Metodologias de custos aplicáveis ao ensino público : ensino profissional, teoria do capital humano e custo-aluno
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/23781 |
Resumo: | O objetivo geral da pesquisa foi identificar metodologias de custo-aluno aplicadas ao ensino. O Plano Nacional de Educação, no que tange aos cursos técnicos, propõe medidas arrojadas que, se forem colocadas em prática, contribuirão para consolidar esse segmento de ensino. A metodologia aplicada neste estudo foi construída em três partes, a primeira trata da contextualização histórica do ensino profissional no Brasil, a segunda relaciona a Teoria do Capital Humano aos cursos de formação profissional, e a terceira, de uma revisão da literatura quanto às metodologias de apuração do custo-aluno no ensino público. A Teoria do Capital Humano, utilizada na pesquisa como suporte teórico, preconiza que os gastos em educação devem ser tratados como investimento, daí surge a relação entre qualificação profissional e melhores rendimentos futuros. As metodologias de custo-aluno mais citadas na revisão de literatura foram realizadas por Schwartzman (1994), Reinert (2005), Tribunal de Contas da União (TCU) (2002) e FORPLAD (2003). |
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Metodologias de custos aplicáveis ao ensino público : ensino profissional, teoria do capital humano e custo-alunoMethods of costs applicable to public education : professional education, theory of human capital and cost-studentMetodologiaEnsinoPlano Nacional de Educação (Brasil)O objetivo geral da pesquisa foi identificar metodologias de custo-aluno aplicadas ao ensino. O Plano Nacional de Educação, no que tange aos cursos técnicos, propõe medidas arrojadas que, se forem colocadas em prática, contribuirão para consolidar esse segmento de ensino. A metodologia aplicada neste estudo foi construída em três partes, a primeira trata da contextualização histórica do ensino profissional no Brasil, a segunda relaciona a Teoria do Capital Humano aos cursos de formação profissional, e a terceira, de uma revisão da literatura quanto às metodologias de apuração do custo-aluno no ensino público. A Teoria do Capital Humano, utilizada na pesquisa como suporte teórico, preconiza que os gastos em educação devem ser tratados como investimento, daí surge a relação entre qualificação profissional e melhores rendimentos futuros. As metodologias de custo-aluno mais citadas na revisão de literatura foram realizadas por Schwartzman (1994), Reinert (2005), Tribunal de Contas da União (TCU) (2002) e FORPLAD (2003).The overall objective of the research was to identify methodologies for cost-student applied to teaching. The National Education Plan, with respect to technical courses, proposes bold measures that, if put in place, will contribute to consolidating this educational segment. The methodology used in this study was built in three parts: the first one deals with the historical context of vocational education in Brazil, the second relates to the Human Capital Theory to vocational training courses, and the third, in a review of the literature regarding the calculation methods the cost per student in public education. The Theory of Human Capital, used in research as theoretical support, calls for spending on education should be treated as an investment; there arises the relationship between professional qualification and better future performance. Methodologies for cost-student most cited in the literature review were performed by Schwartzman (1994), Reinert (2005), the Federal Audit Court (TCU) (2002) and FORPLAD (2003).Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)UNIABEU Centro Universitário2017-07-04T16:33:14Z2017-07-04T16:33:14Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCOSTA, Abimael de Jesus Barros et al. Metodologias de custos aplicáveis ao ensino público: ensino profissional, teoria do capital humano e custo-aluno. Revista UNIABEU, v. 8, n. 20, p. 1-16, 2015. Disponível em: <http://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1935/pdf_170>. Acesso em: 28 jun. 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/23781Revista UNIABEU - Declaração de Direito Autoral Os direitos são do autor, com direito de primeira publicação para a revista, a ser mencionado em outras publicações. Revista UNIABEU está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs. Fonte: http://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 27 jun. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Abimael de Jesus BarrosBatista, Ana Paula de MeloTavares, Eduardo Caetano Tavares CaetanoSousa, Marco Aurélio deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T18:14:36Zoai:repositorio.unb.br:10482/23781Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T18:14:36Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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O objetivo geral da pesquisa foi identificar metodologias de custo-aluno aplicadas ao ensino. O Plano Nacional de Educação, no que tange aos cursos técnicos, propõe medidas arrojadas que, se forem colocadas em prática, contribuirão para consolidar esse segmento de ensino. A metodologia aplicada neste estudo foi construída em três partes, a primeira trata da contextualização histórica do ensino profissional no Brasil, a segunda relaciona a Teoria do Capital Humano aos cursos de formação profissional, e a terceira, de uma revisão da literatura quanto às metodologias de apuração do custo-aluno no ensino público. A Teoria do Capital Humano, utilizada na pesquisa como suporte teórico, preconiza que os gastos em educação devem ser tratados como investimento, daí surge a relação entre qualificação profissional e melhores rendimentos futuros. As metodologias de custo-aluno mais citadas na revisão de literatura foram realizadas por Schwartzman (1994), Reinert (2005), Tribunal de Contas da União (TCU) (2002) e FORPLAD (2003). |
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