Diálogos entre a arte e a educação: uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires,Maria Raquel Gomes Maia
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Spagnol,Carla Aparecida, Brito,Maria José Menezes, Gazzinelli,Maria Flávia de Carvalho, Montenegro,Lívia Cozer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072009000300020
Resumo: Relata-se a experiência do ensino da administração em saúde em conversas com as expressões artísticas no curso de graduação em enfermagem, mediadas pela obra - As Intermitências da Morte, de José Saramago. Teoriza-se sobre o desenvolvimento da autonomia, do potencial criativo e da capacidade de abstração na formação de enfermeiros por meio da interface entre a arte e a educação. Objetiva-se refletir sobre as possibilidades de aprendizagem a partir das expressões da arte, bem como analisar a experiência do ensino da gestão do Sistema Único de Saúde em diálogo com a arte e a educação. A vivência indica que a interface entre a produção acadêmica, a teorização das práticas, a criatividade, a abstração ética e estética produz sentidos de aprendizagem que ultrapassam a racionalidade instrumental, contribuindo para a formação de cidadãos e profissionais de saúde.
id UFSC-17_c844a8ac49f84036081efd39af23edc3
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-07072009000300020
network_acronym_str UFSC-17
network_name_str Texto & contexto enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Diálogos entre a arte e a educação: uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúdeEnfermagemEducação em enfermagemArteMateriais de ensinoAdministração em saúdeRelata-se a experiência do ensino da administração em saúde em conversas com as expressões artísticas no curso de graduação em enfermagem, mediadas pela obra - As Intermitências da Morte, de José Saramago. Teoriza-se sobre o desenvolvimento da autonomia, do potencial criativo e da capacidade de abstração na formação de enfermeiros por meio da interface entre a arte e a educação. Objetiva-se refletir sobre as possibilidades de aprendizagem a partir das expressões da arte, bem como analisar a experiência do ensino da gestão do Sistema Único de Saúde em diálogo com a arte e a educação. A vivência indica que a interface entre a produção acadêmica, a teorização das práticas, a criatividade, a abstração ética e estética produz sentidos de aprendizagem que ultrapassam a racionalidade instrumental, contribuindo para a formação de cidadãos e profissionais de saúde.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2009-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072009000300020Texto & Contexto - Enfermagem v.18 n.3 2009reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072009000300020info:eu-repo/semantics/openAccessPires,Maria Raquel Gomes MaiaSpagnol,Carla AparecidaBrito,Maria José MenezesGazzinelli,Maria Flávia de CarvalhoMontenegro,Lívia Cozerpor2009-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072009000300020Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2009-10-07T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos entre a arte e a educação: uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde
title Diálogos entre a arte e a educação: uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde
spellingShingle Diálogos entre a arte e a educação: uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde
Pires,Maria Raquel Gomes Maia
Enfermagem
Educação em enfermagem
Arte
Materiais de ensino
Administração em saúde
title_short Diálogos entre a arte e a educação: uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde
title_full Diálogos entre a arte e a educação: uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde
title_fullStr Diálogos entre a arte e a educação: uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde
title_full_unstemmed Diálogos entre a arte e a educação: uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde
title_sort Diálogos entre a arte e a educação: uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde
author Pires,Maria Raquel Gomes Maia
author_facet Pires,Maria Raquel Gomes Maia
Spagnol,Carla Aparecida
Brito,Maria José Menezes
Gazzinelli,Maria Flávia de Carvalho
Montenegro,Lívia Cozer
author_role author
author2 Spagnol,Carla Aparecida
Brito,Maria José Menezes
Gazzinelli,Maria Flávia de Carvalho
Montenegro,Lívia Cozer
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires,Maria Raquel Gomes Maia
Spagnol,Carla Aparecida
Brito,Maria José Menezes
Gazzinelli,Maria Flávia de Carvalho
Montenegro,Lívia Cozer
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Educação em enfermagem
Arte
Materiais de ensino
Administração em saúde
topic Enfermagem
Educação em enfermagem
Arte
Materiais de ensino
Administração em saúde
description Relata-se a experiência do ensino da administração em saúde em conversas com as expressões artísticas no curso de graduação em enfermagem, mediadas pela obra - As Intermitências da Morte, de José Saramago. Teoriza-se sobre o desenvolvimento da autonomia, do potencial criativo e da capacidade de abstração na formação de enfermeiros por meio da interface entre a arte e a educação. Objetiva-se refletir sobre as possibilidades de aprendizagem a partir das expressões da arte, bem como analisar a experiência do ensino da gestão do Sistema Único de Saúde em diálogo com a arte e a educação. A vivência indica que a interface entre a produção acadêmica, a teorização das práticas, a criatividade, a abstração ética e estética produz sentidos de aprendizagem que ultrapassam a racionalidade instrumental, contribuindo para a formação de cidadãos e profissionais de saúde.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072009000300020
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072009000300020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-07072009000300020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Texto & Contexto - Enfermagem v.18 n.3 2009
reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto & contexto enfermagem (Online)
collection Texto & contexto enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textoecontexto@nfr.ufsc.br
_version_ 1750118389878095872