O fenômeno do ingresso crescente de crianças estrangeiras na escola pública regular do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Marilena Somavilla Bomfim de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Santos, Percília Lopes Cassemiro dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9893
Resumo: Este artigo procede de uma dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade de Brasília, sob a orientação da Prof. Dr. Percília Santos, Coordenadora do Programa de Ensino e Pesquisa de Português para Falantes de Outras Línguas (PEPPFOL): Disponível em: <http://repositorio.bce.unb.br/handle/10482/4956>.
id UNB_36d776210a60f1e87e8fc2c46767bdff
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/9893
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O fenômeno do ingresso crescente de crianças estrangeiras na escola pública regular do Distrito FederalAquisição da segunda línguaLíngua portuguesa - estudo e ensino - falantes estrangeirosPolítica linguísticaEste artigo procede de uma dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade de Brasília, sob a orientação da Prof. Dr. Percília Santos, Coordenadora do Programa de Ensino e Pesquisa de Português para Falantes de Outras Línguas (PEPPFOL): Disponível em: <http://repositorio.bce.unb.br/handle/10482/4956>.Alunos estrangeiros (AEs) são matriculados nas escolas públicas do Distrito Federal (DF) e frequentam as aulas sem saber o português. Desconhecendo a língua de escolarização, eles têm enfrentado dificuldades que tornam a comunicação inviável, tolhendo-lhes a integração e o desempenho escolar. A finalidade dessa pesquisa foi revisar a legislação que ampara o direito do aluno estrangeiro à matrícula nas escolas da Secretaria de Estado de Educação do DF (SEDF) a fim de que os participantes do processo de ensino conheçam os documentos oficiais que regulam o acesso e a integração dos AEs no sistema público de ensino do DF. O estudo, de natureza investigativa e documental, fundamentou-se nos procedimentos metodológicos do estudo de caso. Os resultados revelaram que, embora a legislação brasileira garanta aos AEs o acesso à educação, os órgãos educacionais do DF não têm reconhecido a existência dos problemas oriundos da baixa proficiência linguística em português desses alunos, tampouco suscitado reflexão sobre a questão. Esta pesquisa revelou a demanda por uma política linguística específica dos órgãos reguladores de ensino, garantindo uma intervenção didática particular para implementar o processo de aprendizagem da língua alvo pelos AEs até que consigam acompanhar as séries condizentes com a faixa etária do fluxo escolar, na qual o português é o veículo educacional. _________________________________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTForeign students (FS) are being enrolled in public schools in the Brazilian Federal District (Distrito Federal, DF) even though they don’t speak Portuguese. Attending classes without knowing the standard language spoken in school has made communication impossible for them and impaired their academic performance and socialization process. The purpose of this research was to review the Brazilian Law that enforces the right of FS’s enrollment in schools of SEDF, in order to make those involved in the educational process acknowledge current Official Documentation, which governs FS’ access and integration into the public school system in the DF. The study, investigative and documentary in nature, was based on the methodological procedures of the case study. The results revealed that although Brazilian law guarantees FS’ access to education, the educational official agencies in the DF have neither recognized the existence of problems stemming from FS’s lack of proficiency in the Portuguese language, nor thought about the issue raised. This survey revealed the demand for a specific language policy of regulators of education in the DF, ensuring a particular didactic intervention to implement the process of learning the target language by the FS, and thus lessening the impact on language barrier until they can keep up with the grades that are suitable for the age range of school transition, where Portuguese is the educational vehicle.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da Universidade de Brasília2012-01-24T13:20:54Z2012-01-24T13:20:54Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfANDRADE, Marilena Somavilla Bomfim de; SANTOS, Percília Lopes Cassemiro dos. O fenômeno do ingresso crescente de crianças estrangeiras na escola pública regular do Distrito Federal. Horizontes de Linguística Aplicada, Brasília, v. 9, n. 2, p. 37-60, 2010. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/5664>. Acesso em: 24 jan. 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9893http://repositorio.bce.unb.br/handle/10482/4956A Revista Horizontes de Linguística Aplicada está sob licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0)). Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/search/authors/view?firstName=Percília&middleName=Lopes%20Cassemiro%20dos&lastName=Santos&affiliation=Universidade%20de%20Brasília&cou. Acesso em: 01 fev. 2012.info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Marilena Somavilla Bomfim deSantos, Percília Lopes Cassemiro dosporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:44:32Zoai:repositorio.unb.br:10482/9893Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:44:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O fenômeno do ingresso crescente de crianças estrangeiras na escola pública regular do Distrito Federal
title O fenômeno do ingresso crescente de crianças estrangeiras na escola pública regular do Distrito Federal
spellingShingle O fenômeno do ingresso crescente de crianças estrangeiras na escola pública regular do Distrito Federal
Andrade, Marilena Somavilla Bomfim de
Aquisição da segunda língua
Língua portuguesa - estudo e ensino - falantes estrangeiros
Política linguística
title_short O fenômeno do ingresso crescente de crianças estrangeiras na escola pública regular do Distrito Federal
title_full O fenômeno do ingresso crescente de crianças estrangeiras na escola pública regular do Distrito Federal
title_fullStr O fenômeno do ingresso crescente de crianças estrangeiras na escola pública regular do Distrito Federal
title_full_unstemmed O fenômeno do ingresso crescente de crianças estrangeiras na escola pública regular do Distrito Federal
title_sort O fenômeno do ingresso crescente de crianças estrangeiras na escola pública regular do Distrito Federal
author Andrade, Marilena Somavilla Bomfim de
author_facet Andrade, Marilena Somavilla Bomfim de
Santos, Percília Lopes Cassemiro dos
author_role author
author2 Santos, Percília Lopes Cassemiro dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Marilena Somavilla Bomfim de
Santos, Percília Lopes Cassemiro dos
dc.subject.por.fl_str_mv Aquisição da segunda língua
Língua portuguesa - estudo e ensino - falantes estrangeiros
Política linguística
topic Aquisição da segunda língua
Língua portuguesa - estudo e ensino - falantes estrangeiros
Política linguística
description Este artigo procede de uma dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade de Brasília, sob a orientação da Prof. Dr. Percília Santos, Coordenadora do Programa de Ensino e Pesquisa de Português para Falantes de Outras Línguas (PEPPFOL): Disponível em: <http://repositorio.bce.unb.br/handle/10482/4956>.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2012-01-24T13:20:54Z
2012-01-24T13:20:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRADE, Marilena Somavilla Bomfim de; SANTOS, Percília Lopes Cassemiro dos. O fenômeno do ingresso crescente de crianças estrangeiras na escola pública regular do Distrito Federal. Horizontes de Linguística Aplicada, Brasília, v. 9, n. 2, p. 37-60, 2010. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/5664>. Acesso em: 24 jan. 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9893
identifier_str_mv ANDRADE, Marilena Somavilla Bomfim de; SANTOS, Percília Lopes Cassemiro dos. O fenômeno do ingresso crescente de crianças estrangeiras na escola pública regular do Distrito Federal. Horizontes de Linguística Aplicada, Brasília, v. 9, n. 2, p. 37-60, 2010. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/5664>. Acesso em: 24 jan. 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/9893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.bce.unb.br/handle/10482/4956
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508204710690816