O processo de atenção e o letramento informacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37929
http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245253.61-80
Resumo: O presente artigo constitui-se em uma revisão de literatura, de natureza exploratória e seletiva, com objetivo de mapear estudos que envolvem o letramento informacional e o processo de atenção, levantar possíveis tópicos de pesquisas e identificar formas de regulação da atenção. Parte-se do pressuposto que a atenção é um processo fundamental na aprendizagem dos conteúdos de letramento informacional, bem como na realização de atividades e das tarefas de pesquisa. Os resultados mostram que manter a atenção é fundamental para as tarefas cognitivas humanas, e consequentemente, o letramento informacional. As pesquisas na área de ciência da informação sobre esse tópico ainda são incipientes e precisam de investimentos. De maneira geral, na literatura, reconhece-se a possibilidade de melhorar o foco por meio da regulação cognitiva ou comportamental.
id UNB_32622295c2b679ba8ce5681b71f70d36
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/37929
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias2020-06-01T14:16:29Z2020-06-01T14:16:29Z2019GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. O processo de atenção e o letramento informacional. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 3, p. 61-80, set./dez. 2019. DOI; http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245253.61-80. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/87998/53598. Acesso em: 1 jun. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/37929http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245253.61-80O presente artigo constitui-se em uma revisão de literatura, de natureza exploratória e seletiva, com objetivo de mapear estudos que envolvem o letramento informacional e o processo de atenção, levantar possíveis tópicos de pesquisas e identificar formas de regulação da atenção. Parte-se do pressuposto que a atenção é um processo fundamental na aprendizagem dos conteúdos de letramento informacional, bem como na realização de atividades e das tarefas de pesquisa. Os resultados mostram que manter a atenção é fundamental para as tarefas cognitivas humanas, e consequentemente, o letramento informacional. As pesquisas na área de ciência da informação sobre esse tópico ainda são incipientes e precisam de investimentos. De maneira geral, na literatura, reconhece-se a possibilidade de melhorar o foco por meio da regulação cognitiva ou comportamental.This article is a literature review of an exploratory and selective nature, which aims to map studies related to information literacy and attention process, to raise possible research topics, and to identify ways to regulate attention. Part of the assumption is that attention is a fundamental process in the learning of information literacy contents, as well as in the development of activities and research tasks. The results show that the maintenance of attention is fundamental to humana's cognitive tasks, and consequently, to Information Literacy. Research in the field of information science is incipient and requires investment. In general, it is possible to improve focus through cognitive or behavioral regulation.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Programa de Pós-graduação em Comunicação - Universidade Federal do Rio Grande do SulEm Questão - Declaração de Direito Autoral - Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 3.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais. Fonte: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 01 jun. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessO processo de atenção e o letramento informacionalAttention process and information literacyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleLetramento informacionalAtençãoAutorregulaçãoAprendizagemporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain176http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/37929/2/license.txt6362826ab61776e0a9f64300c9b3e97eMD52open accessORIGINALARTIGO_ProcessoAtencaoLetramento.pdfARTIGO_ProcessoAtencaoLetramento.pdfapplication/pdf405214http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/37929/1/ARTIGO_ProcessoAtencaoLetramento.pdf3265e0e6070e12cb18c4a13a63282bdaMD51open access10482/379292023-07-03 15:17:52.965open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/37929U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgcG9yIGludGVncmFudGUgZGEgZXF1aXBlIGRvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuQiBkZSBhY29yZG8gY29tIGxpY2Vuw6dhIGNvbmNlZGlkYSBwZWxvIGF1dG9yIGUvb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhdHJpbW9uaWFpcy4=Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-07-03T18:17:52Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de atenção e o letramento informacional
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Attention process and information literacy
title O processo de atenção e o letramento informacional
spellingShingle O processo de atenção e o letramento informacional
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Letramento informacional
Atenção
Autorregulação
Aprendizagem
title_short O processo de atenção e o letramento informacional
title_full O processo de atenção e o letramento informacional
title_fullStr O processo de atenção e o letramento informacional
title_full_unstemmed O processo de atenção e o letramento informacional
title_sort O processo de atenção e o letramento informacional
author Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
author_facet Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Letramento informacional
Atenção
Autorregulação
Aprendizagem
topic Letramento informacional
Atenção
Autorregulação
Aprendizagem
description O presente artigo constitui-se em uma revisão de literatura, de natureza exploratória e seletiva, com objetivo de mapear estudos que envolvem o letramento informacional e o processo de atenção, levantar possíveis tópicos de pesquisas e identificar formas de regulação da atenção. Parte-se do pressuposto que a atenção é um processo fundamental na aprendizagem dos conteúdos de letramento informacional, bem como na realização de atividades e das tarefas de pesquisa. Os resultados mostram que manter a atenção é fundamental para as tarefas cognitivas humanas, e consequentemente, o letramento informacional. As pesquisas na área de ciência da informação sobre esse tópico ainda são incipientes e precisam de investimentos. De maneira geral, na literatura, reconhece-se a possibilidade de melhorar o foco por meio da regulação cognitiva ou comportamental.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-01T14:16:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-01T14:16:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. O processo de atenção e o letramento informacional. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 3, p. 61-80, set./dez. 2019. DOI; http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245253.61-80. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/87998/53598. Acesso em: 1 jun. 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/37929
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245253.61-80
identifier_str_mv GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. O processo de atenção e o letramento informacional. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 3, p. 61-80, set./dez. 2019. DOI; http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245253.61-80. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/87998/53598. Acesso em: 1 jun. 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/37929
http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245253.61-80
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Comunicação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Comunicação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/37929/2/license.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/37929/1/ARTIGO_ProcessoAtencaoLetramento.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6362826ab61776e0a9f64300c9b3e97e
3265e0e6070e12cb18c4a13a63282bda
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864254915084288