Sobre as características do espaço arquitetônico facilitadoras do ensino/aprendizagem na universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Choas, Mona Lisa Lobo de Souza
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22929
http://dx.doi.org/10.26512/2016.10.T.22929
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2016.
id UNB_370af7de1c7d997d9ff8082e01790a9b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/22929
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Sobre as características do espaço arquitetônico facilitadoras do ensino/aprendizagem na universidadeAprendizagemEspaço (Arquitetura)Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2016.Esta tese discute a relevância do espaço arquitetônico como facilitador do processo de ensino e a aprendizagem. Utiliza metodologia analítica fundamentada na pesquisa bibliográfica para conhecer a visão das áreas da arquitetura e da pedagogia sobre o tema e identificar atributos espaciais relevantes para facilitação do ensino. A pesquisa demonstrou que existem recorrências apontando os campos disciplinares do conforto ambiental, ergonomia e psicologia ambiental o que permitiu a identificação de quadro de referência de atributos e parâmetros, suas possibilidades de espacialização e a relevância para o ensino e a aprendizagem a ser utilizado como apoio a formulação de programas de necessidades arquitetônicas, ou seja: na primeira etapa do processo de elaboração de um projeto de arquitetura. Utilizando a análise multicritério de apoio à decisão esse conjunto de características do espaço arquitetônico facilitadoras do ensino/aprendizagem foi validado com pesquisa empírica junto aos professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. A escolha da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão – MCDA-C para construção do modelo de avaliação mostrou-se adequada para contemplar a validação de um tema complexo que envolveu múltiplos critérios e subcritérios (atributos e parâmetros) do espaço arquitetônico. Com os resultados obtidos foi definido um modelo de arquitetura da informação para ser utilizado como insumo a elaboração do programa de necessidades de espaços de ensino/aprendizagem. Apesar do fato de que a subjetividade é parte inerente ao processo de projeto, um procedimento metodológico é importante para aumentar as bases científicas do projeto. Nessa direção, a pesquisa vem mostrar a necessidade de se utilizar uma metodologia para a elaboração de programa de necessidade, que contemple informação de parâmetros facilitadores do ensino/aprendizagem, como norteadora para arquitetos e profissionais da área de arquitetura.This thesis discusses the relevance of architectural space as a facilitator of teaching and learning process. Uses analytical methodology based on bibliographic research to know the view of the areas of architecture and pedagogy on the subject and identify relevant spatial attributes for facilitating teaching. Research has shown that there are recurrences pointing disciplinary fields of environmental comfort, ergonomics and environmental psychology which allowed attributes framework ID and parameters, their spatial possibilities and relevance to the teaching and learning to be used as support the formulation of architectural needs programs, ie: in the first stage of the process of developing an architectural project. Using the multi-criteria analysis to support the decision that set of characteristics of architectural space facilitative teaching / learning has been validated with empirical research with the Faculty of Architecture and Urbanism at the University of Brasilia. The choice of Multicriteria Methodology Decision Support - MCDA-C Construction of the evaluation model was appropriate to consider the validation of a complex issue involving multiple criteria and sub-criteria (attributes and parameters) the architectural space. With the results defined an information architecture model to be used as input to the preparation of the program of teaching spaces / learning needs. Despite the fact that subjectivity is an inherent part of the design process, a methodological procedure is important to increase the scientific bases of the project. In this direction, the study shows the need to use a methodology for the preparation of need program, covering facilitators parameters information of teaching / learning as guiding for architects and architecture professionals.Bezerra, Maria do Carmo de LimaLima-Marques, MamedeChoas, Mona Lisa Lobo de Souza2017-03-16T13:56:07Z2017-03-16T13:56:07Z2017-03-162016-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCHOAS, Mona Lisa Lobo de Souza. Sobre as características do espaço arquitetônico facilitadoras do ensino/aprendizagem na universidade. 2016. 411 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/22929http://dx.doi.org/10.26512/2016.10.T.22929A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-27T18:43:59Zoai:repositorio.unb.br:10482/22929Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-27T18:43:59Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre as características do espaço arquitetônico facilitadoras do ensino/aprendizagem na universidade
title Sobre as características do espaço arquitetônico facilitadoras do ensino/aprendizagem na universidade
spellingShingle Sobre as características do espaço arquitetônico facilitadoras do ensino/aprendizagem na universidade
Choas, Mona Lisa Lobo de Souza
Aprendizagem
Espaço (Arquitetura)
title_short Sobre as características do espaço arquitetônico facilitadoras do ensino/aprendizagem na universidade
title_full Sobre as características do espaço arquitetônico facilitadoras do ensino/aprendizagem na universidade
title_fullStr Sobre as características do espaço arquitetônico facilitadoras do ensino/aprendizagem na universidade
title_full_unstemmed Sobre as características do espaço arquitetônico facilitadoras do ensino/aprendizagem na universidade
title_sort Sobre as características do espaço arquitetônico facilitadoras do ensino/aprendizagem na universidade
author Choas, Mona Lisa Lobo de Souza
author_facet Choas, Mona Lisa Lobo de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bezerra, Maria do Carmo de Lima
Lima-Marques, Mamede
dc.contributor.author.fl_str_mv Choas, Mona Lisa Lobo de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Espaço (Arquitetura)
topic Aprendizagem
Espaço (Arquitetura)
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-25
2017-03-16T13:56:07Z
2017-03-16T13:56:07Z
2017-03-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CHOAS, Mona Lisa Lobo de Souza. Sobre as características do espaço arquitetônico facilitadoras do ensino/aprendizagem na universidade. 2016. 411 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/22929
http://dx.doi.org/10.26512/2016.10.T.22929
identifier_str_mv CHOAS, Mona Lisa Lobo de Souza. Sobre as características do espaço arquitetônico facilitadoras do ensino/aprendizagem na universidade. 2016. 411 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/22929
http://dx.doi.org/10.26512/2016.10.T.22929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508170696982528