Navegar é preciso : análise de um curso de inglês online com foco na instrução e no design pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves Netto, Evania
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12433
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2012.
id UNB_3289d3c2c0ad498d26133a6ae2d3fb88
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/12433
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Navegar é preciso : análise de um curso de inglês online com foco na instrução e no design pedagógicoLíngua inglesa - estudo e ensinoLíngua inglesa - gramática - avaliaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2012.O estudo relatado nesta dissertação tem como objetivo analisar um curso online de gramática da língua inglesa a fim de investigar como é feita a instrução da gramática e como é elaborado o design pedagógico do curso. Esse tema se justifica na necessidade de verificar como aspectos técnicos, gráficos e pedagógicos de cursos online de línguas estão sendo construídos. A fundamentação teórica apoia-se em duas áreas distintas, sendo que, no campo da instrução da gramática, esta pesquisa é teoricamente embasada por Long (1991), Ellis (1994; 2001) e Long e Robinson (1998). Na área do design pedagógico, Behar (2009), Horton (2006) e Torrezan (2009) fornecem o referencial teórico. Em termos metodológicos, tanto a abordagem qualitativa quanto a quantitativa (CHIZZOTTI, 2006, DUFF, 2002; GASS; MACKEY, 2005) são utilizadas, visto que a abordagem qualitativa de caráter descritivo- interpretativo, com fundamentos metodológicos do estudo de caso (STAKE, 1994; DUFF. 2008), é utilizada enquanto dados quantitativos analisados estatisticamente e através de gráficos complementam os estudos e facilitam a visualização dos resultados. Os resultados mostraram que o curso analisado ministra a gramática de maneira tradicional, sem contextualização e com foco primordialmente nas formas. No que tange ao design pedagógico, a análise revelou um sistema lógico de navegação, porém, com inadequações com relação a itens tais como legibilidade, além de detectar poucas atividades que promovam a interação entre os participantes durante a apresentação do conteúdo. Os resultados também fornecem algumas contribuições na reelaboração do design do curso a partir da base originalmente criada, de modo que o curso possa espelhar melhor as pesquisas na área do ensino de línguas na modalidade online. Por fim, são mostradas algumas limitações do estudo, sugestões para futuras pesquisas, assim como são sugeridas algumas implicações pedagógicas para serem trabalhadas em aulas de línguas mediadas por computador. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe aim of the study reported in this thesis is to analyze an online course in English grammar in order to investigate how grammar is instructed and how the design of the course was elaborated. This theme is justified by the need to verify how technical, graphic and pedagogical aspects of the online course were built. The theoretical framework encompasses two distinct areas. In the field of grammar instruction, this research is based on Long (1991), Ellis (1994, 2001) and Long e Robinson (1998). In the area of instructional design, Behar (2009), Horton (2006) and Torrezan (2009) provide the main literature review. In terms of methodology, this research uses both qualitative and quantitative methodological approaches (CHIZZOTTI, 2006, DUFF, 2002; GASS; MACKEY, 2005). The qualitative approach with a descriptive-interpretative character, based on a case study methodology (STAKE 1994; DUFF. 2008) is primarily used while quantitative and statistically analyzed data aided by graphics complement the studies and facilitate the visualization of the results. The results showed that the course teaches grammar in a traditional way, without contextualization and focuses primarily on forms. Regarding the instructional design, the analysis revealed a logical navigation system; however, inadequacies related to legibility and few activities that promote interaction among participants during the presentation of the content were detected. The study also allows us to suggest some contributions made in the design of the course, which reflect the research in online teaching. Also, some limitations of the study, suggestions for future research, as well as some pedagogical implications related to computer assisted language classes are suggested.Bergsleithner, Joara MartinAlves Netto, Evania2013-03-11T13:05:51Z2013-03-11T13:05:51Z2013-03-112012-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVES NETTO, Evania. Navegar é preciso: análise de um curso de inglês online com foco na instrução e no design pedagógico. 2012. xiv, 157 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12433info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:31:51Zoai:repositorio.unb.br:10482/12433Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:31:51Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Navegar é preciso : análise de um curso de inglês online com foco na instrução e no design pedagógico
title Navegar é preciso : análise de um curso de inglês online com foco na instrução e no design pedagógico
spellingShingle Navegar é preciso : análise de um curso de inglês online com foco na instrução e no design pedagógico
Alves Netto, Evania
Língua inglesa - estudo e ensino
Língua inglesa - gramática - avaliação
title_short Navegar é preciso : análise de um curso de inglês online com foco na instrução e no design pedagógico
title_full Navegar é preciso : análise de um curso de inglês online com foco na instrução e no design pedagógico
title_fullStr Navegar é preciso : análise de um curso de inglês online com foco na instrução e no design pedagógico
title_full_unstemmed Navegar é preciso : análise de um curso de inglês online com foco na instrução e no design pedagógico
title_sort Navegar é preciso : análise de um curso de inglês online com foco na instrução e no design pedagógico
author Alves Netto, Evania
author_facet Alves Netto, Evania
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bergsleithner, Joara Martin
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves Netto, Evania
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - estudo e ensino
Língua inglesa - gramática - avaliação
topic Língua inglesa - estudo e ensino
Língua inglesa - gramática - avaliação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-07
2013-03-11T13:05:51Z
2013-03-11T13:05:51Z
2013-03-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES NETTO, Evania. Navegar é preciso: análise de um curso de inglês online com foco na instrução e no design pedagógico. 2012. xiv, 157 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12433
identifier_str_mv ALVES NETTO, Evania. Navegar é preciso: análise de um curso de inglês online com foco na instrução e no design pedagógico. 2012. xiv, 157 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/12433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508168826322944