Metodologias de ensino na formação inicial de professores: caracterização das disciplinas voltadas ao processo de ensino e aprendizagem de propostas metodológicas para o ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Luiz Gustavo da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238805
Resumo: O presente trabalho parte da problemática existente com relação a um dos elementos mais importantes do planejamento didático-pedagógico dos professores, a metodologia. Esse conceito se apresenta polissêmico, acarretando problemas para o desenvolvimento de novos conceitos entre pesquisadores da área de ensino. Para entender melhor a questão da polissemia, foi realizada uma pesquisa documental do tipo qualitativa , buscando nos sites das Instituições de Ensino Superior documentos como os Planos de Ensino, que foram analisados e discutidos com base nos objetivos, apontando aproximações e afastamentos entre nosso referencial teórico e o que está prescrito na ementas das disciplinas que se prezam a ensinar metodologias nos cursos de formação inicial de professores de Biologia, Física e Química da UNESP. Desse modo, permitiu-se compreender as propostas metodológicas historicamente consolidadas na área, até a atribuição de sentido e significado ao material analisado, com base exclusivamente nos dados levantados, observando-se uma diversidade em como os professores formadores elaboram suas disciplinas, e apresentam uma variedade de termos que são classificados como sendo metodologia. Os resultados gerados por meio dessa investigação visam agregar conhecimentos que possam contribuir com o campo de formação inicial de professores.
id UNSP_c416d154a9971c1045561b54e72789ae
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/238805
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Metodologias de ensino na formação inicial de professores: caracterização das disciplinas voltadas ao processo de ensino e aprendizagem de propostas metodológicas para o ensino de ciênciasTeaching methodologies in initial teacher training: characterization of disciplines focused on the teaching and learning process of methodological proposals for science teachingMetodologiaPlanos de aulaEnsino superiorProfessoresLicenciaturaO presente trabalho parte da problemática existente com relação a um dos elementos mais importantes do planejamento didático-pedagógico dos professores, a metodologia. Esse conceito se apresenta polissêmico, acarretando problemas para o desenvolvimento de novos conceitos entre pesquisadores da área de ensino. Para entender melhor a questão da polissemia, foi realizada uma pesquisa documental do tipo qualitativa , buscando nos sites das Instituições de Ensino Superior documentos como os Planos de Ensino, que foram analisados e discutidos com base nos objetivos, apontando aproximações e afastamentos entre nosso referencial teórico e o que está prescrito na ementas das disciplinas que se prezam a ensinar metodologias nos cursos de formação inicial de professores de Biologia, Física e Química da UNESP. Desse modo, permitiu-se compreender as propostas metodológicas historicamente consolidadas na área, até a atribuição de sentido e significado ao material analisado, com base exclusivamente nos dados levantados, observando-se uma diversidade em como os professores formadores elaboram suas disciplinas, e apresentam uma variedade de termos que são classificados como sendo metodologia. Os resultados gerados por meio dessa investigação visam agregar conhecimentos que possam contribuir com o campo de formação inicial de professores.The present work departs from the existing problem in relation to one of the most important elements of teacher’s didactic-pedagogical planning, the methodology. This concept is polysemy, a qualitative documentary research was carried out for further document analysis, searching the websites of Higher Education Institutions for documents such as Teaching Plans, which were analyzed and discussed based on the objectives, pointing out similarities and differences between our theoretical framework and what is prescribed in the syllabus of disciplines that value teaching methodologies in initial training courses for Biology, Physics and Chemistry teachers at UNESP. In this way, it was possible to understand the methodological proposals historically consolidated in the area, until the attribution of meaning to the analyzed material, based exclusively on the collected data, observing a diversity in how the teacher trainers elaborate their disciplines, and present a variety of terms that are classified as methodology. The results generated through this investigation aim to add knowledge that can contribute to the field of initial teacher training.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bego, Amadeu Moura [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rocha, Luiz Gustavo da Silva2023-01-18T12:33:02Z2023-01-18T12:33:02Z2022-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238805porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-02T06:03:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238805Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:45:17.384570Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias de ensino na formação inicial de professores: caracterização das disciplinas voltadas ao processo de ensino e aprendizagem de propostas metodológicas para o ensino de ciências
Teaching methodologies in initial teacher training: characterization of disciplines focused on the teaching and learning process of methodological proposals for science teaching
title Metodologias de ensino na formação inicial de professores: caracterização das disciplinas voltadas ao processo de ensino e aprendizagem de propostas metodológicas para o ensino de ciências
spellingShingle Metodologias de ensino na formação inicial de professores: caracterização das disciplinas voltadas ao processo de ensino e aprendizagem de propostas metodológicas para o ensino de ciências
Rocha, Luiz Gustavo da Silva
Metodologia
Planos de aula
Ensino superior
Professores
Licenciatura
title_short Metodologias de ensino na formação inicial de professores: caracterização das disciplinas voltadas ao processo de ensino e aprendizagem de propostas metodológicas para o ensino de ciências
title_full Metodologias de ensino na formação inicial de professores: caracterização das disciplinas voltadas ao processo de ensino e aprendizagem de propostas metodológicas para o ensino de ciências
title_fullStr Metodologias de ensino na formação inicial de professores: caracterização das disciplinas voltadas ao processo de ensino e aprendizagem de propostas metodológicas para o ensino de ciências
title_full_unstemmed Metodologias de ensino na formação inicial de professores: caracterização das disciplinas voltadas ao processo de ensino e aprendizagem de propostas metodológicas para o ensino de ciências
title_sort Metodologias de ensino na formação inicial de professores: caracterização das disciplinas voltadas ao processo de ensino e aprendizagem de propostas metodológicas para o ensino de ciências
author Rocha, Luiz Gustavo da Silva
author_facet Rocha, Luiz Gustavo da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bego, Amadeu Moura [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Luiz Gustavo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia
Planos de aula
Ensino superior
Professores
Licenciatura
topic Metodologia
Planos de aula
Ensino superior
Professores
Licenciatura
description O presente trabalho parte da problemática existente com relação a um dos elementos mais importantes do planejamento didático-pedagógico dos professores, a metodologia. Esse conceito se apresenta polissêmico, acarretando problemas para o desenvolvimento de novos conceitos entre pesquisadores da área de ensino. Para entender melhor a questão da polissemia, foi realizada uma pesquisa documental do tipo qualitativa , buscando nos sites das Instituições de Ensino Superior documentos como os Planos de Ensino, que foram analisados e discutidos com base nos objetivos, apontando aproximações e afastamentos entre nosso referencial teórico e o que está prescrito na ementas das disciplinas que se prezam a ensinar metodologias nos cursos de formação inicial de professores de Biologia, Física e Química da UNESP. Desse modo, permitiu-se compreender as propostas metodológicas historicamente consolidadas na área, até a atribuição de sentido e significado ao material analisado, com base exclusivamente nos dados levantados, observando-se uma diversidade em como os professores formadores elaboram suas disciplinas, e apresentam uma variedade de termos que são classificados como sendo metodologia. Os resultados gerados por meio dessa investigação visam agregar conhecimentos que possam contribuir com o campo de formação inicial de professores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-16
2023-01-18T12:33:02Z
2023-01-18T12:33:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/238805
url http://hdl.handle.net/11449/238805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128271966011392