O perfil dos estudantes e a realidade do ensino de língua portuguesa em Guiné-Bissau
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36358 https://doi.org/10.1590/010318138654232462591 |
Resumo: | Objetivamos, neste trabalho, investigar o perfil linguístico de estudantes guineenses e algumas características do material didático empregado para o ensino de língua portuguesa em Guiné-Bissau, com o intuito de estabelecer um comparativo entre as necessidades dos aprendentes e o que é ofertado para o aprendizado de português. Como subsídio teórico para discussão, consideramos, dentre outros, Almeida Filho (2005), Spinassé (2006), Carvalho (2011), Mendes (2011), Alves (2012), Sellan (2012) e Schoffen (2012). O corpus empregado na investigação é constituído de questionário aplicado a 50 estudantes guineenses do ensino superior da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e de material didático de língua portuguesa empregado nas séries iniciais em Guiné-Bissau. Os resultados apontam diferentes fatores influenciadores da aprendizagem, como inadequação do material, idade de aquisição da língua portuguesa e procedimentos de ensino. |
id |
UNB_3465c012817b77738908d63310e3dfa0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/36358 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
O perfil dos estudantes e a realidade do ensino de língua portuguesa em Guiné-BissauThe profile of the students and the reality of portuguese language teaching in Guinea-BissauLíngua portuguesa - estudo e ensinoMaterial didáticoLíngua portuguesa - Guiné-BissauObjetivamos, neste trabalho, investigar o perfil linguístico de estudantes guineenses e algumas características do material didático empregado para o ensino de língua portuguesa em Guiné-Bissau, com o intuito de estabelecer um comparativo entre as necessidades dos aprendentes e o que é ofertado para o aprendizado de português. Como subsídio teórico para discussão, consideramos, dentre outros, Almeida Filho (2005), Spinassé (2006), Carvalho (2011), Mendes (2011), Alves (2012), Sellan (2012) e Schoffen (2012). O corpus empregado na investigação é constituído de questionário aplicado a 50 estudantes guineenses do ensino superior da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e de material didático de língua portuguesa empregado nas séries iniciais em Guiné-Bissau. Os resultados apontam diferentes fatores influenciadores da aprendizagem, como inadequação do material, idade de aquisição da língua portuguesa e procedimentos de ensino.The objective of this study is to investigate the linguistic profile of Guinean students and some characteristics of the didactic material used to teach Portuguese in Guiné-Bissau, in order to establish a comparison between the needs of learners and what is offered for learning of Portuguese. As a theoretical subsidy for discussion we consider, among others, Almeida Filho (2005), Spinassé (2006), Carvalho (2011), Mendes (2011), Alves (2012), Sellan (2012) and Schoffen (2012). The corpus used in the research is a questionnaire applied to 50 Guinean students of higher education at the University of International Integration of Afro-Brazilian Lusophony and Portuguese-language didactic material used in the initial series in Guinea-Bissau. The results point to different factors that influence learning, such as inadequacy of the material, age of acquisition of the Portuguese language and teaching procedures.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2020-01-24T10:30:27Z2020-01-24T10:30:27Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCÁ, Imelson Ntchala; RUBIO, Cássio Florêncio. O perfil dos estudantes e a realidade do ensino de língua portuguesa em Guiné-Bissau. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 58, n. 1, p. 389-421, jan./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/010318138654232462591. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132019000100389. Acesso em: 23 jan. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36358https://doi.org/10.1590/010318138654232462591(CC BY)info:eu-repo/semantics/openAccessCá, Imelson NtchalaRubio, Cássio Florêncioporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:47:19Zoai:repositorio.unb.br:10482/36358Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:47:19Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O perfil dos estudantes e a realidade do ensino de língua portuguesa em Guiné-Bissau The profile of the students and the reality of portuguese language teaching in Guinea-Bissau |
title |
O perfil dos estudantes e a realidade do ensino de língua portuguesa em Guiné-Bissau |
spellingShingle |
O perfil dos estudantes e a realidade do ensino de língua portuguesa em Guiné-Bissau Cá, Imelson Ntchala Língua portuguesa - estudo e ensino Material didático Língua portuguesa - Guiné-Bissau |
title_short |
O perfil dos estudantes e a realidade do ensino de língua portuguesa em Guiné-Bissau |
title_full |
O perfil dos estudantes e a realidade do ensino de língua portuguesa em Guiné-Bissau |
title_fullStr |
O perfil dos estudantes e a realidade do ensino de língua portuguesa em Guiné-Bissau |
title_full_unstemmed |
O perfil dos estudantes e a realidade do ensino de língua portuguesa em Guiné-Bissau |
title_sort |
O perfil dos estudantes e a realidade do ensino de língua portuguesa em Guiné-Bissau |
author |
Cá, Imelson Ntchala |
author_facet |
Cá, Imelson Ntchala Rubio, Cássio Florêncio |
author_role |
author |
author2 |
Rubio, Cássio Florêncio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cá, Imelson Ntchala Rubio, Cássio Florêncio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa - estudo e ensino Material didático Língua portuguesa - Guiné-Bissau |
topic |
Língua portuguesa - estudo e ensino Material didático Língua portuguesa - Guiné-Bissau |
description |
Objetivamos, neste trabalho, investigar o perfil linguístico de estudantes guineenses e algumas características do material didático empregado para o ensino de língua portuguesa em Guiné-Bissau, com o intuito de estabelecer um comparativo entre as necessidades dos aprendentes e o que é ofertado para o aprendizado de português. Como subsídio teórico para discussão, consideramos, dentre outros, Almeida Filho (2005), Spinassé (2006), Carvalho (2011), Mendes (2011), Alves (2012), Sellan (2012) e Schoffen (2012). O corpus empregado na investigação é constituído de questionário aplicado a 50 estudantes guineenses do ensino superior da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e de material didático de língua portuguesa empregado nas séries iniciais em Guiné-Bissau. Os resultados apontam diferentes fatores influenciadores da aprendizagem, como inadequação do material, idade de aquisição da língua portuguesa e procedimentos de ensino. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-01-24T10:30:27Z 2020-01-24T10:30:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CÁ, Imelson Ntchala; RUBIO, Cássio Florêncio. O perfil dos estudantes e a realidade do ensino de língua portuguesa em Guiné-Bissau. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 58, n. 1, p. 389-421, jan./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/010318138654232462591. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132019000100389. Acesso em: 23 jan. 2020. https://repositorio.unb.br/handle/10482/36358 https://doi.org/10.1590/010318138654232462591 |
identifier_str_mv |
CÁ, Imelson Ntchala; RUBIO, Cássio Florêncio. O perfil dos estudantes e a realidade do ensino de língua portuguesa em Guiné-Bissau. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 58, n. 1, p. 389-421, jan./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/010318138654232462591. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132019000100389. Acesso em: 23 jan. 2020. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36358 https://doi.org/10.1590/010318138654232462591 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
(CC BY) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
(CC BY) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508307603259392 |