Trajetórias formativas de musicistas negros no pós-abolição (1890-1930)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48467 https://doi.org/10.1590/2175-6236116429vs01 https://doi.org/10.1590/2175-6236116429vs02 https://orcid.org/0000-0003-4149-680X https://orcid.org/0000-0001-8204-0732 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo visibilizar as memórias de musicistas negros acerca de suas trajetórias formativas no pós-abolição carioca (1890-1930). A partir da análise de entrevistas orais do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS), procura-se mostrar os valores e saberes que tais musicistas consideravam importantes para a sua formação e a maneira como entenderam e viveram a educação. Focalizamos as estratégias empreendidas para acessar a escola e os conhecimentos formais, situando suas experiências nos debates historiográficos sobre educação escolar e sublinhando a agência da população negra. Nossa análise constata que tais sujeitos foram relativamente exitosos em suas tentativas de aquisição de saberes escolares, mesmo quando a escola não esteve ao seu alcance, e jamais ignoraram a importância de tais saberes. Também evidenciamos a operação de poderosas barreiras socioraciais ao acesso e permanência desses musicistas na escola. |
id |
UNB_3373549ea209946d25091bdcb1d29197 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/48467 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Trajetórias formativas de musicistas negros no pós-abolição (1890-1930)Formative trajectories of black musicians in post-abolition (1890-1930)Pós-aboliçãoNegros - educaçãoMusicistas negrosEste artigo tem por objetivo visibilizar as memórias de musicistas negros acerca de suas trajetórias formativas no pós-abolição carioca (1890-1930). A partir da análise de entrevistas orais do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS), procura-se mostrar os valores e saberes que tais musicistas consideravam importantes para a sua formação e a maneira como entenderam e viveram a educação. Focalizamos as estratégias empreendidas para acessar a escola e os conhecimentos formais, situando suas experiências nos debates historiográficos sobre educação escolar e sublinhando a agência da população negra. Nossa análise constata que tais sujeitos foram relativamente exitosos em suas tentativas de aquisição de saberes escolares, mesmo quando a escola não esteve ao seu alcance, e jamais ignoraram a importância de tais saberes. Também evidenciamos a operação de poderosas barreiras socioraciais ao acesso e permanência desses musicistas na escola.This paper seeks to construct visibility to black musicians’ memories about their own formative trajectories in post abolition Rio de Janeiro (1890-1930). Analyzing oral interviews from Museum of Image and Sound of Rio de Janeiro, we show some values and knowledges which those musicians considered important for their formation, as well as their comprehension and experiences of education. We focus on the strategies they used to access school and formal knowledge, their intellectual protagonism in this process, and situate their thoughts and experiences in the historiographic debates on school education in post-abolition Rio. The analysis shows: that these subjects were relatively successful in their attempts to acquire school knowledges even without having broad access to schools and that they never ignored the importance of such knowledge. It also presents evidence of enormous inequalities and racial barriers to their access to formal education.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de EducaçãoUniversidade Federal FluminenseUniversidade de BrasíliaLima, Lurian José Reis da SilvaSilva, Ana Tereza Reis da2024-06-28T13:49:39Z2024-06-28T13:49:39Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfLIMA, Lurian José Reis da Silva; SILVA, Ana Tereza Reis da. Trajetórias formativas de musicistas negros no pós-abolição (1890-1930). Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 47, p. e116429, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-6236116429vs01. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/Dx6HkqN64K8PgdkTHrMRrFR/?lang=pt#. Acesso em: 28 jun. 2024. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________LIMA, Lurian José Reis da Silva; SILVA, Ana Tereza Reis da. Formative trajectories of black musicians in post-abolition (1890-1930). Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 47, p. e116429, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-6236116429vs02. https://www.scielo.br/j/edreal/a/Dx6HkqN64K8PgdkTHrMRrFR/?lang=en. Acesso em: 28 jun. 2024.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48467https://doi.org/10.1590/2175-6236116429vs01https://doi.org/10.1590/2175-6236116429vs02https://orcid.org/0000-0003-4149-680Xhttps://orcid.org/0000-0001-8204-0732porengEste é um artigo de acesso aberto distribuído sob os termos de uma Licen ça Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Disponível em: <http:// creativecommons.org/licenses/by/4.0>.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-06-28T13:49:39Zoai:repositorio.unb.br:10482/48467Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-06-28T13:49:39Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trajetórias formativas de musicistas negros no pós-abolição (1890-1930) Formative trajectories of black musicians in post-abolition (1890-1930) |
