Metodologias de custos aplicáveis ao ensino público : ensino profissional, teoria do capital humano e custo-aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Abimael de Jesus Barros
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Batista, Ana Paula de Melo, Tavares, Eduardo Caetano Tavares Caetano, Sousa, Marco Aurélio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23781
Resumo: O objetivo geral da pesquisa foi identificar metodologias de custo-aluno aplicadas ao ensino. O Plano Nacional de Educação, no que tange aos cursos técnicos, propõe medidas arrojadas que, se forem colocadas em prática, contribuirão para consolidar esse segmento de ensino. A metodologia aplicada neste estudo foi construída em três partes, a primeira trata da contextualização histórica do ensino profissional no Brasil, a segunda relaciona a Teoria do Capital Humano aos cursos de formação profissional, e a terceira, de uma revisão da literatura quanto às metodologias de apuração do custo-aluno no ensino público. A Teoria do Capital Humano, utilizada na pesquisa como suporte teórico, preconiza que os gastos em educação devem ser tratados como investimento, daí surge a relação entre qualificação profissional e melhores rendimentos futuros. As metodologias de custo-aluno mais citadas na revisão de literatura foram realizadas por Schwartzman (1994), Reinert (2005), Tribunal de Contas da União (TCU) (2002) e FORPLAD (2003).
id UNB_33da9e79109060aadc7c8b20707847d2
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/23781
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Metodologias de custos aplicáveis ao ensino público : ensino profissional, teoria do capital humano e custo-alunoMethods of costs applicable to public education : professional education, theory of human capital and cost-studentMetodologiaEnsinoPlano Nacional de Educação (Brasil)O objetivo geral da pesquisa foi identificar metodologias de custo-aluno aplicadas ao ensino. O Plano Nacional de Educação, no que tange aos cursos técnicos, propõe medidas arrojadas que, se forem colocadas em prática, contribuirão para consolidar esse segmento de ensino. A metodologia aplicada neste estudo foi construída em três partes, a primeira trata da contextualização histórica do ensino profissional no Brasil, a segunda relaciona a Teoria do Capital Humano aos cursos de formação profissional, e a terceira, de uma revisão da literatura quanto às metodologias de apuração do custo-aluno no ensino público. A Teoria do Capital Humano, utilizada na pesquisa como suporte teórico, preconiza que os gastos em educação devem ser tratados como investimento, daí surge a relação entre qualificação profissional e melhores rendimentos futuros. As metodologias de custo-aluno mais citadas na revisão de literatura foram realizadas por Schwartzman (1994), Reinert (2005), Tribunal de Contas da União (TCU) (2002) e FORPLAD (2003).The overall objective of the research was to identify methodologies for cost-student applied to teaching. The National Education Plan, with respect to technical courses, proposes bold measures that, if put in place, will contribute to consolidating this educational segment. The methodology used in this study was built in three parts: the first one deals with the historical context of vocational education in Brazil, the second relates to the Human Capital Theory to vocational training courses, and the third, in a review of the literature regarding the calculation methods the cost per student in public education. The Theory of Human Capital, used in research as theoretical support, calls for spending on education should be treated as an investment; there arises the relationship between professional qualification and better future performance. Methodologies for cost-student most cited in the literature review were performed by Schwartzman (1994), Reinert (2005), the Federal Audit Court (TCU) (2002) and FORPLAD (2003).Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)UNIABEU Centro Universitário2017-07-04T16:33:14Z2017-07-04T16:33:14Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCOSTA, Abimael de Jesus Barros et al. Metodologias de custos aplicáveis ao ensino público: ensino profissional, teoria do capital humano e custo-aluno. Revista UNIABEU, v. 8, n. 20, p. 1-16, 2015. Disponível em: <http://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1935/pdf_170>. Acesso em: 28 jun. 