Diálogos entre a arte e a educação: uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072009000300020 |
Resumo: | Relata-se a experiência do ensino da administração em saúde em conversas com as expressões artísticas no curso de graduação em enfermagem, mediadas pela obra - As Intermitências da Morte, de José Saramago. Teoriza-se sobre o desenvolvimento da autonomia, do potencial criativo e da capacidade de abstração na formação de enfermeiros por meio da interface entre a arte e a educação. Objetiva-se refletir sobre as possibilidades de aprendizagem a partir das expressões da arte, bem como analisar a experiência do ensino da gestão do Sistema Único de Saúde em diálogo com a arte e a educação. A vivência indica que a interface entre a produção acadêmica, a teorização das práticas, a criatividade, a abstração ética e estética produz sentidos de aprendizagem que ultrapassam a racionalidade instrumental, contribuindo para a formação de cidadãos e profissionais de saúde. |
id |
UFSC-17_c844a8ac49f84036081efd39af23edc3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-07072009000300020 |
network_acronym_str |
UFSC-17 |
network_name_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Diálogos entre a arte e a educação: uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúdeEnfermagemEducação em enfermagemArteMateriais de ensinoAdministração em saúdeRelata-se a experiência do ensino da administração em saúde em conversas com as expressões artísticas no curso de graduação em enfermagem, mediadas pela obra - As Intermitências da Morte, de José Saramago. Teoriza-se sobre o desenvolvimento da autonomia, do potencial criativo e da capacidade de abstração na formação de enfermeiros por meio da interface entre a arte e a educação. Objetiva-se refletir sobre as possibilidades de aprendizagem a partir das expressões da arte, bem como analisar a experiência do ensino da gestão do Sistema Único de Saúde em diálogo com a arte e a educação. A vivência indica que a interface entre a produção acadêmica, a teorização das práticas, a criatividade, a abstração ética e estética produz sentidos de aprendizagem que ultrapassam a racionalidade instrumental, contribuindo para a formação de cidadãos e profissionais de saúde.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2009-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072009000300020Texto & Contexto - Enfermagem v.18 n.3 2009reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072009000300020info:eu-repo/semantics/openAccessPires,Maria Raquel Gomes MaiaSpagnol,Carla AparecidaBrito,Maria José MenezesGazzinelli,Maria Flávia de CarvalhoMontenegro,Lívia Cozerpor2009-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072009000300020Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2009-10-07T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogos entre a arte e a educação: uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde |
title |
Diálogos entre a arte e a educação: uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde |
spellingShingle |
Diálogos entre a arte e a educação: uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde Pires,Maria Raquel Gomes Maia Enfermagem Educação em enfermagem Arte Materiais de ensino Administração em saúde |
title_short |
Diálogos entre a arte e a educação: uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde |
title_full |
Diálogos entre a arte e a educação: uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde |
title_fullStr |
Diálogos entre a arte e a educação: uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde |
title_full_unstemmed |
Diálogos entre a arte e a educação: uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde |
title_sort |
Diálogos entre a arte e a educação: uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde |
author |
Pires,Maria Raquel Gomes Maia |
author_facet |
Pires,Maria Raquel Gomes Maia Spagnol,Carla Aparecida Brito,Maria José Menezes Gazzinelli,Maria Flávia de Carvalho Montenegro,Lívia Cozer |
author_role |
author |
author2 |
Spagnol,Carla Aparecida Brito,Maria José Menezes Gazzinelli,Maria Flávia de Carvalho Montenegro,Lívia Cozer |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires,Maria Raquel Gomes Maia Spagnol,Carla Aparecida Brito,Maria José Menezes Gazzinelli,Maria Flávia de Carvalho Montenegro,Lívia Cozer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Educação em enfermagem Arte Materiais de ensino Administração em saúde |
topic |
Enfermagem Educação em enfermagem Arte Materiais de ensino Administração em saúde |
description |
Relata-se a experiência do ensino da administração em saúde em conversas com as expressões artísticas no curso de graduação em enfermagem, mediadas pela obra - As Intermitências da Morte, de José Saramago. Teoriza-se sobre o desenvolvimento da autonomia, do potencial criativo e da capacidade de abstração na formação de enfermeiros por meio da interface entre a arte e a educação. Objetiva-se refletir sobre as possibilidades de aprendizagem a partir das expressões da arte, bem como analisar a experiência do ensino da gestão do Sistema Único de Saúde em diálogo com a arte e a educação. A vivência indica que a interface entre a produção acadêmica, a teorização das práticas, a criatividade, a abstração ética e estética produz sentidos de aprendizagem que ultrapassam a racionalidade instrumental, contribuindo para a formação de cidadãos e profissionais de saúde. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072009000300020 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072009000300020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-07072009000300020 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto & Contexto - Enfermagem v.18 n.3 2009 reponame:Texto & contexto enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
collection |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
textoecontexto@nfr.ufsc.br |
_version_ |
1750118389878095872 |