Intervenção musical como estratégia de cuidado de enfermagem a crianças com transtorno do espectro do autismo em um centro de atenção psicossocial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franzoi, Mariana André Honorato
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, José Luís Guedes do, Backes, Vânia Marli Schubert, Ramos, Flávia Regina Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30251
http://dx.doi.org/10.1590/0104-070720160001020015
Resumo: A música tem sido utilizada cada vez mais no cuidado a crianças com transtorno do espectro do autismo. Este trabalho teve como objetivo relatar a experiência da aplicação da música como tecnologia de cuidado a estas crianças em um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil. Trata-se de um projeto de intervenção baseado na ideia de ação-reflexão-ação por meio das etapas de diagnóstico da realidade, teorização e aplicação na realidade. A intervenção musical favoreceu e orientou novas experiências lúdicas, sensoriais, motoras, de linguagem e de interação de crianças com transtorno do espectro do autismo, sendo possível abarcar a tríade de alterações - interação, comunicação e comportamento - de forma lúdica e musical. É importante que os profissionais aprofundem e desenvolvam conhecimentos sobre métodos e estratégias do uso da música terapêutica em saúde mental a fim de ampliar a sua utilização no cuidado a essas crianças, e avaliar os efeitos dessa intervenção.
id UNB_32ef401f94e5943bb61fd012369f421b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/30251
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Intervenção musical como estratégia de cuidado de enfermagem a crianças com transtorno do espectro do autismo em um centro de atenção psicossocialLa intervención musical como estrategia de atención de enfermería para niños con trastorno de autismo en un centro de atención psicosocialMusical intervention as a nursing care strategy for children with autism spectrum disorder at a psychosocial care centerCuidados de enfermagemMúsicaAutismo - criançasCentros de atenção psicossocialA música tem sido utilizada cada vez mais no cuidado a crianças com transtorno do espectro do autismo. Este trabalho teve como objetivo relatar a experiência da aplicação da música como tecnologia de cuidado a estas crianças em um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil. Trata-se de um projeto de intervenção baseado na ideia de ação-reflexão-ação por meio das etapas de diagnóstico da realidade, teorização e aplicação na realidade. A intervenção musical favoreceu e orientou novas experiências lúdicas, sensoriais, motoras, de linguagem e de interação de crianças com transtorno do espectro do autismo, sendo possível abarcar a tríade de alterações - interação, comunicação e comportamento - de forma lúdica e musical. É importante que os profissionais aprofundem e desenvolvam conhecimentos sobre métodos e estratégias do uso da música terapêutica em saúde mental a fim de ampliar a sua utilização no cuidado a essas crianças, e avaliar os efeitos dessa intervenção.Music has been used increasingly in care for children with autism spectrum disorder. This study aimed to report on the application of the music experience as care technology for these children at a Child - Juvenile Psychosocial Care Center. This is an intervention project based on the idea of action-reflection-action through the stages of diagnosis of reality, theory and application in reality. The musical intervention facilitated and mentored new play, sensory, motor experiences, language and interaction of children with autism spectrum disorder, and involved the triad of impairments - interaction, communication and behavior - in a playful and musical form. It is important that professionals deepen and develop knowledge on methods and strategies for the use of music therapy in mental health in order to extend its use in the care for these children and assess the effects of this intervention.La música se ha utilizado cada vez más en el cuidado de los niños con trastorno del espectro autista. Este estudio tuvo como objetivo informar sobre la aplicación de la experiencia de la música como tecnología del cuidado de estos niños en un Centro de Atención Psicosocial Infanto-Juvenil. Se trata de un proyecto de intervención basado en la idea de acción-reflexión-acción a través de las etapas de diagnóstico de la realidad, la teoría y la aplicación en la realidad. La intervención musical facilitó nuevas experiencias recreativas, sensorial, motora, del lenguaje y de la interacción de los niños, actuando sobre la tríada de alteraciones - comunicación, comportamiento e interacción. Los profesionales deben profundizar sus conocimientos sobre los métodos y estrategias del uso de la musicoterapia en la salud mental con el fin de extender su uso en el cuidado de estos niños y evaluar los efectos de esta intervención.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2017-12-07T05:18:30Z2017-12-07T05:18:30Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfFRANZOI, Mariana André Honorato et al. Intervenção musical como estratégia de cuidado de enfermagem a crianças com transtorno do espectro do autismo em um centro de atenção psicossocial. Texto & Contexto - Enfermagem, Florianópolis, v. 25, n. 1, e1020015, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072016000100701&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 1 mar. 2018. Epub Mar 22, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-070720160001020015. ________________________________________________________________________________________________________________________________FRANZOI, Mariana André Honorato et al. Musical intervention as a nursing care strategy for children with autism spectrum disorder at a psychosocial care center. Texto & Contexto - Enfermagem, Florianópolis, v. 25, n. 1, e1020015, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072016000100701&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 1 mar. 2018. Epub Mar 22, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-070720160001020015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30251http://dx.doi.org/10.1590/0104-070720160001020015porengTexto & Contexto - Enfermagem - Todo o conteúdo do artigo, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072016000100701&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 1 mar. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessFranzoi, Mariana André HonoratoSantos, José Luís Guedes doBackes, Vânia Marli SchubertRamos, Flávia Regina Souzareponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T00:05:34Zoai:repositorio.unb.br:10482/30251Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T00:05:34Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção musical como estratégia de cuidado de enfermagem a crianças com transtorno do espectro do autismo em um centro de atenção psicossocial