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/23781Revista UNIABEU - Declaração de Direito Autoral Os direitos são do autor, com direito de primeira publicação para a revista, a ser mencionado em outras publicações. Revista UNIABEU está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs. Fonte: http://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 27 jun. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Abimael de Jesus BarrosBatista, Ana Paula de MeloTavares, Eduardo Caetano Tavares CaetanoSousa, Marco Aurélio deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T18:14:36Zoai:repositorio.unb.br:10482/23781Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T18:14:36Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias de custos aplicáveis ao ensino público : ensino profissional, teoria do capital humano e custo-aluno
Methods of costs applicable to public education : professional education, theory of human capital and cost-student
title Metodologias de custos aplicáveis ao ensino público : ensino profissional, teoria do capital humano e custo-aluno
spellingShingle Metodologias de custos aplicáveis ao ensino público : ensino profissional, teoria do capital humano e custo-aluno
Costa, Abimael de Jesus Barros
Metodologia
Ensino
Plano Nacional de Educação (Brasil)
title_short Metodologias de custos aplicáveis ao ensino público : ensino profissional, teoria do capital humano e custo-aluno
title_full Metodologias de custos aplicáveis ao ensino público : ensino profissional, teoria do capital humano e custo-aluno
title_fullStr Metodologias de custos aplicáveis ao ensino público : ensino profissional, teoria do capital humano e custo-aluno
title_full_unstemmed Metodologias de custos aplicáveis ao ensino público : ensino profissional, teoria do capital humano e custo-aluno
title_sort Metodologias de custos aplicáveis ao ensino público : ensino profissional, teoria do capital humano e custo-aluno
author Costa, Abimael de Jesus Barros
author_facet Costa, Abimael de Jesus Barros
Batista, Ana Paula de Melo
Tavares, Eduardo Caetano Tavares Caetano
Sousa, Marco Aurélio de
author_role author
author2 Batista, Ana Paula de Melo
Tavares, Eduardo Caetano Tavares Caetano
Sousa, Marco Aurélio de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Abimael de Jesus Barros
Batista, Ana Paula de Melo
Tavares, Eduardo Caetano Tavares Caetano
Sousa, Marco Aurélio de
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia
Ensino
Plano Nacional de Educação (Brasil)
topic Metodologia
Ensino
Plano Nacional de Educação (Brasil)
description O objetivo geral da pesquisa foi identificar metodologias de custo-aluno aplicadas ao ensino. O Plano Nacional de Educação, no que tange aos cursos técnicos, propõe medidas arrojadas que, se forem colocadas em prática, contribuirão para consolidar esse segmento de ensino. A metodologia aplicada neste estudo foi construída em três partes, a primeira trata da contextualização histórica do ensino profissional no Brasil, a segunda relaciona a Teoria do Capital Humano aos cursos de formação profissional, e a terceira, de uma revisão da literatura quanto às metodologias de apuração do custo-aluno no ensino público. A Teoria do Capital Humano, utilizada na pesquisa como suporte teórico, preconiza que os gastos em educação devem ser tratados como investimento, daí surge a relação entre qualificação profissional e melhores rendimentos futuros. As metodologias de custo-aluno mais citadas na revisão de literatura foram realizadas por Schwartzman (1994), Reinert (2005), Tribunal de Contas da União (TCU) (2002) e FORPLAD (2003).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2017-07-04T16:33:14Z
2017-07-04T16:33:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Abimael de Jesus Barros et al. Metodologias de custos aplicáveis ao ensino público: ensino profissional, teoria do capital humano e custo-aluno. Revista UNIABEU, v. 8, n. 20, p. 1-16, 2015. Disponível em: <http://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1935/pdf_170>. Acesso em: 28 jun. 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/23781
identifier_str_mv COSTA, Abimael de Jesus Barros et al. Metodologias de custos aplicáveis ao ensino público: ensino profissional, teoria do capital humano e custo-aluno. Revista UNIABEU, v. 8, n. 20, p. 1-16, 2015. Disponível em: <http://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1935/pdf_170>. Acesso em: 28 jun. 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/23781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIABEU Centro Universitário
publisher.none.fl_str_mv UNIABEU Centro Universitário
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580893857742848