E a história não acabou... : a representação da identidade de classe social no livro didático de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gabriel Nascimento dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20058
http://dx.doi.org/10.26512/2016.04.D.20058
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2016.
id UNB_354467738423e2a85f8d1e521f9eef26
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/20058
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling E a história não acabou... : a representação da identidade de classe social no livro didático de língua inglesaIdentidadeLivros didáticosClasses sociaisLíngua inglesa - estudo e ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2016.Esta pesquisa tem como objetivo analisar como as identidades de classe social são construídas/representadas no livro didático (doravante LD) de língua inglesa. Durante décadas o estudo sobre classes sociais passou despercebido nas ciências sociais (NORTON; TOOHEY, 2011; BLOCK, 2013), impossibilitando alguns olhares sobre como as identidades de classe social são construídas/representadas nas práticas sociais. Porém, num mundo globalizado onde a distância entre os que são incluídos e os que são excluídos muitas vezes são as tecnologias (BRETÃS, 2004), dentre diversos outros fenômenos socioeconômicos, políticos, históricos e culturais, é preciso retornar às classes sociais. No entanto, isso não é possível sem examinar as questões de como e por que as identidades são importantes na pós-modernidade. Os estudos sobre identidades elaboram um importante referencial teórico e analítico de como os sujeitos se constituem histórico e culturalmente, de modo a reivindicar lugares na sociedade. A identidade é, assim, uma constituição simbólica (WOODWARD, 2000) reivindicada pelos sujeitos para ocuparem os mais diversos espaços na sociedade. Desse modo, as políticas de identidade implicam que as identidades são construídas enquanto signos, destacando-se as relações de identidade de diferença, de modo que as duas são construídas mutuamente (SILVA, 2000; WOODWARD, 2000; HALL, 2000). Por outro lado, o LD é um lócus de construção/representação de identidades. Identidades etnicorraciais (FERREIRA; CAMARGO, 2014; JORGE, 2014), de sexualidade (TÍLIO; JÚNIOR, 2014) e classes sociais (SANTOS, 2013; MASTRELLA-DE-ANDRADE; RODRIGUES, 2014) são muito comuns no LD de língua inglesa. A forma como elas estão construídas reflete desigualdades de tratamento, subrepresentação e padronização, revelando que o LD é um espaço de poder. Enquanto espaço de poder, o LD é um item da indústria cultural, cuja história no Brasil representa poder (FREITAG et alli¸1989) e cuja utilização em sala de aula reflete legitimação enquanto instrumento de autoridade (CORACINI, 1999; GRIGOLETTO, 1999). Portanto, ao buscar analisar como as identidades de classe social estão representadas no LD de língua inglesa, adotamos enquanto referencial metodológico o paradigma da pesquisa interpretativista em Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 1994). Para análise dos dados, adotamos dois volumes de um LD utilizado em unidades do Centro Interescolar de Línguas do Distrito Federal. No LD analisamos como as identidades estão representadas a partir de três temáticas bastante exploradas pelo LD. São elas Bens de consumo, Lazer e Profissões. A partir dessas temáticas, chegamos à conclusão de que o LD constrói identidades excludentes de classe social majoritariamente caracterizadas com os capitais simbólicos das classes médias e classes mais favorecidas socialmente. Os dados apontam que há um continuum de subrepresentação e apagamento das identidades de classe social populares, permitindo destacar uma profunda divergência com as identidades da ampla maioria dos alunos da escola pública brasileira. Diante disso, esperamos que esta pesquisa tenha ressonância no contexto educacional brasileiro a fim de produzir diferença e reflexão por parte da sociedade e dos agentes educacionais.This research aims at analyzing how social class identities are constructed / represented in the English language coursebook (hereafter LD for Portuguese abbreviation). For decades the study of social class has remained disregarded in the social sciences (NORTON; TOOHEY, 2011; BLOCK, 2013), hindering some perspectives on how social class identities are constructed / represented in the social practices. In a globalized world where the gap between those who are included and those excluded are often technologies (BRETON, 2004), among some many other socioeconomic, political, historical and cultural phenomena, we need to return to social class issues. However, this is not possible without examining the questions of how and why the identities are important in post-modernity. Studies on identities integrate an important theoretical and analytical framework of how subjects are constituted historically, culturally so to claim places on society. Thus, the identity is a symbolic constitution (WOODWARD, 