Currículos plenos dos cursos de graduação em ciências contábeis : uma análise de grades curriculares recentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cheibub, Theocrito Pereira
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38993
Resumo: Dissertação (mestrado)—Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, UnB, UFPB, UFPE, UFRN, 2003.
id UNB_372f444fbb6965c8a61a26b04bd2f1ff
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/38993
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Currículos plenos dos cursos de graduação em ciências contábeis : uma análise de grades curriculares recentesContabilidade - estudo e ensinoPerfil profissionalCurrículo educacionalAtuação profissionalDissertação (mestrado)—Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, UnB, UFPB, UFPE, UFRN, 2003.Há muito, já havia sido constatado que o ensino da Contabilidade não mais atendia às exigências decorrentes da evolução do seu ambiente de atuação. Muitos esforços foram desenvolvidos visando equacionar o problema e indicar soluções. Aqui são mencionados alguns desses esforços que, também, foram utilizados para orientar os propósitos desta dissertação. Em síntese, tais propósitos consistem em evidenciar aspectos significativos relacionados com grades curriculares dos cursos nacionais de Ciências Contábeis e emitir inferências a respeito. Assim, a seqüência bibliográfica deste trabalho consistiu em: evidenciar a defasagem entre o ensino e a prática profissional da Contabilidade; identificar aspectos pertinentes do mercado de trabalho e o que esse mercado requer do contador; delinear o perfil desejável para o contador; e identificar metodologias/práticas de ensino e estruturas (grades) curriculares adequadas à formação de contadores com o perfil requerido pelo atual ambiente profissional. Diante da impossibilidade de concentrar a pesquisa sobre projetos pedagógicos em poder do Ministério da Educação, recorreu-se aos meios eletrônicos a fim de coletar grades curriculares, indispensáveis à execução deste trabalho. A partir dessas grades curriculares, foi estruturado um banco de dados e, deste, foram derivadas três composições a serem investigadas. Quanto à primeira composição, foram investigadas diferenças e semelhanças, por grupos de disciplinas, em relação a três segmentos distintos (região geográfica, localização e tipo de administração/propriedade) e segundo três óticas diferentes (carga horária, quantidade e período), relativamente às disciplinas oferecidas. No que concerne à segunda composição (“ENFASES”), investigou-se possível importância (carga horária) conferida a diversas áreas de formação do contador. Finalmente, com base numa visão da International Federation of Accountants - IFAC, estruturou-se uma terceira composição segundo a qual foi investigado, ao nível daqueles segmentos, como os contadores estão sendo capacitados, no que concerne aos ATRIBUTOS necessários à sua qualificação profissional.Since long ago, it had already been evidenced that the Accounting teaching does not meet any more the current requirements from the evolution of its activity area. Many efforts were developed aiming to solve that problem and indicate solutions. Here are mentioned some of those efforts that also were used in guiding the purposes of this dissertation. In short, such purposes consist in making evident significant features related with the curricular grading of Brazilian Accounting Science courses, and in emitting inferences concerning this issue. Therefore, the bibliographical sequence of this work consisted in: evidencing the time lag between the Accounting teaching and professional practicing; identifying pertinent aspects of job market and market requirements for accountants; delineating the desirable profile for accountants; and identifying teaching methodologies/practices and adequate curricular structures (grating) for the graduation of accountants with the profile required by the current professional environment. Due to the impossibility of focusing such research on pedagogic projects under the Ministry of Education, it was utilized electronic resources to collect curricular gratings, which were essentials to accomplish this work. Starting from those curricular grating, a database was structured and from this, three compositions were derived to be investigated. With regard to the first composition, differences and similarities were investigated, by groups of disciplines, in concern to three different segments (geographical area, location and administration/purport types) and according three different views (hourly load, amount and period), relatively to the offered disciplines. With regard to the second composition ("EMPHASES”), the probable significance (hourly load) granted to several areas for the accountant graduation was investigated. Finally, based on a vision of International Federation of Accountants-IFAC, a third composition was structured, and upon that, it was investigated, at the level of those segments, how the accountants are being graduated in relation to the indispensable ATTRIBUTES for their professional qualification.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)Programa de Pós-Graduação em Ciências ContábeisMiranda, Luiz CarlosCheibub, Theocrito Pereira2020-07-06T10:53:36Z2020-07-06T10:53:36Z2020-07-062003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCHEIBUB, Theocrito Pereira. Currículos plenos dos cursos de graduação em ciências contábeis: Uma análise de grades curriculares recentes. 2003. 206 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)-Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, UnB/UFPB/UFPE/UFRN, Brasília, 2003.https://repositorio.unb.br/handle/10482/38993info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T13:01:23Zoai:repositorio.unb.br:10482/38993Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T13:01:23Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículos plenos dos cursos de graduação em ciências contábeis : uma análise de grades curriculares recentes
title Currículos plenos dos cursos de graduação em ciências contábeis : uma análise de grades curriculares recentes
spellingShingle Currículos plenos dos cursos de graduação em ciências contábeis : uma análise de grades curriculares recentes
Cheibub, Theocrito Pereira
Contabilidade - estudo e ensino
Perfil profissional
Currículo educacional
Atuação profissional
title_short Currículos plenos dos cursos de graduação em ciências contábeis : uma análise de grades curriculares recentes
title_full Currículos plenos dos cursos de graduação em ciências contábeis : uma análise de grades curriculares recentes
title_fullStr Currículos plenos dos cursos de graduação em ciências contábeis : uma análise de grades curriculares recentes
title_full_unstemmed Currículos plenos dos cursos de graduação em ciências contábeis : uma análise de grades curriculares recentes
title_sort Currículos plenos dos cursos de graduação em ciências contábeis : uma análise de grades curriculares recentes
author Cheibub, Theocrito Pereira
author_facet Cheibub, Theocrito Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Luiz Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Cheibub, Theocrito Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade - estudo e ensino
Perfil profissional
Currículo educacional
Atuação profissional
topic Contabilidade - estudo e ensino
Perfil profissional
Currículo educacional
Atuação profissional
description Dissertação (mestrado)—Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, UnB, UFPB, UFPE, UFRN, 2003.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2020-07-06T10:53:36Z
2020-07-06T10:53:36Z
2020-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CHEIBUB, Theocrito Pereira. Currículos plenos dos cursos de graduação em ciências contábeis: Uma análise de grades curriculares recentes. 2003. 206 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)-Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, UnB/UFPB/UFPE/UFRN, Brasília, 2003.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/38993
identifier_str_mv CHEIBUB, Theocrito Pereira. Currículos plenos dos cursos de graduação em ciências contábeis: Uma análise de grades curriculares recentes. 2003. 206 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)-Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, UnB/UFPB/UFPE/UFRN, Brasília, 2003.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/38993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508236220399616