(Re)Pensando a prática avaliativa nas disciplinas de graduação on-line em saúde da UnB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valle, Fernando dos Santos
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Alves, Elioenai Dornelles, Alves, Ana Paula Paz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1436
Resumo: Este estudo teve por objetivo investigar as estratégias utilizadas para realizar avaliação dos alunos da disciplina de graduação Promoção da Saúde 2, oferecida na modalidade semipresencial e on-line na UnB. Trata-se de um estudo qualitativo e fundamentado no gênero teórico para uma pesquisa. Aplicamos um questionário aos professores e aos alunos, elaborado a partir do plano da disciplina. Os resultados foram apresentados e discutidos à luz dos objetivos e podem ser conclusivos para o caráter processual e formativo da avaliação; coerência quantos aos critérios da avaliação proposta. Como aspectos facilitadores do processo educativo destacam-se as estratégias de ensino-aprendizagem realizadas, a acessibilidade ao material, os estímulos e incentivos da equipe envolvida e o aluno enquanto sujeito ativo do processo. Quanto aos aspectos dificultadores, registramos a distância do professor e do aluno em vários momentos, a dificuldade do docente em acompanhar o aluno fora do horário da disciplina e o desconhecimento do plano da disciplina por parte de alguns docentes.
id UNB_37eb97c4128621ca605e8812c3ed902d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/1436
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling (Re)Pensando a prática avaliativa nas disciplinas de graduação on-line em saúde da UnBAvaliação de disciplinaEnsino a distânciaEnsino e aprendizagemEste estudo teve por objetivo investigar as estratégias utilizadas para realizar avaliação dos alunos da disciplina de graduação Promoção da Saúde 2, oferecida na modalidade semipresencial e on-line na UnB. Trata-se de um estudo qualitativo e fundamentado no gênero teórico para uma pesquisa. Aplicamos um questionário aos professores e aos alunos, elaborado a partir do plano da disciplina. Os resultados foram apresentados e discutidos à luz dos objetivos e podem ser conclusivos para o caráter processual e formativo da avaliação; coerência quantos aos critérios da avaliação proposta. Como aspectos facilitadores do processo educativo destacam-se as estratégias de ensino-aprendizagem realizadas, a acessibilidade ao material, os estímulos e incentivos da equipe envolvida e o aluno enquanto sujeito ativo do processo. Quanto aos aspectos dificultadores, registramos a distância do professor e do aluno em vários momentos, a dificuldade do docente em acompanhar o aluno fora do horário da disciplina e o desconhecimento do plano da disciplina por parte de alguns docentes.2009-03-06T14:21:52Z2009-03-06T14:21:52Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVALLE, Fernando dos Santos; ALVES, Elioenai Dornelles; ALVES, Ana Paula Paz. (Re)Pensando a prática avaliativa nas disciplinas de graduação on-line em saúde da UnB. TE em Revista, Brasília, v. 1, n. 1, p. 93-108, jan/dez. 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/1436Valle, Fernando dos SantosAlves, Elioenai DornellesAlves, Ana Paula Pazinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T00:05:28Zoai:repositorio.unb.br:10482/1436Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T00:05:28Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv (Re)Pensando a prática avaliativa nas disciplinas de graduação on-line em saúde da UnB
title (Re)Pensando a prática avaliativa nas disciplinas de graduação on-line em saúde da UnB
spellingShingle (Re)Pensando a prática avaliativa nas disciplinas de graduação on-line em saúde da UnB
Valle, Fernando dos Santos
Avaliação de disciplina
Ensino a distância
Ensino e aprendizagem
title_short (Re)Pensando a prática avaliativa nas disciplinas de graduação on-line em saúde da UnB
title_full (Re)Pensando a prática avaliativa nas disciplinas de graduação on-line em saúde da UnB
title_fullStr (Re)Pensando a prática avaliativa nas disciplinas de graduação on-line em saúde da UnB
title_full_unstemmed (Re)Pensando a prática avaliativa nas disciplinas de graduação on-line em saúde da UnB
title_sort (Re)Pensando a prática avaliativa nas disciplinas de graduação on-line em saúde da UnB
author Valle, Fernando dos Santos
author_facet Valle, Fernando dos Santos
Alves, Elioenai Dornelles
Alves, Ana Paula Paz
author_role author
author2 Alves, Elioenai Dornelles
Alves, Ana Paula Paz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valle, Fernando dos Santos
Alves, Elioenai Dornelles
Alves, Ana Paula Paz
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de disciplina
Ensino a distância
Ensino e aprendizagem
topic Avaliação de disciplina
Ensino a distância
Ensino e aprendizagem
description Este estudo teve por objetivo investigar as estratégias utilizadas para realizar avaliação dos alunos da disciplina de graduação Promoção da Saúde 2, oferecida na modalidade semipresencial e on-line na UnB. Trata-se de um estudo qualitativo e fundamentado no gênero teórico para uma pesquisa. Aplicamos um questionário aos professores e aos alunos, elaborado a partir do plano da disciplina. Os resultados foram apresentados e discutidos à luz dos objetivos e podem ser conclusivos para o caráter processual e formativo da avaliação; coerência quantos aos critérios da avaliação proposta. Como aspectos facilitadores do processo educativo destacam-se as estratégias de ensino-aprendizagem realizadas, a acessibilidade ao material, os estímulos e incentivos da equipe envolvida e o aluno enquanto sujeito ativo do processo. Quanto aos aspectos dificultadores, registramos a distância do professor e do aluno em vários momentos, a dificuldade do docente em acompanhar o aluno fora do horário da disciplina e o desconhecimento do plano da disciplina por parte de alguns docentes.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007
2009-03-06T14:21:52Z
2009-03-06T14:21:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VALLE, Fernando dos Santos; ALVES, Elioenai Dornelles; ALVES, Ana Paula Paz. (Re)Pensando a prática avaliativa nas disciplinas de graduação on-line em saúde da UnB. TE em Revista, Brasília, v. 1, n. 1, p. 93-108, jan/dez. 2007.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/1436
identifier_str_mv VALLE, Fernando dos Santos; ALVES, Elioenai Dornelles; ALVES, Ana Paula Paz. (Re)Pensando a prática avaliativa nas disciplinas de graduação on-line em saúde da UnB. TE em Revista, Brasília, v. 1, n. 1, p. 93-108, jan/dez. 2007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/1436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580685562314752