Lazer no livro didático de inglês: identidades de classe social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1495 |
Resumo: | Resumo Considerando que as identidades são construções, formadas na língua, por meio dos discursos (NORTON, 2000); que o livro didático (LD) é figura de autoridade na sala de aula (CORACINI, 1999); e que, em geral, os LDs trazem o lazer como tema de suas unidades (TÍLIO, 2006), neste trabalho temos como objetivo analisar a maneira como a temática lazer no livro didático contribui para a construção de identidades de classe social, naturalizando desigualdades e reforçando a imagem de uma sociedade idealizada e livre de problemas. Palavras-chave: identidades; livro didático; classe social. Leisure activities in English textbooks: social class identity construction Abstract Considering that identities are constructions, formed in the language through discourses (NORTON, 20000); that textbooks are figures of authority in the language classroom (CORACINI, 1999) and that, in general, they include ‘leisure activities’ in their units and contents (TÍLIO, 2006), in this article we aim at analyzing how the topic leisure in English textbooks contributes to the construction of social class identities, naturalizing inequalities and reinforcing the image of an idealized, problem-free society. Keywords: Identities; textbooks; social class. |
id |
UNB-30_56c72201258f7667fe19427f17dcd84f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1495 |
network_acronym_str |
UNB-30 |
network_name_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Lazer no livro didático de inglês: identidades de classe socialIdentidades;Livro didático;Classe social;Linguística aplicada críticaResumo Considerando que as identidades são construções, formadas na língua, por meio dos discursos (NORTON, 2000); que o livro didático (LD) é figura de autoridade na sala de aula (CORACINI, 1999); e que, em geral, os LDs trazem o lazer como tema de suas unidades (TÍLIO, 2006), neste trabalho temos como objetivo analisar a maneira como a temática lazer no livro didático contribui para a construção de identidades de classe social, naturalizando desigualdades e reforçando a imagem de uma sociedade idealizada e livre de problemas. Palavras-chave: identidades; livro didático; classe social. Leisure activities in English textbooks: social class identity construction Abstract Considering that identities are constructions, formed in the language through discourses (NORTON, 20000); that textbooks are figures of authority in the language classroom (CORACINI, 1999) and that, in general, they include ‘leisure activities’ in their units and contents (TÍLIO, 2006), in this article we aim at analyzing how the topic leisure in English textbooks contributes to the construction of social class identities, naturalizing inequalities and reinforcing the image of an idealized, problem-free society. Keywords: Identities; textbooks; social class.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2017-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/149510.26512/rhla.v16i1.1495Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 16 No. 1 (2017)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 16 n. 1 (2017)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1495/1320Nascimento, GabrielMastrella-de-Andrade, Mariana Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-19T18:22:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1495Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:23.825321Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lazer no livro didático de inglês: identidades de classe social |
title |
Lazer no livro didático de inglês: identidades de classe social |
spellingShingle |
Lazer no livro didático de inglês: identidades de classe social Nascimento, Gabriel Identidades; Livro didático; Classe social; Linguística aplicada crítica |
title_short |
Lazer no livro didático de inglês: identidades de classe social |
title_full |
Lazer no livro didático de inglês: identidades de classe social |
title_fullStr |
Lazer no livro didático de inglês: identidades de classe social |
title_full_unstemmed |
Lazer no livro didático de inglês: identidades de classe social |
title_sort |
Lazer no livro didático de inglês: identidades de classe social |
author |
Nascimento, Gabriel |
author_facet |
Nascimento, Gabriel Mastrella-de-Andrade, Mariana Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Mastrella-de-Andrade, Mariana Rosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Gabriel Mastrella-de-Andrade, Mariana Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidades; Livro didático; Classe social; Linguística aplicada crítica |
topic |
Identidades; Livro didático; Classe social; Linguística aplicada crítica |
description |
Resumo Considerando que as identidades são construções, formadas na língua, por meio dos discursos (NORTON, 2000); que o livro didático (LD) é figura de autoridade na sala de aula (CORACINI, 1999); e que, em geral, os LDs trazem o lazer como tema de suas unidades (TÍLIO, 2006), neste trabalho temos como objetivo analisar a maneira como a temática lazer no livro didático contribui para a construção de identidades de classe social, naturalizando desigualdades e reforçando a imagem de uma sociedade idealizada e livre de problemas. Palavras-chave: identidades; livro didático; classe social. Leisure activities in English textbooks: social class identity construction Abstract Considering that identities are constructions, formed in the language through discourses (NORTON, 20000); that textbooks are figures of authority in the language classroom (CORACINI, 1999) and that, in general, they include ‘leisure activities’ in their units and contents (TÍLIO, 2006), in this article we aim at analyzing how the topic leisure in English textbooks contributes to the construction of social class identities, naturalizing inequalities and reinforcing the image of an idealized, problem-free society. Keywords: Identities; textbooks; social class. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1495 10.26512/rhla.v16i1.1495 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1495 |
identifier_str_mv |
10.26512/rhla.v16i1.1495 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1495/1320 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 16 No. 1 (2017) Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 16 n. 1 (2017) 2237-0951 1677-9770 reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
collection |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesla@gmail.com |
_version_ |
1797051345382932480 |