2000) claimed by the subject to occupy the various areas in society. Thus, identity politics indicates that identities are constructed as signs, highlighting the relation of identity and difference, so that both are mutually constructed (SILVA, 2000; WOODWARD, 2000; HALL, 2000). On the other hand, the coursebook is a locus of identity construction / representation. Racial (FERREIRA; CAMARGO, 2014; JORGE, 2014), sexual (TÍLIO; JÚNIOR, 2014) and social class identities (SANTOS, 2013; MASTRELLA-DE-ANDRADE; RODRIGUES, 2014) are very common in English coursebook. The way those identities are built reflects unequal treatment, under-representation and standardization, revealing that the coursebook is a locus of power. As a locus of power, the coursebook is an item of the cultural industry, whose history in Brazil is a power feature demonstration (FREITAG et alli¸1989) and its use in the classroom reflects legitimation as instrument of authority (CORACINI, 1999; GRIGOLETTO, 1999). Therefore, aiming at analyzing how social class identities are represented in the English coursebook, we adopted as a methodological framework the paradigm of interpretive research in Applied Linguistics (MOITA LOPES, 1994). For data analysis, we adopted two volumes of an English coursebook used at Centro Interescolar de Línguas do Distrito Federal. For coursebook analysis on how identities are represented, we adopted three themes very exploited on coursebook. They are Consumer goods, Leisure and Professions. By using those themes, we conclude that the coursebook represents privileged identities of social class mainly characterized with the symbolic capital of the middle classes and higher social classes. The data indicate that there is a continuum of under-representation and erasure of the popular social class identities, taking to a profound disagreement with the identities of the vast majority of students in Brazilian government schools. Therefore, we hope that this research become resonant in the Brazilian educational context in order to produce advance and reflection by the society and educational agents.Andrade, Mariana Rosa Mastrella deSantos, Gabriel Nascimento dos2016-04-29T13:51:44Z2016-04-29T13:51:44Z2016-04-292016-01-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Gabriel Nascimento dos. E a história não acabou...: a representação da identidade de classe social no livro didático de língua inglesa. 2016. 164 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/20058http://dx.doi.org/10.26512/2016.04.D.20058A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:32:02Zoai:repositorio.unb.br:10482/20058Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:32:02Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv E a história não acabou... : a representação da identidade de classe social no livro didático de língua inglesa
title E a história não acabou... : a representação da identidade de classe social no livro didático de língua inglesa
spellingShingle E a história não acabou... : a representação da identidade de classe social no livro didático de língua inglesa
Santos, Gabriel Nascimento dos
Identidade
Livros didáticos
Classes sociais
Língua inglesa - estudo e ensino
title_short E a história não acabou... : a representação da identidade de classe social no livro didático de língua inglesa
title_full E a história não acabou... : a representação da identidade de classe social no livro didático de língua inglesa
title_fullStr E a história não acabou... : a representação da identidade de classe social no livro didático de língua inglesa
title_full_unstemmed E a história não acabou... : a representação da identidade de classe social no livro didático de língua inglesa
title_sort E a história não acabou... : a representação da identidade de classe social no livro didático de língua inglesa
author Santos, Gabriel Nascimento dos
author_facet Santos, Gabriel Nascimento dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Mariana Rosa Mastrella de
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Gabriel Nascimento dos
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
Livros didáticos
Classes sociais
Língua inglesa - estudo e ensino
topic Identidade
Livros didáticos
Classes sociais
Língua inglesa - estudo e ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-29T13:51:44Z
2016-04-29T13:51:44Z
2016-04-29
2016-01-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Gabriel Nascimento dos. E a história não acabou...: a representação da identidade de classe social no livro didático de língua inglesa. 2016. 164 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/20058
http://dx.doi.org/10.26512/2016.04.D.20058
identifier_str_mv SANTOS, Gabriel Nascimento dos. E a história não acabou...: a representação da identidade de classe social no livro didático de língua inglesa. 2016. 164 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/20058
http://dx.doi.org/10.26512/2016.04.D.20058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508233742614528