Lazer no livro didático de inglês: identidades de classe social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Gabriel
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mastrella-de-Andrade, Mariana Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1495
Resumo: Resumo Considerando que as identidades são construções, formadas na língua, por meio dos discursos (NORTON, 2000); que o livro didático (LD) é figura de autoridade na sala de aula (CORACINI, 1999); e que, em geral, os LDs trazem o lazer como tema de suas unidades (TÍLIO, 2006), neste trabalho temos como objetivo analisar a maneira como a temática lazer no livro didático contribui para a construção de identidades de classe social, naturalizando desigualdades e reforçando a imagem de uma sociedade idealizada e livre de problemas. Palavras-chave: identidades; livro didático; classe social.   Leisure activities in English textbooks: social class identity construction  Abstract Considering that identities are constructions, formed in the language through discourses (NORTON, 20000); that textbooks are figures of authority in the language classroom (CORACINI, 1999) and that, in general, they include ‘leisure activities’ in their units and contents (TÍLIO, 2006), in this article we aim at analyzing how the topic leisure in English textbooks contributes to the construction of social class identities, naturalizing inequalities and reinforcing the image of an idealized, problem-free society. Keywords: Identities; textbooks; social class.
id UNB-30_56c72201258f7667fe19427f17dcd84f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1495
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling Lazer no livro didático de inglês: identidades de classe socialIdentidades;Livro didático;Classe social;Linguística aplicada críticaResumo Considerando que as identidades são construções, formadas na língua, por meio dos discursos (NORTON, 2000); que o livro didático (LD) é figura de autoridade na sala de aula (CORACINI, 1999); e que, em geral, os LDs trazem o lazer como tema de suas unidades (TÍLIO, 2006), neste trabalho temos como objetivo analisar a maneira como a temática lazer no livro didático contribui para a construção de identidades de classe social, naturalizando desigualdades e reforçando a imagem de uma sociedade idealizada e livre de problemas. Palavras-chave: identidades; livro didático; classe social.   Leisure activities in English textbooks: social class identity construction  Abstract Considering that identities are constructions, formed in the language through discourses (NORTON, 20000); that textbooks are figures of authority in the language classroom (CORACINI, 1999) and that, in general, they include ‘leisure activities’ in their units and contents (TÍLIO, 2006), in this article we aim at analyzing how the topic leisure in English textbooks contributes to the construction of social class identities, naturalizing inequalities and reinforcing the image of an idealized, problem-free society. Keywords: Identities; textbooks; social class.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2017-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/149510.26512/rhla.v16i1.1495Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 16 No. 1 (2017)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 16 n. 1 (2017)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1495/1320Nascimento, GabrielMastrella-de-Andrade, Mariana Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-19T18:22:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1495Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:23.825321Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Lazer no livro didático de inglês: identidades de classe social
title Lazer no livro didático de inglês: identidades de classe social
spellingShingle Lazer no livro didático de inglês: identidades de classe social
Nascimento, Gabriel
Identidades;
Livro didático;
Classe social;
Linguística aplicada crítica
title_short Lazer no livro didático de inglês: identidades de classe social
title_full Lazer no livro didático de inglês: identidades de classe social
title_fullStr Lazer no livro didático de inglês: identidades de classe social
title_full_unstemmed Lazer no livro didático de inglês: identidades de classe social
title_sort Lazer no livro didático de inglês: identidades de classe social
author Nascimento, Gabriel
author_facet Nascimento, Gabriel
Mastrella-de-Andrade, Mariana Rosa
author_role author
author2 Mastrella-de-Andrade, Mariana Rosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Gabriel
Mastrella-de-Andrade, Mariana Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Identidades;
Livro didático;
Classe social;
Linguística aplicada crítica
topic Identidades;
Livro didático;
Classe social;
Linguística aplicada crítica
description Resumo Considerando que as identidades são construções, formadas na língua, por meio dos discursos (NORTON, 2000); que o livro didático (LD) é figura de autoridade na sala de aula (CORACINI, 1999); e que, em geral, os LDs trazem o lazer como tema de suas unidades (TÍLIO, 2006), neste trabalho temos como objetivo analisar a maneira como a temática lazer no livro didático contribui para a construção de identidades de classe social, naturalizando desigualdades e reforçando a imagem de uma sociedade idealizada e livre de problemas. Palavras-chave: identidades; livro didático; classe social.   Leisure activities in English textbooks: social class identity construction  Abstract Considering that identities are constructions, formed in the language through discourses (NORTON, 20000); that textbooks are figures of authority in the language classroom (CORACINI, 1999) and that, in general, they include ‘leisure activities’ in their units and contents (TÍLIO, 2006), in this article we aim at analyzing how the topic leisure in English textbooks contributes to the construction of social class identities, naturalizing inequalities and reinforcing the image of an idealized, problem-free society. Keywords: Identities; textbooks; social class.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1495
10.26512/rhla.v16i1.1495
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1495
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v16i1.1495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1495/1320
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 16 No. 1 (2017)
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 16 n. 1 (2017)
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051345382932480