title |
Trajetórias formativas de musicistas negros no pós-abolição (1890-1930) |
spellingShingle |
Trajetórias formativas de musicistas negros no pós-abolição (1890-1930) Lima, Lurian José Reis da Silva Pós-abolição Negros - educação Musicistas negros |
title_short |
Trajetórias formativas de musicistas negros no pós-abolição (1890-1930) |
title_full |
Trajetórias formativas de musicistas negros no pós-abolição (1890-1930) |
title_fullStr |
Trajetórias formativas de musicistas negros no pós-abolição (1890-1930) |
title_full_unstemmed |
Trajetórias formativas de musicistas negros no pós-abolição (1890-1930) |
title_sort |
Trajetórias formativas de musicistas negros no pós-abolição (1890-1930) |
author |
Lima, Lurian José Reis da Silva |
author_facet |
Lima, Lurian José Reis da Silva Silva, Ana Tereza Reis da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Ana Tereza Reis da |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Universidade de Brasília |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Lurian José Reis da Silva Silva, Ana Tereza Reis da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pós-abolição Negros - educação Musicistas negros |
topic |
Pós-abolição Negros - educação Musicistas negros |
description |
Este artigo tem por objetivo visibilizar as memórias de musicistas negros acerca de suas trajetórias formativas no pós-abolição carioca (1890-1930). A partir da análise de entrevistas orais do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS), procura-se mostrar os valores e saberes que tais musicistas consideravam importantes para a sua formação e a maneira como entenderam e viveram a educação. Focalizamos as estratégias empreendidas para acessar a escola e os conhecimentos formais, situando suas experiências nos debates historiográficos sobre educação escolar e sublinhando a agência da população negra. Nossa análise constata que tais sujeitos foram relativamente exitosos em suas tentativas de aquisição de saberes escolares, mesmo quando a escola não esteve ao seu alcance, e jamais ignoraram a importância de tais saberes. Também evidenciamos a operação de poderosas barreiras socioraciais ao acesso e permanência desses musicistas na escola. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2024-06-28T13:49:39Z 2024-06-28T13:49:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, Lurian José Reis da Silva; SILVA, Ana Tereza Reis da. Trajetórias formativas de musicistas negros no pós-abolição (1890-1930). Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 47, p. e116429, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-6236116429vs01. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/Dx6HkqN64K8PgdkTHrMRrFR/?lang=pt#. Acesso em: 28 jun. 2024. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ LIMA, Lurian José Reis da Silva; SILVA, Ana Tereza Reis da. Formative trajectories of black musicians in post-abolition (1890-1930). Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 47, p. e116429, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-6236116429vs02. https://www.scielo.br/j/edreal/a/Dx6HkqN64K8PgdkTHrMRrFR/?lang=en. Acesso em: 28 jun. 2024. http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48467 https://doi.org/10.1590/2175-6236116429vs01 https://doi.org/10.1590/2175-6236116429vs02 https://orcid.org/0000-0003-4149-680X https://orcid.org/0000-0001-8204-0732 |
identifier_str_mv |
LIMA, Lurian José Reis da Silva; SILVA, Ana Tereza Reis da. Trajetórias formativas de musicistas negros no pós-abolição (1890-1930). Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 47, p. e116429, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-6236116429vs01. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/Dx6HkqN64K8PgdkTHrMRrFR/?lang=pt#. Acesso em: 28 jun. 2024. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ LIMA, Lurian José Reis da Silva; SILVA, Ana Tereza Reis da. Formative trajectories of black musicians in post-abolition (1890-1930). Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 47, p. e116429, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-6236116429vs02. https://www.scielo.br/j/edreal/a/Dx6HkqN64K8PgdkTHrMRrFR/?lang=en. Acesso em: 28 jun. 2024. |
url |
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48467 https://doi.org/10.1590/2175-6236116429vs01 https://doi.org/10.1590/2175-6236116429vs02 https://orcid.org/0000-0003-4149-680X https://orcid.org/0000-0001-8204-0732 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508299329994752 |