La intervención musical como estrategia de atención de enfermería para niños con trastorno de autismo en un centro de atención psicosocial
Musical intervention as a nursing care strategy for children with autism spectrum disorder at a psychosocial care center
title Intervenção musical como estratégia de cuidado de enfermagem a crianças com transtorno do espectro do autismo em um centro de atenção psicossocial
spellingShingle Intervenção musical como estratégia de cuidado de enfermagem a crianças com transtorno do espectro do autismo em um centro de atenção psicossocial
Franzoi, Mariana André Honorato
Cuidados de enfermagem
Música
Autismo - crianças
Centros de atenção psicossocial
title_short Intervenção musical como estratégia de cuidado de enfermagem a crianças com transtorno do espectro do autismo em um centro de atenção psicossocial
title_full Intervenção musical como estratégia de cuidado de enfermagem a crianças com transtorno do espectro do autismo em um centro de atenção psicossocial
title_fullStr Intervenção musical como estratégia de cuidado de enfermagem a crianças com transtorno do espectro do autismo em um centro de atenção psicossocial
title_full_unstemmed Intervenção musical como estratégia de cuidado de enfermagem a crianças com transtorno do espectro do autismo em um centro de atenção psicossocial
title_sort Intervenção musical como estratégia de cuidado de enfermagem a crianças com transtorno do espectro do autismo em um centro de atenção psicossocial
author Franzoi, Mariana André Honorato
author_facet Franzoi, Mariana André Honorato
Santos, José Luís Guedes do
Backes, Vânia Marli Schubert
Ramos, Flávia Regina Souza
author_role author
author2 Santos, José Luís Guedes do
Backes, Vânia Marli Schubert
Ramos, Flávia Regina Souza
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franzoi, Mariana André Honorato
Santos, José Luís Guedes do
Backes, Vânia Marli Schubert
Ramos, Flávia Regina Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidados de enfermagem
Música
Autismo - crianças
Centros de atenção psicossocial
topic Cuidados de enfermagem
Música
Autismo - crianças
Centros de atenção psicossocial
description A música tem sido utilizada cada vez mais no cuidado a crianças com transtorno do espectro do autismo. Este trabalho teve como objetivo relatar a experiência da aplicação da música como tecnologia de cuidado a estas crianças em um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil. Trata-se de um projeto de intervenção baseado na ideia de ação-reflexão-ação por meio das etapas de diagnóstico da realidade, teorização e aplicação na realidade. A intervenção musical favoreceu e orientou novas experiências lúdicas, sensoriais, motoras, de linguagem e de interação de crianças com transtorno do espectro do autismo, sendo possível abarcar a tríade de alterações - interação, comunicação e comportamento - de forma lúdica e musical. É importante que os profissionais aprofundem e desenvolvam conhecimentos sobre métodos e estratégias do uso da música terapêutica em saúde mental a fim de ampliar a sua utilização no cuidado a essas crianças, e avaliar os efeitos dessa intervenção.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-12-07T05:18:30Z
2017-12-07T05:18:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRANZOI, Mariana André Honorato et al. Intervenção musical como estratégia de cuidado de enfermagem a crianças com transtorno do espectro do autismo em um centro de atenção psicossocial. Texto & Contexto - Enfermagem, Florianópolis, v. 25, n. 1, e1020015, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072016000100701&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 1 mar. 2018. Epub Mar 22, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-070720160001020015. ________________________________________________________________________________________________________________________________
FRANZOI, Mariana André Honorato et al. Musical intervention as a nursing care strategy for children with autism spectrum disorder at a psychosocial care center. Texto & Contexto - Enfermagem, Florianópolis, v. 25, n. 1, e1020015, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072016000100701&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 1 mar. 2018. Epub Mar 22, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-070720160001020015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30251
http://dx.doi.org/10.1590/0104-070720160001020015
identifier_str_mv FRANZOI, Mariana André Honorato et al. Intervenção musical como estratégia de cuidado de enfermagem a crianças com transtorno do espectro do autismo em um centro de atenção psicossocial. Texto & Contexto - Enfermagem, Florianópolis, v. 25, n. 1, e1020015, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072016000100701&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 1 mar. 2018. Epub Mar 22, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-070720160001020015. ________________________________________________________________________________________________________________________________
FRANZOI, Mariana André Honorato et al. Musical intervention as a nursing care strategy for children with autism spectrum disorder at a psychosocial care center. Texto & Contexto - Enfermagem, Florianópolis, v. 25, n. 1, e1020015, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072016000100701&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 1 mar. 2018. Epub Mar 22, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-070720160001020015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30251
http://dx.doi.org/10.1590/0104-070720160001020015
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508274993594368