Diálogos entre a arte e a educação : uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12679 http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072009000300020 |
Resumo: | Relata-se a experiência do ensino da administração em saúde em conversas com as expressões artísticas no curso de graduação em enfermagem, mediadas pela obra - As Intermitências da Morte, de José Saramago. Teoriza-se sobre o desenvolvimento da autonomia, do potencial criativo e da capacidade de abstração na formação de enfermeiros por meio da interface entre a arte e a educação. Objetiva-se refletir sobre as possibilidades de aprendizagem a partir das expressões da arte, bem como analisar a experiência do ensino da gestão do Sistema Único de Saúde em diálogo com a arte e a educação. A vivência indica que a interface entre a produção acadêmica, a teorização das práticas, a criatividade, a abstração ética e estética produz sentidos de aprendizagem que ultrapassam a racionalidade instrumental, contribuindo para a formação de cidadãos e profissionais de saúde. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_325c32e2094f5cec59ed8761b8ab8eb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/12679 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Pires, Maria Raquel Gomes MaiaSpagnol, Carla AparecidaBrito, Maria José MenezesGazzinelli, Maria Flávia de CarvalhoMontenegro, Lívia Cozer2013-04-02T15:29:43Z2013-04-02T15:29:43Z2009PIRES, Maria Raquel Gomes Maia et al. Diálogos entre a arte e a educação: uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde. Texto & Contexto: Enfermagem, Florianópolis, v.18, n.3, Jul./Set. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v18n3/a20v18n3.pdf>. Acesso em: 02 abr. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072009000300020.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12679http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072009000300020Relata-se a experiência do ensino da administração em saúde em conversas com as expressões artísticas no curso de graduação em enfermagem, mediadas pela obra - As Intermitências da Morte, de José Saramago. Teoriza-se sobre o desenvolvimento da autonomia, do potencial criativo e da capacidade de abstração na formação de enfermeiros por meio da interface entre a arte e a educação. Objetiva-se refletir sobre as possibilidades de aprendizagem a partir das expressões da arte, bem como analisar a experiência do ensino da gestão do Sistema Único de Saúde em diálogo com a arte e a educação. A vivência indica que a interface entre a produção acadêmica, a teorização das práticas, a criatividade, a abstração ética e estética produz sentidos de aprendizagem que ultrapassam a racionalidade instrumental, contribuindo para a formação de cidadãos e profissionais de saúde. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTIn this study is described an experience on teaching of health administration in a nursing graduation course, mediated by José Saramago’s book titled - The Intermittency of the Death. It is discussed the autonomy development, the creativity potential and the abstraction capacity during the nursing graduation course, through the interface between art and education. Claiming to show the learning possibilities with the use of art expressions and analyzing the experience of teaching Public Health System management in dialogue with art and education, begins a theoretical reflection on health administration content with the art expression. The experience indicates that the interface between the academic production, the practice theory, the creativity, the ethical and aesthetical abstraction produces learning that goes beyond of the rationality instrumental, contributing to capacity citizens and health professionals. _______________________________________________________________________________________ RESUMENEn este estudio se describe una experiencia vivida en la enseñanza de la asignatura Administración en Salud, en el curso de enfermería, la cual fue mediada por el libro - Las Intermitencias de la Muerte de José Saramago. Se discute sobre el desarrollo de la autonomía, el potencial creativo y la capacidad de abstracción en la formación de enfermeros, a través de la interfaz entre arte y educación. Su objetivo es reflexionar sobre las posibilidades de aprendizaje usando las expresiones del arte, así como analizar la experiencia de la enseñanza de la gestión del Sistema Público de Salud en diálogo con el arte y la educación. La experiencia vivida indica que la interfaz entre la producción académica, la teorización de las prácticas, la creatividad, la abstracción ética y estética produce sentidos de aprendizaje que van más allá de la racionalidad instrumental, lo que contribuye a la formación de ciudadanos y profesionales de salud.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduaçăo em EnfermagemTexto & Contexto : Enfermagem - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/pdf/tce/v18n3/a20v18n3.pdf. Acesso em: 02 abr. