Estudantes indígenas e a Escola Classe 115 Norte : considerações epistemológicas, interculturais e decoloniais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Fábio Ultra
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46835
Resumo: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
id UNB_324f0da42f140ca3af1091bc3dda66a5
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/46835
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Estudantes indígenas e a Escola Classe 115 Norte : considerações epistemológicas, interculturais e decoloniaisEstudantes indígenasEscolas públicas - Distrito Federal (Brasil)InterculturalidadeDecolonialidadeDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.Esta dissertação de Mestrado vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação – Modalidade Profissional (PPGEMP) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB), cujo tema é Estudantes indígenas e a Escola Classe 115 Norte: considerações interculturais e decoloniais, levanta reflexões sobre a relação entre as crianças indígenas matriculadas na Escola Classe 115 Norte e a referida unidade de ensino. Partindo de uma intenção decolonial e intercultural crítica, a pesquisa procura perceber o encadeamento de compatibilidades, divergências, limites e desafios entre concepções e práticas de uma escola pública, urbana, regular, e a escolarização de seus nove estudantes indígenas pertencentes aos povos Guajajara, Tuxá, Kariri-Xocó e Wapichana. A investigação analisa o cotidiano das alunas e dos alunos indígenas, além da organização e práticas pedagógicas na escola, utilizando-se do suporte metodológico da abordagem sociopoética, bem como da epistemologia qualitativa e, por meio da produção coletiva de dados, confere um panorama analítico sobre a unidade de ensino fundamental, os alunos indígenas, em suas subdivisões étnico-culturais, e seus respectivos professores. Mediante um olhar crítico sobre o cenário educacional, herdado da configuração eurodescendente, a investigação se dispõe a considerar questões interculturais, decoloniais e epistemológicas que permeiam o ambiente escolar e envolvem seus alunos em suas multiculturalidades.This work integrates the defense of the Master’s thesis of the Programa de Pós-Graduação em Educação – Modalidade Professional (PPGEMP) of the Faculdade de Educação of the Universidade de Brasília (FE/UnB), whose theme is Indigenous students and the Escola Classe 115 Norte: intercultural and decolonial considerations. The work raises reflections on the relationship between indigenous children enrolled at Escola Classe 115 Norte and the aforementioned teaching unit. Starting from a critical decolonial and intercultural intention, the research seeks to understand the chain of compatibilities, divergences, limits and challenges between conceptions and practices of a public, urban, regular school, and the schooling of its nine indigenous students belonging to the Guajajara, Tuxá, Kariri-Xocó and Wapichana. The investigation analyzes the daily life of indigenous students, in addition to the organization and pedagogical practices at school, using the methodological support of the sociopoetic approach, as well as qualitative epistemology and, through the collective production of data, provides an analytical overview of the elementary school unit, the indigenous students, in their ethniccultural subdivisions, and their respective teachers. Through a critical look at the educational scenario, inherited from the Euro-descendant configuration, the investigation is willing to consider intercultural, decolonial and epistemological issues that permeate the school environment and involve its students in their multiculturalism.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalMariana, Fernando BomfimAlves, Fábio Ultra2023-11-06T21:58:51Z2023-11-06T21:58:51Z2023-11-062023-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVES, Fábio Ultra. Estudantes indígenas e a Escola Classe 115 Norte: considerações epistemológicas, interculturais e decoloniais. 2023. xiv, 180 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46835porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-11-06T21:58:51Zoai:repositorio.unb.br:10482/46835Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-11-06T21:58:51Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudantes indígenas e a Escola Classe 115 Norte : considerações epistemológicas, interculturais e decoloniais
title Estudantes indígenas e a Escola Classe 115 Norte : considerações epistemológicas, interculturais e decoloniais
spellingShingle Estudantes indígenas e a Escola Classe 115 Norte : considerações epistemológicas, interculturais e decoloniais
Alves, Fábio Ultra
Estudantes indígenas
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
Interculturalidade
Decolonialidade
title_short Estudantes indígenas e a Escola Classe 115 Norte : considerações epistemológicas, interculturais e decoloniais
title_full Estudantes indígenas e a Escola Classe 115 Norte : considerações epistemológicas, interculturais e decoloniais
title_fullStr Estudantes indígenas e a Escola Classe 115 Norte : considerações epistemológicas, interculturais e decoloniais
title_full_unstemmed Estudantes indígenas e a Escola Classe 115 Norte : considerações epistemológicas, interculturais e decoloniais
title_sort Estudantes indígenas e a Escola Classe 115 Norte : considerações epistemológicas, interculturais e decoloniais
author Alves, Fábio Ultra
author_facet Alves, Fábio Ultra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mariana, Fernando Bomfim
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Fábio Ultra
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes indígenas
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
Interculturalidade
Decolonialidade
topic Estudantes indígenas
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
Interculturalidade
Decolonialidade
description Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-06T21:58:51Z
2023-11-06T21:58:51Z
2023-11-06
2023-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Fábio Ultra. Estudantes indígenas e a Escola Classe 115 Norte: considerações epistemológicas, interculturais e decoloniais. 2023. xiv, 180 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46835
identifier_str_mv ALVES, Fábio Ultra. Estudantes indígenas e a Escola Classe 115 Norte: considerações epistemológicas, interculturais e decoloniais. 2023. xiv, 180 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508210328961024