dias do, Sampaio, Larissa, Osdoski, Mara Karoline Lins Teotônio
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46027
Resumo: O uso de mídias sociais tem se tornado cada vez mais uma necessidade para que bibliotecas possam efetivar a promoção e o uso de seus produtos e serviços de informação. O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência em comunicação com mídias sociais da Biblioteca Central da Universidade de Brasília. A biblioteca sempre teve uma forte presença nas mídias sociais, contudo viu-se a necessidade da criação de uma comissão de comunicação em mídias sociais, além da parceria com a secretaria de comunicação da universidade para a realização de reuniões, workshops e capacitação. As mídias sociais usadas na biblioteca são descritas, com especial atenção para a página oficial no Facebook, bem como os exemplos das ações realizadas. Estatísticas e ações de acessibilidade são exploradas e detalhadas. Constatou-se aumento de acesso e engajamento dos usuários por meio das mídias sociais após a criação da comissão, além de uma alavancada na gestão de suas comunicações e gestão nos perfis oficiais da Biblioteca Central nessas mídias.
id UNB_3140e1d05eb403b80a3f031bdc560519
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/46027
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Uso de mídias sociais em bibliotecas universitárias : relato de Experiência da Biblioteca Central da Universidade de BrasíliaUse of social media in university libraries : experience report of the Central Library from the University of BrasiliaMarketingMídias sociaisAcessibilidadeBibliotecas universitáriasO uso de mídias sociais tem se tornado cada vez mais uma necessidade para que bibliotecas possam efetivar a promoção e o uso de seus produtos e serviços de informação. O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência em comunicação com mídias sociais da Biblioteca Central da Universidade de Brasília. A biblioteca sempre teve uma forte presença nas mídias sociais, contudo viu-se a necessidade da criação de uma comissão de comunicação em mídias sociais, além da parceria com a secretaria de comunicação da universidade para a realização de reuniões, workshops e capacitação. As mídias sociais usadas na biblioteca são descritas, com especial atenção para a página oficial no Facebook, bem como os exemplos das ações realizadas. Estatísticas e ações de acessibilidade são exploradas e detalhadas. Constatou-se aumento de acesso e engajamento dos usuários por meio das mídias sociais após a criação da comissão, além de uma alavancada na gestão de suas comunicações e gestão nos perfis oficiais da Biblioteca Central nessas mídias.Use of social media has become an increasing necessity for libraries in order to effectively promote and use their information products and services. This paper aims to report on the experience in communication with social media from the Central Library of the University of Brasília. The library has always had a strong presence in social media. However, it felt the need to create a communication committee in social media and strike a partnership with the university‘s communication department in order to aid in holding meetings, workshops, and training. The social media profiles used by the library are described in this paper, with special attention to the official Facebook page, as well as some examples of the actions taken. Statistics and accessibility actions were explored and thoroughly detailed. After the creation of the commission, there has been a noticeable increase in users' access and engagement through social media, as well as an improvement in the management of their communications and in the handling of the official profiles of the Central Library in these media.Biblioteca Central (BCE)Universidade Federal da Bahia2023-07-07T13:35:26Z2023-07-07T13:35:26Z2018Trabalho apresentado em eventoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDANTAS, Gabriela Lima et al. Uso de mídias sociais em bibliotecas universitárias: relato de Experiência da Biblioteca Central da Universidade de Brasília. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 20., 2018, Salvador. Anais [...]. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2018. v. 1. p. 761-775.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46027porhttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/27708Dantas, Gabriela LimaKama, Ana Flávia Lucas de FariaNascimento, Ruthléa Eliennai Dias doSampaio, LarissaOsdoski, Mara Karoline Lins Teotônioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-07T13:35:51Zoai:repositorio.unb.br:10482/46027Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-07T13:35:51Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de mídias sociais em bibliotecas universitárias : relato de Experiência da Biblioteca Central da Universidade de Brasília
Use of social media in university libraries : experience report of the Central Library from the University of Brasilia
title Uso de mídias sociais em bibliotecas universitárias : relato de Experiência da Biblioteca Central da Universidade de Brasília
spellingShingle Uso de mídias sociais em bibliotecas universitárias : relato de Experiência da Biblioteca Central da Universidade de Brasília
Dantas, Gabriela Lima
Marketing
Mídias sociais
Acessibilidade
Bibliotecas universitárias
title_short Uso de mídias sociais em bibliotecas universitárias : relato de Experiência da Biblioteca Central da Universidade de Brasília
title_full Uso de mídias sociais em bibliotecas universitárias : relato de Experiência da Biblioteca Central da Universidade de Brasília
title_fullStr Uso de mídias sociais em bibliotecas universitárias : relato de Experiência da Biblioteca Central da Universidade de Brasília
title_full_unstemmed Uso de mídias sociais em bibliotecas universitárias : relato de Experiência da Biblioteca Central da Universidade de Brasília
title_sort Uso de mídias sociais em bibliotecas universitárias : relato de Experiência da Biblioteca Central da Universidade de Brasília
author Dantas, Gabriela Lima
author_facet Dantas, Gabriela Lima
Kama, Ana Flávia Lucas de Faria
Nascimento, Ruthléa Eliennai Dias do
Sampaio, Larissa
Osdoski, Mara Karoline Lins Teotônio
author_role author
author2 Kama, Ana Flávia Lucas de Faria
Nascimento, Ruthléa Eliennai Dias do
Sampaio, Larissa
Osdoski, Mara Karoline Lins Teotônio
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Gabriela Lima
Kama, Ana Flávia Lucas de Faria
Nascimento, Ruthléa Eliennai Dias do
Sampaio, Larissa
Osdoski, Mara Karoline Lins Teotônio
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Mídias sociais
Acessibilidade
Bibliotecas universitárias
topic Marketing
Mídias sociais
Acessibilidade
Bibliotecas universitárias
description O uso de mídias sociais tem se tornado cada vez mais uma necessidade para que bibliotecas possam efetivar a promoção e o uso de seus produtos e serviços de informação. O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência em comunicação com mídias sociais da Biblioteca Central da Universidade de Brasília. A biblioteca sempre teve uma forte presença nas mídias sociais, contudo viu-se a necessidade da criação de uma comissão de comunicação em mídias sociais, além da parceria com a secretaria de comunicação da universidade para a realização de reuniões, workshops e capacitação. As mídias sociais usadas na biblioteca são descritas, com especial atenção para a página oficial no Facebook, bem como os exemplos das ações realizadas. Estatísticas e ações de acessibilidade são exploradas e detalhadas. Constatou-se aumento de acesso e engajamento dos usuários por meio das mídias sociais após a criação da comissão, além de uma alavancada na gestão de suas comunicações e gestão nos perfis oficiais da Biblioteca Central nessas mídias.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2023-07-07T13:35:26Z
2023-07-07T13:35:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho apresentado em evento
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DANTAS, Gabriela Lima et al. Uso de mídias sociais em bibliotecas universitárias: relato de Experiência da Biblioteca Central da Universidade de Brasília. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 20., 2018, Salvador. Anais [...]. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2018. v. 1. p. 761-775.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46027
identifier_str_mv DANTAS, Gabriela Lima et al. Uso de mídias sociais em bibliotecas universitárias: relato de Experiência da Biblioteca Central da Universidade de Brasília. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 20., 2018, Salvador. Anais [...]. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2018. v. 1. p. 761-775.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27708
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1818901041754669056