Fatores de qualidade para a formação do leitor nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo em escolas públicas do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilela, Alessandra de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47104
Resumo: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
id UNB_331a6dd3b0e8d04b47dd673827b2ebb4
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/47104
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Fatores de qualidade para a formação do leitor nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo em escolas públicas do Distrito FederalLeitura - educaçãoEnsino fundamental - Distrito Federal (Brasil)Avaliação educacionalSistema de avaliação da educação básica (Saeb)Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do mestrado profissional em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, tendo como objetivo analisar quais fatores de qualidade podem repercutir na formação do leitor e nos resultados do Saeb. A pesquisa utilizou o método qualitativo. Foi realizada uma análise do Projeto Político Pedagógico e entrevista semiestruturada com dois diretores e professores do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental de duas escolas selecionadas com maior e menor Ideb. Foram analisados, também, dados do Saeb disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e houve, ainda, o registro de imagens das bibliotecas das escolas públicas dos anos iniciais. Os dados das entrevistas foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados encontrados indicaram que o caráter multifatorial para a construção do leitor requer o envolvimento de todos os atores com políticas públicas voltadas para a educação eficaz, promovendo, assim, a universalização das bibliotecas, a formação do professor com ênfase na alfabetização e na leitura, além do investimento no letramento na educação infantil. Juntamente com o empenho das famílias e dos gestores, tudo indica que a educação brasileira produzirá melhores resultados. Conclui-se que a pesquisa realizada possibilitou a compreensão dos fatores relacionados à leitura que podem repercutir no desempenho dos estudantes em avaliações externas em larga escala, como o Saeb.This research was developed in the field of the professional Master’s Degree in Education, from the College of Education of the University of Brasília. Analyzing which quality factors can reverberate on the formation of readers and the results of Saeb was the goal of this research. The assignment used the qualitative method. An analysis of the Pedagogical Political Program and semi-structured interviews with two principals and teachers from the third and fourth year of the Elementary School from two selected schools with the greatest and the lowest Ideb.were made. Also, data from Saeb, available by the National Institute of Educational Research and Studies Anísio Teixeira, was analyzed and there was even the recording of pictures from the schools’ libraries in the initial years. The interview data were analyzed through the Content Analysis. The results found indicate that the multi-factorial character for the formation of readers demands the involvement of all the actors with public policies towards an effective education, promoting, this way, the universalization of libraries, the formation of teachers emphasizing the literacy and reading, besides the investment on the literacy in child education. Along the families’ and school managers’ effort, it all indicates that the Brazilian education will produce better results. As a conclusion, the carried-out study enabled to understand the factors related to reading, which can reverberate on the students’ development in big-scaled and external assessments, such as Saeb.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalJesus, Girlene Ribeiro deVilela, Alessandra de Oliveira2023-12-27T17:04:16Z2023-12-27T17:04:16Z2023-12-272023-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVILELA, Alessandra de Oliveira. Fatores de qualidade para a formação do leitor nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo em escolas públicas do Distrito Federal. 2023. 126 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47104porA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-12-27T17:04:16Zoai:repositorio.unb.br:10482/47104Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-12-27T17:04:16Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores de qualidade para a formação do leitor nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo em escolas públicas do Distrito Federal
title Fatores de qualidade para a formação do leitor nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo em escolas públicas do Distrito Federal
spellingShingle Fatores de qualidade para a formação do leitor nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo em escolas públicas do Distrito Federal
Vilela, Alessandra de Oliveira
Leitura - educação
Ensino fundamental - Distrito Federal (Brasil)
Avaliação educacional
Sistema de avaliação da educação básica (Saeb)
title_short Fatores de qualidade para a formação do leitor nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo em escolas públicas do Distrito Federal
title_full Fatores de qualidade para a formação do leitor nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo em escolas públicas do Distrito Federal
title_fullStr Fatores de qualidade para a formação do leitor nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo em escolas públicas do Distrito Federal
title_full_unstemmed Fatores de qualidade para a formação do leitor nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo em escolas públicas do Distrito Federal
title_sort Fatores de qualidade para a formação do leitor nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo em escolas públicas do Distrito Federal
author Vilela, Alessandra de Oliveira
author_facet Vilela, Alessandra de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jesus, Girlene Ribeiro de
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilela, Alessandra de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura - educação
Ensino fundamental - Distrito Federal (Brasil)
Avaliação educacional
Sistema de avaliação da educação básica (Saeb)
topic Leitura - educação
Ensino fundamental - Distrito Federal (Brasil)
Avaliação educacional
Sistema de avaliação da educação básica (Saeb)
description Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-27T17:04:16Z
2023-12-27T17:04:16Z
2023-12-27
2023-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VILELA, Alessandra de Oliveira. Fatores de qualidade para a formação do leitor nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo em escolas públicas do Distrito Federal. 2023. 126 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47104
identifier_str_mv VILELA, Alessandra de Oliveira. Fatores de qualidade para a formação do leitor nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo em escolas públicas do Distrito Federal. 2023. 126 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580837438062592