Metodologias de ensino na formação inicial de professores: caracterização das disciplinas voltadas ao processo de ensino e aprendizagem de propostas metodológicas para o ensino de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/238805 |
Resumo: | O presente trabalho parte da problemática existente com relação a um dos elementos mais importantes do planejamento didático-pedagógico dos professores, a metodologia. Esse conceito se apresenta polissêmico, acarretando problemas para o desenvolvimento de novos conceitos entre pesquisadores da área de ensino. Para entender melhor a questão da polissemia, foi realizada uma pesquisa documental do tipo qualitativa , buscando nos sites das Instituições de Ensino Superior documentos como os Planos de Ensino, que foram analisados e discutidos com base nos objetivos, apontando aproximações e afastamentos entre nosso referencial teórico e o que está prescrito na ementas das disciplinas que se prezam a ensinar metodologias nos cursos de formação inicial de professores de Biologia, Física e Química da UNESP. Desse modo, permitiu-se compreender as propostas metodológicas historicamente consolidadas na área, até a atribuição de sentido e significado ao material analisado, com base exclusivamente nos dados levantados, observando-se uma diversidade em como os professores formadores elaboram suas disciplinas, e apresentam uma variedade de termos que são classificados como sendo metodologia. Os resultados gerados por meio dessa investigação visam agregar conhecimentos que possam contribuir com o campo de formação inicial de professores. |
id |
UNSP_c416d154a9971c1045561b54e72789ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/238805 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Metodologias de ensino na formação inicial de professores: caracterização das disciplinas voltadas ao processo de ensino e aprendizagem de propostas metodológicas para o ensino de ciênciasTeaching methodologies in initial teacher training: characterization of disciplines focused on the teaching and learning process of methodological proposals for science teachingMetodologiaPlanos de aulaEnsino superiorProfessoresLicenciaturaO presente trabalho parte da problemática existente com relação a um dos elementos mais importantes do planejamento didático-pedagógico dos professores, a metodologia. Esse conceito se apresenta polissêmico, acarretando problemas para o desenvolvimento de novos conceitos entre pesquisadores da área de ensino. Para entender melhor a questão da polissemia, foi realizada uma pesquisa documental do tipo qualitativa , buscando nos sites das Instituições de Ensino Superior documentos como os Planos de Ensino, que foram analisados e discutidos com base nos objetivos, apontando aproximações e afastamentos entre nosso referencial teórico e o que está prescrito na ementas das disciplinas que se prezam a ensinar metodologias nos cursos de formação inicial de professores de Biologia, Física e Química da UNESP. Desse modo, permitiu-se compreender as propostas metodológicas historicamente consolidadas na área, até a atribuição de sentido e significado ao material analisado, com base exclusivamente nos dados levantados, observando-se uma diversidade em como os professores formadores elaboram suas disciplinas, e apresentam uma variedade de termos que são classificados como sendo metodologia. Os resultados gerados por meio dessa investigação visam agregar conhecimentos que possam contribuir com o campo de formação inicial de professores.The present work departs from the existing problem in relation to one of the most important elements of teacher’s didactic-pedagogical planning, the methodology. This concept is polysemy, a qualitative documentary research was carried out for further document analysis, searching the websites of Higher Education Institutions for documents such as Teaching Plans, which were analyzed and discussed based on the objectives, pointing out similarities and differences between our theoretical framework and what is prescribed in the syllabus of disciplines that value teaching methodologies in initial training courses for Biology, Physics and Chemistry teachers at UNESP. In this way, it was possible to understand the methodological proposals historically consolidated in the area, until the attribution of meaning to the analyzed material, based exclusively on the collected data, observing a diversity in how the teacher trainers elaborate their disciplines, and present a variety of terms that are classified as methodology. The results generated through this investigation aim to add knowledge that can contribute to the field of initial teacher training.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bego, Amadeu Moura [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rocha, Luiz Gustavo da Silva2023-01-18T12:33:02Z2023-01-18T12:33:02Z2022-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238805porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-02T06:03:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238805Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:45:17.384570Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias de ensino na formação inicial de professores: caracterização das disciplinas voltadas ao processo de ensino e aprendizagem de propostas metodológicas para o ensino de ciências Teaching methodologies in initial teacher training: characterization of disciplines focused on the teaching and learning process of methodological proposals for science teaching |
title |
Metodologias de ensino na formação inicial de professores: caracterização das disciplinas voltadas ao processo de ensino e aprendizagem de propostas metodológicas para o ensino de ciências |
spellingShingle |
Metodologias de ensino na formação inicial de professores: caracterização das disciplinas voltadas ao processo de ensino e aprendizagem de propostas metodológicas para o ensino de ciências Rocha, Luiz Gustavo da Silva Metodologia Planos de aula Ensino superior Professores Licenciatura |
title_short |
Metodologias de ensino na formação inicial de professores: caracterização das disciplinas voltadas ao processo de ensino e aprendizagem de propostas metodológicas para o ensino de ciências |
title_full |
Metodologias de ensino na formação inicial de professores: caracterização das disciplinas voltadas ao processo de ensino e aprendizagem de propostas metodológicas para o ensino de ciências |
title_fullStr |
Metodologias de ensino na formação inicial de professores: caracterização das disciplinas voltadas ao processo de ensino e aprendizagem de propostas metodológicas para o ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
Metodologias de ensino na formação inicial de professores: caracterização das disciplinas voltadas ao processo de ensino e aprendizagem de propostas metodológicas para o ensino de ciências |
title_sort |
Metodologias de ensino na formação inicial de professores: caracterização das disciplinas voltadas ao processo de ensino e aprendizagem de propostas metodológicas para o ensino de ciências |
author |
Rocha, Luiz Gustavo da Silva |
author_facet |
Rocha, Luiz Gustavo da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bego, Amadeu Moura [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Luiz Gustavo da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia Planos de aula Ensino superior Professores Licenciatura |
topic |
Metodologia Planos de aula Ensino superior Professores Licenciatura |
description |
O presente trabalho parte da problemática existente com relação a um dos elementos mais importantes do planejamento didático-pedagógico dos professores, a metodologia. Esse conceito se apresenta polissêmico, acarretando problemas para o desenvolvimento de novos conceitos entre pesquisadores da área de ensino. Para entender melhor a questão da polissemia, foi realizada uma pesquisa documental do tipo qualitativa , buscando nos sites das Instituições de Ensino Superior documentos como os Planos de Ensino, que foram analisados e discutidos com base nos objetivos, apontando aproximações e afastamentos entre nosso referencial teórico e o que está prescrito na ementas das disciplinas que se prezam a ensinar metodologias nos cursos de formação inicial de professores de Biologia, Física e Química da UNESP. Desse modo, permitiu-se compreender as propostas metodológicas historicamente consolidadas na área, até a atribuição de sentido e significado ao material analisado, com base exclusivamente nos dados levantados, observando-se uma diversidade em como os professores formadores elaboram suas disciplinas, e apresentam uma variedade de termos que são classificados como sendo metodologia. Os resultados gerados por meio dessa investigação visam agregar conhecimentos que possam contribuir com o campo de formação inicial de professores. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-16 2023-01-18T12:33:02Z 2023-01-18T12:33:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/238805 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/238805 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128271966011392 |