As representações sociais dos professores de língua inglesa do Ensino Fundamental I
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/14806 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2013. |
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As representações sociais dos professores de língua inglesa do Ensino Fundamental ILíngua inglesa - estudo e ensinoProfessores de línguasIdentidade socialEnsino fundamentalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2013.O acelerado desenvolvimento dos meios de comunicação aliado aos avanços tecnológicos vem modificando a forma de comunicação entre as pessoas ao redor do mundo aumentando o interesse dessas pessoas em aprender línguas estrangeiras. Neste cenário, a língua inglesa vem se consolidando como língua de comunicação global (KUMARAVADILELU, 2006) adquirindo, segundo Gimenez (2010) o status de língua franca por ser na atualidade a língua mais falada no mundo entre pessoas de diferentes línguas maternas. Esse fato tem como consequência um número cada vez maior de pessoas interessadas em aprender a língua inglesa e a língua inglesa sendo inserida cada vez mais cedo na vida das crianças por meio do currículo das escolas particulares (TONELLI, 2008; ROCHA, 2006; SANTOS, 2005; PIRES, 2004; MIRANDA, 2003). Considerando o relevante papel que o professor desempenha no processo ensino-aprendizagem e por entender que conhecer a forma de pensar e agir desses professores pode contribuir para o sucesso da aprendizagem, esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar as representações sociais dos professores de língua inglesa (doravante LI) do primeiro ciclo (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental (doravante EFI) de escolas particulares do Distrito Federal sobre os seguintes aspectos: 1) a língua inglesa e sua importância no EF I; 2) sobre o perfil do professor de LI atuante no EFI e; 3) sobre o processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa no EFI. Para atingir esse objetivo, este trabalho teve como aporte teórico as diferentes terminologias empregadas para se referir á língua inglesa como língua de comunicação global a partir de alguns estudiosos como Mckay (2001), Kachru (1995), e Gimenez( 2010) e o conceito de World English proposto por Rajagopalan (2010, 2009, 2004); formação dos professores de LI para crianças (ROCHA, 2007; SANTOS, 2011, 2010, 2005, 2004; LIMA, 2004) e conceito de representações sociais sob a perspectiva teórica de Moscovici (2003), Jodelet (2001) e Celani e Magalhães (2002). Para a coleta dos dados foram utilizados dois instrumentos de pesquisa: um questionário e uma entrevista semi-estruturada. O resultado da análise dos dados demonstrou que as professoras consideram o ensino de língua inglesa ainda no EFI importante e justificam essa inserção por considerarem que quanto mais cedo as crianças tiverem contato com a língua inglesa mais facilidade terão durante o processo ensino-aprendizagem da mesma em situações futuras. As representações sociais das professoras apontaram para a importância do papel do professor bem como a necessidade de formação linguística e pedagógica para se trabalhar com crianças nesta faixa etária (SANTOS; 2011; ROCHA, 2007; LIMA, 2004). ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe fast development of the media coupled with technological advances has been changing the way of communication between people around the world by increasing the interest of these people to learn foreign languages . In this scenario, the English language has been consolidated as the language of global communication (KUMARAVADILELU, 2006) acquiring, according to Gimenez (2010) the status of a lingua franca as being the most spoken language in the world among people of different mother tongues. This has resulted in an increasing number of people interested in learning English and the English language being inserted earlier and earlier in children's lives through the curriculum of private schools (TONELLI, 2008; ROCHA, 2006; SANTOS, 2005, PIRES, 2004; MIRANDA, 2003). Considering the important role that the teacher plays in the teaching-learning process and understanding to know how to think and act these teachers can contribute to the success of learning, this study aimed to identify and analyze the social representations of English language teachers (hereafter LI ) of the first cycle ( 1st to 5th grade ) elementary school (hereafter EFI ) private schools of the Federal District on the following aspects : 1 ) the English language and its importance in EFI , 2) on the teacher's profile LI active in EFI and 3) on the process of teaching and learning of English in EFI . To achieve this goal , this work was theoretical different terminologies used to refer to English as the language of global communication from some scholars as McKay (2001), Kachru (1995), McAthur(2001), Gimenez (2010) and the concept of World English proposed by Rajagopalan ( 2010, 2009 , 2004), teacher education LI children (ROCHA , 2007; SANTOS , 2011, 2010 , 2005, 2004 ; LIMA , 2004) and the concept of social representations in the theoretical perspective of Moscovici (2003), Jodelet (2001) and Celani and Magalhães (2002). To collect data, we used two survey instruments: a questionnaire and a semi-structured interview. The result of the analysis of the data showed that the teachers consider teaching English in EFI still important and justify this inclusion by considering that the earlier children are in contact with the English language will be easier during the teaching-learning process in the same future situations. Social representations of the teachers pointed to the importance of the teacher's role and the need for linguistic and educational to work with children in this age group (SANTOS, 2011; ROCHA, 2007; LIMA, 2004).Instituto de Letras (IL)Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)Programa de Pós-Graduação em Linguística AplicadaSilva, Kleber Aparecido daGuedes, Carine Schenekenberg2013-12-10T13:32:32Z2013-12-10T13:32:32Z2013-12-102013-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGUEDES, Carine Schenekenberg. As representações sociais dos professores de língua inglesa do Ensino Fundamental I. 2013. xiv, 113 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14806A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-25T19:15:19Zoai:repositorio.unb.br:10482/14806Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-25T19:15:19Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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