Jovens negras no ensino médio público e privado no DF : um estudo comparado e interseccional sobre suas vivências e percepções do racismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cintra, Éllen Daiane
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32722
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.
id UNB_3548eb928ea55addd21047d4cedfc5b6
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/32722
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Jovens negras no ensino médio público e privado no DF : um estudo comparado e interseccional sobre suas vivências e percepções do racismoRelações étnico-raciaisEducação - relações raciaisNegros - educaçãoMulheres negras - educaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.A presente dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa Estudos Comparados em Educação (ECOE) do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e no âmbito do Grupo de Pesquisa GERAJU - Gerações e Juventude. Analisa através de uma análise comparada e interseccional dos discursos de jovens negras no ensino médio em uma escola pública e uma escola particular no Distrito Federal, como o racismo e a discriminação se articulam na construção das relações sociais dentro e fora da escola. Este olhar parte da raça, gênero e classe como conceitos e ferramenta metodológica para compreender a relação dessas jovens com a cidade e a família, sua trajetória escolar, as experiências de racismo e discriminação dentro e fora da escola, as relações entre classes sociais e suas perspectivas de futuro. A pesquisa empírica contou com a realização de cinco grupos de discussão e a reconstrução destas informações com base no Método Documentário, que se encontra na Sociologia do Conhecimento de Karl Mannheim. Buscou-se compreender e comparar as orientações coletivas das jovens no que concernem suas perspectivas em relação ao preconceito e ao racismo e as estratégias adotadas no enfrentamento das discriminações. Concluímos que a discriminação e o racismo afetam as jovens negras e suas relações sociais e que as escolas têm papel representativo na reprodução destes processos. Ressaltamos o potencial transformador da educação e das ferramentas educativas que corroboram com a educação e a prática antirracista.The present dissertation was developed in the Comparative Studies in Education (ECOE) research area of the Graduate Program of the School of Education of University of Brasília and within the research Group GERAJU - Generations and Youth. Through a comparative and interseccional analysis of the discourses of black young females in a public and a private high school, it analyzes how racism and discrimination are articulated in the construction of social relations inside and outside school. This look considers race, gender and class as concepts and an analytical tool to understand their relationship with the city and the family, their school trajectory, experiences of racism and discrimination inside and outside school, relationships between social classes and prospects for the future. The empirical research consisted of five discussion groups and the reconstruction of this information was based on the Documentary Method, which is part of the Sociology of Knowledge of Karl Mannheim. The aim was to understand and compare the collective orientations of these young women regarding their perspectives in relation to prejudice and racism and the strategies adopted to fight discrimination. We conclude that discrimination and racism affect black girls and their social relationships and that schools have a key role in the reproduction of these processes. We emphasize transformative potential of education and the educational tools that corroborate with antiracist education and practice.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoWeller, WivianCintra, Éllen Daiane2018-09-28T17:35:47Z2018-09-28T17:35:47Z2018-09-282018-04-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCINTRA, Éllen Daiane. Jovens negras no ensino médio público e privado no DF: um estudo comparado e interseccional sobre suas vivências e percepções do racismo. 2018. 216 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/32722A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T20:36:59Zoai:repositorio.unb.br:10482/32722Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T20:36:59Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Jovens negras no ensino médio público e privado no DF : um estudo comparado e interseccional sobre suas vivências e percepções do racismo
title Jovens negras no ensino médio público e privado no DF : um estudo comparado e interseccional sobre suas vivências e percepções do racismo
spellingShingle Jovens negras no ensino médio público e privado no DF : um estudo comparado e interseccional sobre suas vivências e percepções do racismo
Cintra, Éllen Daiane
Relações étnico-raciais
Educação - relações raciais
Negros - educação
Mulheres negras - educação
title_short Jovens negras no ensino médio público e privado no DF : um estudo comparado e interseccional sobre suas vivências e percepções do racismo
title_full Jovens negras no ensino médio público e privado no DF : um estudo comparado e interseccional sobre suas vivências e percepções do racismo
title_fullStr Jovens negras no ensino médio público e privado no DF : um estudo comparado e interseccional sobre suas vivências e percepções do racismo
title_full_unstemmed Jovens negras no ensino médio público e privado no DF : um estudo comparado e interseccional sobre suas vivências e percepções do racismo
title_sort Jovens negras no ensino médio público e privado no DF : um estudo comparado e interseccional sobre suas vivências e percepções do racismo
author Cintra, Éllen Daiane
author_facet Cintra, Éllen Daiane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Weller, Wivian
dc.contributor.author.fl_str_mv Cintra, Éllen Daiane
dc.subject.por.fl_str_mv Relações étnico-raciais
Educação - relações raciais
Negros - educação
Mulheres negras - educação
topic Relações étnico-raciais
Educação - relações raciais
Negros - educação
Mulheres negras - educação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-28T17:35:47Z
2018-09-28T17:35:47Z
2018-09-28
2018-04-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CINTRA, Éllen Daiane. Jovens negras no ensino médio público e privado no DF: um estudo comparado e interseccional sobre suas vivências e percepções do racismo. 2018. 216 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/32722
identifier_str_mv CINTRA, Éllen Daiane. Jovens negras no ensino médio público e privado no DF: um estudo comparado e interseccional sobre suas vivências e percepções do racismo. 2018. 216 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/32722
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508410962444288