Metacognição no processo de letramento informacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/23426 |
Resumo: | O artigo apresenta revisão de literatura sobre a metacognição no âmbito do letramento informacional. A metacognição diz respeito ao conhecimento do conhecimento e ao controle sobre esse processo. Por sua vez, o LI relaciona-se à aprendizagem sobre como buscar, usar e comunicar a informação. A análise dos artigos identifica poucos artigos sobre a temática, o que requer mais investimentos em pesquisas na área, reconhecendo o potencial da metacognição para potencializar a aprendizagem de LI. Sugerem-se estratégias metacognitivas para o ensino dos padrões de LI. As estratégias metacognitivas fundamentam-se em três funções - planejamento, monitoração e avaliação. Os aprendizes precisam desenvolver a capacidade para refletir sobre o próprio processo de busca e uso da informação – LI – conhecer e saber sobre o quê, quando, como e por que realizam as atividades de busca e uso da informação, bem como usar as estratégias de intervenção. |
id |
UNB_1633727a7a09232a433f836095bf2f43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/23426 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias2017-05-02T15:08:03Z2017-05-02T15:08:03Z2017-01GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Metacognição no processo de letramento informacional. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, p. 177-195, jan/jun 2017. Disponível em: <https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/655/575>. Acesso em: 25 abr. 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/23426O artigo apresenta revisão de literatura sobre a metacognição no âmbito do letramento informacional. A metacognição diz respeito ao conhecimento do conhecimento e ao controle sobre esse processo. Por sua vez, o LI relaciona-se à aprendizagem sobre como buscar, usar e comunicar a informação. A análise dos artigos identifica poucos artigos sobre a temática, o que requer mais investimentos em pesquisas na área, reconhecendo o potencial da metacognição para potencializar a aprendizagem de LI. Sugerem-se estratégias metacognitivas para o ensino dos padrões de LI. As estratégias metacognitivas fundamentam-se em três funções - planejamento, monitoração e avaliação. Os aprendizes precisam desenvolver a capacidade para refletir sobre o próprio processo de busca e uso da informação – LI – conhecer e saber sobre o quê, quando, como e por que realizam as atividades de busca e uso da informação, bem como usar as estratégias de intervenção.The article presents a review of literature about metacognition in the informational literacy. The metacognition is about the knowledge of the knowledge and the control over this process. Therefore, the LI relates the learning of how to search, use and communicate the information. The analysis of the articles identifies that there are very little known about the theme, in which requires more research investments in the area, recognizing the potential of metacognition to enhace the LI learning. It is suggested metacognitive strategies for the learning of the LI standards. These metacognitive strategies are based in three main functions - planing, monitoring and evaluation. The learners need to develop the capabilities to reflect over its own ability of search and use of information - LI - to know about the what, when, how and why they realize the search and use of information's activities, as well as using intervention strategies.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/655/575. Acesso em: 26 abr. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessMetacognição no processo de letramento informacionalMetacognition in the process of informational literacyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleLetramento informacionalAprendizagemRecuperação da informaçãoUso da informaçãoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_MetacognicaoProcessoLetramentoInformacional.pdfARTIGO_MetacognicaoProcessoLetramentoInformacional.pdfapplication/pdf748541http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/23426/1/ARTIGO_MetacognicaoProcessoLetramentoInformacional.pdf32f829dd11b2fd926dda4b43ead44407MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain267http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/23426/2/license.txtcbe7dcc7092a0d99c0c195771cfffe09MD52open access10482/234262023-06-23 16:51:20.717open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/23426TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IEZlcm5hbmRhIFBlcmNpYSAgRnJhbsOnYSAoZmVybmFuZGFmcmFuY2FAYmNlLnVuYi5icikgb24gMjAxNy0wNC0yNVQxOTowNDo1MVogKEdNVCk6CgpTdWJtaXNzw6NvIGVmZXRpdmFkYSBwb3IgaW50ZWdyYW50ZSBkYSBlcXVpcGUgZG8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVW5CIGRlIGFjb3JkbyBjb20gbGljZW7Dp2EgY29uY2VkaWRhIHBlbG8gYXV0b3IgZS9vdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMuBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-23T19:51:20Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Metacognição no processo de letramento informacional |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Metacognition in the process of informational literacy |
title |
Metacognição no processo de letramento informacional |
spellingShingle |
Metacognição no processo de letramento informacional Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias Letramento informacional Aprendizagem Recuperação da informação Uso da informação |
title_short |
Metacognição no processo de letramento informacional |
title_full |
Metacognição no processo de letramento informacional |
title_fullStr |
Metacognição no processo de letramento informacional |
title_full_unstemmed |
Metacognição no processo de letramento informacional |
title_sort |
Metacognição no processo de letramento informacional |
author |
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias |
author_facet |
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Letramento informacional Aprendizagem Recuperação da informação Uso da informação |
topic |
Letramento informacional Aprendizagem Recuperação da informação Uso da informação |
description |
O artigo apresenta revisão de literatura sobre a metacognição no âmbito do letramento informacional. A metacognição diz respeito ao conhecimento do conhecimento e ao controle sobre esse processo. Por sua vez, o LI relaciona-se à aprendizagem sobre como buscar, usar e comunicar a informação. A análise dos artigos identifica poucos artigos sobre a temática, o que requer mais investimentos em pesquisas na área, reconhecendo o potencial da metacognição para potencializar a aprendizagem de LI. Sugerem-se estratégias metacognitivas para o ensino dos padrões de LI. As estratégias metacognitivas fundamentam-se em três funções - planejamento, monitoração e avaliação. Os aprendizes precisam desenvolver a capacidade para refletir sobre o próprio processo de busca e uso da informação – LI – conhecer e saber sobre o quê, quando, como e por que realizam as atividades de busca e uso da informação, bem como usar as estratégias de intervenção. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-02T15:08:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-05-02T15:08:03Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Metacognição no processo de letramento informacional. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, p. 177-195, jan/jun 2017. Disponível em: <https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/655/575>. Acesso em: 25 abr. 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/23426 |
identifier_str_mv |
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Metacognição no processo de letramento informacional. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, p. 177-195, jan/jun 2017. Disponível em: <https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/655/575>. Acesso em: 25 abr. 2017. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/23426 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/23426/1/ARTIGO_MetacognicaoProcessoLetramentoInformacional.pdf http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/23426/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
32f829dd11b2fd926dda4b43ead44407 cbe7dcc7092a0d99c0c195771cfffe09 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801864094017388544 |