Representação do povo basileiro em livros de português como segunda língua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedrozo, Jeane Antonio
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16094
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2014.
id UNB_3326ebb6ff7f5b572c24c7000f54f74b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/16094
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Representação do povo basileiro em livros de português como segunda línguaLíngua portuguesa - estudo e ensino - falantes estrangeirosLivros didáticos - língua portuguesaLinguísticaIdentidade social - BrasilDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2014.Considerando a importância do livro didático no ensino de português como segunda língua, esta dissertação tem como objetivo investigar a representação do povo brasileiro em dois livros destinados ao ensino de português para estrangeiros. Neste estudo, investigo quem são os brasileiros representados nesses livros, com base nas categorias Ator Social, proposta por Leeuwen (1996, 2008) e Agente Social, apresentada por Fairclough (2003), ao tratar da representação dos eventos sociais nos discursos. O corpus desta pesquisa é formado por doze textos dos livros Tudo bem? Português para a nova geração e Bem-vindo! A língua portuguesa no mundo da comunicação. A escolha dos textos teve caráter semântico: os textos escolhidos tratam do povo e/ou cultura brasileira. Esta pesquisa tem orientação qualitativa (BAUER & GASKELL, 2003) e as análises fundamentaram-se nas seguintes questões de pesquisa: Como a cultura e o povo brasileiro são representados nesses livros? Que imagem do povo e da cultura brasileira essas representações apresentam? Para a realização desta pesquisa, apoio-me basicamente nos seguintes pressupostos teóricos: estudos sobre representação social pela perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994; EGGINS 1994; GHIO E FERNÁNDEZ, 2008); estudos sobre representação social (VAN LEEUWEN, 1996, 2008); e estudos sobre representação de eventos e Agentes Sociais (FAIRCLOUGH, 2003). As análises apresentam evidências de que a representação do povo brasileiro nesses livros não traz elementos da cultura brasileira que mostrem a pluralidade de culturas no Brasil, sendo, ainda, uma representação em que prevalece a figura do branco em detrimento do negro, índio etc., o que demonstra que esses livros continuam a expor estereótipos que não fazem mais sentido dentro do contexto social em que são empregados. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTConsidering the importance of textbooks in teaching Portuguese as a second language, this dissertation aims to investigate the representation of the Brazilian people in two books for teaching Portuguese to foreigners.In this study, I investigate who are the Brazilians represented in these books, based in the categories Social Actor, proposed by Leeuwen (1996, 2008) and Social Agent, by Fairclough (2003), when addressing the representation of social events in speeches. The corpus of this research is composed of twelve texts from the books Tudo bem? Português para a nova geração and Bem-vindo! A língua portuguesa no mundo da comunicação. Text choice had semantic character: the chosen texts are about Brazilian people and/or culture. This research has qualitative orientation (BAUER & GASKELL, 2003) and the analyses were based on the following research questions: How Brazilian culture and Brazilian people are represented in these books? What image these representations portray of Brazilian culture and Brazilian people? This research is based on the following theoretical assumptions: studies on social representation from the perspective of Systemic Functional Linguistics (HALLIDAY, 1994; EGGINS 1994; GHIO AND FERNÁNDEZ, 2008); studies of social representation (VAN LEEUWEN 1996, 2008); and studies on representation of events and Social Agents (FAIRCLOUGH, 2003). The analyses provide evidence that the representation of Brazilian people in these books does not show racial and cultural diversity, presenting the image of white people taking precedence over black people, native Brazilians, and other groups, which demonstrates that these books continue to expose stereotypes that no longer make sense within the social context in which they are employed.Instituto de Letras (IL)Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)Programa de Pós-Graduação em LinguísticaSilva, Edna Cristina Muniz daPedrozo, Jeane Antonio2014-08-15T15:52:06Z2014-08-15T15:52:06Z2014-08-152014-06-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEDROZO, Jeane Antonio. Representação do povo brasileiro em livros de português como segunda língua. 2014. 182 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16094A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-25T17:25:06Zoai:repositorio.unb.br:10482/16094Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-25T17:25:06Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Representação do povo basileiro em livros de português como segunda língua
title Representação do povo basileiro em livros de português como segunda língua
spellingShingle Representação do povo basileiro em livros de português como segunda língua
Pedrozo, Jeane Antonio
Língua portuguesa - estudo e ensino - falantes estrangeiros
Livros didáticos - língua portuguesa
Linguística
Identidade social - Brasil
title_short Representação do povo basileiro em livros de português como segunda língua
title_full Representação do povo basileiro em livros de português como segunda língua
title_fullStr Representação do povo basileiro em livros de português como segunda língua
title_full_unstemmed Representação do povo basileiro em livros de português como segunda língua
title_sort Representação do povo basileiro em livros de português como segunda língua
author Pedrozo, Jeane Antonio
author_facet Pedrozo, Jeane Antonio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Edna Cristina Muniz da
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedrozo, Jeane Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa - estudo e ensino - falantes estrangeiros
Livros didáticos - língua portuguesa
Linguística
Identidade social - Brasil
topic Língua portuguesa - estudo e ensino - falantes estrangeiros
Livros didáticos - língua portuguesa
Linguística
Identidade social - Brasil
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-15T15:52:06Z
2014-08-15T15:52:06Z
2014-08-15
2014-06-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEDROZO, Jeane Antonio. Representação do povo brasileiro em livros de português como segunda língua. 2014. 182 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/16094
identifier_str_mv PEDROZO, Jeane Antonio. Representação do povo brasileiro em livros de português como segunda língua. 2014. 182 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/16094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508406296281089