Uso de mídias sociais em bibliotecas universitárias : relato de Experiência da Biblioteca Central da Universidade de Brasília
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46027 |
Resumo: | O uso de mídias sociais tem se tornado cada vez mais uma necessidade para que bibliotecas possam efetivar a promoção e o uso de seus produtos e serviços de informação. O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência em comunicação com mídias sociais da Biblioteca Central da Universidade de Brasília. A biblioteca sempre teve uma forte presença nas mídias sociais, contudo viu-se a necessidade da criação de uma comissão de comunicação em mídias sociais, além da parceria com a secretaria de comunicação da universidade para a realização de reuniões, workshops e capacitação. As mídias sociais usadas na biblioteca são descritas, com especial atenção para a página oficial no Facebook, bem como os exemplos das ações realizadas. Estatísticas e ações de acessibilidade são exploradas e detalhadas. Constatou-se aumento de acesso e engajamento dos usuários por meio das mídias sociais após a criação da comissão, além de uma alavancada na gestão de suas comunicações e gestão nos perfis oficiais da Biblioteca Central nessas mídias. |
id |
UNB_3140e1d05eb403b80a3f031bdc560519 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/46027 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso de mídias sociais em bibliotecas universitárias : relato de Experiência da Biblioteca Central da Universidade de BrasíliaUse of social media in university libraries : experience report of the Central Library from the University of BrasiliaMarketingMídias sociaisAcessibilidadeBibliotecas universitáriasO uso de mídias sociais tem se tornado cada vez mais uma necessidade para que bibliotecas possam efetivar a promoção e o uso de seus produtos e serviços de informação. O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência em comunicação com mídias sociais da Biblioteca Central da Universidade de Brasília. A biblioteca sempre teve uma forte presença nas mídias sociais, contudo viu-se a necessidade da criação de uma comissão de comunicação em mídias sociais, além da parceria com a secretaria de comunicação da universidade para a realização de reuniões, workshops e capacitação. As mídias sociais usadas na biblioteca são descritas, com especial atenção para a página oficial no Facebook, bem como os exemplos das ações realizadas. Estatísticas e ações de acessibilidade são exploradas e detalhadas. Constatou-se aumento de acesso e engajamento dos usuários por meio das mídias sociais após a criação da comissão, além de uma alavancada na gestão de suas comunicações e gestão nos perfis oficiais da Biblioteca Central nessas mídias.Use of social media has become an increasing necessity for libraries in order to effectively promote and use their information products and services. This paper aims to report on the experience in communication with social media from the Central Library of the University of Brasília. The library has always had a strong presence in social media. However, it felt the need to create a communication committee in social media and strike a partnership with the university‘s communication department in order to aid in holding meetings, workshops, and training. The social media profiles used by the library are described in this paper, with special attention to the official Facebook page, as well as some examples of the actions taken. Statistics and accessibility actions were explored and thoroughly detailed. After the creation of the commission, there has been a noticeable increase in users' access and engagement through social media, as well as an improvement in the management of their communications and in the handling of the official profiles of the Central Library in these media.Biblioteca Central (BCE)Universidade Federal da Bahia2023-07-07T13:35:26Z2023-07-07T13:35:26Z2018Trabalho apresentado em eventoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDANTAS, Gabriela Lima et al. Uso de mídias sociais em bibliotecas universitárias: relato de Experiência da Biblioteca Central da Universidade de Brasília. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 20., 2018, Salvador. Anais [...]. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2018. v. 1. p. 761-775.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46027porhttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/27708Dantas, Gabriela LimaKama, Ana Flávia Lucas de FariaNascimento, Ruthléa Eliennai Dias doSampaio, LarissaOsdoski, Mara Karoline Lins Teotônioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-07T13:35:51Zoai:repositorio.unb.br:10482/46027Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-07T13:35:51Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de mídias sociais em bibliotecas universitárias : relato de Experiência da Biblioteca Central da Universidade de Brasília Use of social media in university libraries : experience report of the Central Library from the University of Brasilia |
title |
Uso de mídias sociais em bibliotecas universitárias : relato de Experiência da Biblioteca Central da Universidade de Brasília |
spellingShingle |
Uso de mídias sociais em bibliotecas universitárias : relato de Experiência da Biblioteca Central da Universidade de Brasília Dantas, Gabriela Lima Marketing Mídias sociais Acessibilidade Bibliotecas universitárias |
title_short |
Uso de mídias sociais em bibliotecas universitárias : relato de Experiência da Biblioteca Central da Universidade de Brasília |
title_full |
Uso de mídias sociais em bibliotecas universitárias : relato de Experiência da Biblioteca Central da Universidade de Brasília |
title_fullStr |
Uso de mídias sociais em bibliotecas universitárias : relato de Experiência da Biblioteca Central da Universidade de Brasília |
title_full_unstemmed |
Uso de mídias sociais em bibliotecas universitárias : relato de Experiência da Biblioteca Central da Universidade de Brasília |
title_sort |
Uso de mídias sociais em bibliotecas universitárias : relato de Experiência da Biblioteca Central da Universidade de Brasília |
author |
Dantas, Gabriela Lima |
author_facet |
Dantas, Gabriela Lima Kama, Ana Flávia Lucas de Faria Nascimento, Ruthléa Eliennai Dias do Sampaio, Larissa Osdoski, Mara Karoline Lins Teotônio |
author_role |
author |
author2 |
Kama, Ana Flávia Lucas de Faria Nascimento, Ruthléa Eliennai Dias do Sampaio, Larissa Osdoski, Mara Karoline Lins Teotônio |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas, Gabriela Lima Kama, Ana Flávia Lucas de Faria Nascimento, Ruthléa Eliennai Dias do Sampaio, Larissa Osdoski, Mara Karoline Lins Teotônio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Mídias sociais Acessibilidade Bibliotecas universitárias |
topic |
Marketing Mídias sociais Acessibilidade Bibliotecas universitárias |
description |
O uso de mídias sociais tem se tornado cada vez mais uma necessidade para que bibliotecas possam efetivar a promoção e o uso de seus produtos e serviços de informação. O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência em comunicação com mídias sociais da Biblioteca Central da Universidade de Brasília. A biblioteca sempre teve uma forte presença nas mídias sociais, contudo viu-se a necessidade da criação de uma comissão de comunicação em mídias sociais, além da parceria com a secretaria de comunicação da universidade para a realização de reuniões, workshops e capacitação. As mídias sociais usadas na biblioteca são descritas, com especial atenção para a página oficial no Facebook, bem como os exemplos das ações realizadas. Estatísticas e ações de acessibilidade são exploradas e detalhadas. Constatou-se aumento de acesso e engajamento dos usuários por meio das mídias sociais após a criação da comissão, além de uma alavancada na gestão de suas comunicações e gestão nos perfis oficiais da Biblioteca Central nessas mídias. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2023-07-07T13:35:26Z 2023-07-07T13:35:26Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho apresentado em evento |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DANTAS, Gabriela Lima et al. Uso de mídias sociais em bibliotecas universitárias: relato de Experiência da Biblioteca Central da Universidade de Brasília. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 20., 2018, Salvador. Anais [...]. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2018. v. 1. p. 761-775. http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46027 |
identifier_str_mv |
DANTAS, Gabriela Lima et al. Uso de mídias sociais em bibliotecas universitárias: relato de Experiência da Biblioteca Central da Universidade de Brasília. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 20., 2018, Salvador. Anais [...]. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2018. v. 1. p. 761-775. |
url |
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46027 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27708 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1818901041754669056 |