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessDiálogos entre a arte e a educação : uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúdeDialogue between art and education : an experience in the teaching of health administration classeDiálogos entre arte y educación : una experiencia en la enseñanza de la asignatura administración en saludinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAdministração em saúdeFormação profissional - enfermagemEnfermagem - estudo e ensinoMaterial didáticoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_DialogosEntreArte.pdfARTIGO_DialogosEntreArte.pdfapplication/pdf182460http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12679/1/ARTIGO_DialogosEntreArte.pdf5cf283d0871986be4ac200bf1e47d5f8MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain267http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12679/2/license.txt02120371372516cfe08457a15889a256MD52open accessTEXTARTIGO_DialogosEntreArte.pdf.txtARTIGO_DialogosEntreArte.pdf.txtExtracted texttext/plain43654http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12679/3/ARTIGO_DialogosEntreArte.pdf.txt6ddeb5397d3b3b85c7b7b3144f945f3dMD53open access10482/126792023-05-23 21:05:30.63open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/12679TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IEphcXVlbGluZSBGZXJyZWlyYSBkZSBTb3V6YSAoamFxdWVmcy5icmF6QGdtYWlsLmNvbSkgb24gMjAxMy0wNC0wMlQxNToyODoyMVogKEdNVCk6CgpTdWJtaXNzw6NvIGVmZXRpdmFkYSBwb3IgaW50ZWdyYW50ZSBkYSBlcXVpcGUgZG8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVW5CIGRlIGFjb3JkbyBjb20gbGljZW7Dp2EgY29uY2VkaWRhIHBlbG8gYXV0b3IgZS9vdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMuBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-05-24T00:05:30Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Diálogos entre a arte e a educação : uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Dialogue between art and education : an experience in the teaching of health administration classe Diálogos entre arte y educación : una experiencia en la enseñanza de la asignatura administración en salud |
title |
Diálogos entre a arte e a educação : uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde |
spellingShingle |
Diálogos entre a arte e a educação : uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde Pires, Maria Raquel Gomes Maia Administração em saúde Formação profissional - enfermagem Enfermagem - estudo e ensino Material didático |
title_short |
Diálogos entre a arte e a educação : uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde |
title_full |
Diálogos entre a arte e a educação : uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde |
title_fullStr |
Diálogos entre a arte e a educação : uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde |
title_full_unstemmed |
Diálogos entre a arte e a educação : uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde |
title_sort |
Diálogos entre a arte e a educação : uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde |
author |
Pires, Maria Raquel Gomes Maia |
author_facet |
Pires, Maria Raquel Gomes Maia Spagnol, Carla Aparecida Brito, Maria José Menezes Gazzinelli, Maria Flávia de Carvalho Montenegro, Lívia Cozer |
author_role |
author |
author2 |
Spagnol, Carla Aparecida Brito, Maria José Menezes Gazzinelli, Maria Flávia de Carvalho Montenegro, Lívia Cozer |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Maria Raquel Gomes Maia Spagnol, Carla Aparecida Brito, Maria José Menezes Gazzinelli, Maria Flávia de Carvalho Montenegro, Lívia Cozer |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Administração em saúde Formação profissional - enfermagem Enfermagem - estudo e ensino Material didático |
topic |
Administração em saúde Formação profissional - enfermagem Enfermagem - estudo e ensino Material didático |
description |
Relata-se a experiência do ensino da administração em saúde em conversas com as expressões artísticas no curso de graduação em enfermagem, mediadas pela obra - As Intermitências da Morte, de José Saramago. Teoriza-se sobre o desenvolvimento da autonomia, do potencial criativo e da capacidade de abstração na formação de enfermeiros por meio da interface entre a arte e a educação. Objetiva-se refletir sobre as possibilidades de aprendizagem a partir das expressões da arte, bem como analisar a experiência do ensino da gestão do Sistema Único de Saúde em diálogo com a arte e a educação. A vivência indica que a interface entre a produção acadêmica, a teorização das práticas, a criatividade, a abstração ética e estética produz sentidos de aprendizagem que ultrapassam a racionalidade instrumental, contribuindo para a formação de cidadãos e profissionais de saúde. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-04-02T15:29:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-04-02T15:29:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PIRES, Maria Raquel Gomes Maia et al. Diálogos entre a arte e a educação: uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde. Texto & Contexto: Enfermagem, Florianópolis, v.18, n.3, Jul./Set. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v18n3/a20v18n3.pdf>. Acesso em: 02 abr. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072009000300020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12679 |
dc.identifier.doi.en.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072009000300020 |
identifier_str_mv |
PIRES, Maria Raquel Gomes Maia et al. Diálogos entre a arte e a educação: uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde. Texto & Contexto: Enfermagem, Florianópolis, v.18, n.3, Jul./Set. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v18n3/a20v18n3.pdf>. Acesso em: 02 abr. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072009000300020. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12679 http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072009000300020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduaçăo em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduaçăo em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12679/1/ARTIGO_DialogosEntreArte.pdf http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12679/2/license.txt http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12679/3/ARTIGO_DialogosEntreArte.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5cf283d0871986be4ac200bf1e47d5f8 02120371372516cfe08457a15889a256 6ddeb5397d3b3b85c7b7b3144f945f3d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797405228675366912 |