(Re)Pensando a prática avaliativa nas disciplinas de graduação on-line em saúde da UnB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/1436 |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo investigar as estratégias utilizadas para realizar avaliação dos alunos da disciplina de graduação Promoção da Saúde 2, oferecida na modalidade semipresencial e on-line na UnB. Trata-se de um estudo qualitativo e fundamentado no gênero teórico para uma pesquisa. Aplicamos um questionário aos professores e aos alunos, elaborado a partir do plano da disciplina. Os resultados foram apresentados e discutidos à luz dos objetivos e podem ser conclusivos para o caráter processual e formativo da avaliação; coerência quantos aos critérios da avaliação proposta. Como aspectos facilitadores do processo educativo destacam-se as estratégias de ensino-aprendizagem realizadas, a acessibilidade ao material, os estímulos e incentivos da equipe envolvida e o aluno enquanto sujeito ativo do processo. Quanto aos aspectos dificultadores, registramos a distância do professor e do aluno em vários momentos, a dificuldade do docente em acompanhar o aluno fora do horário da disciplina e o desconhecimento do plano da disciplina por parte de alguns docentes. |
id |
UNB_37eb97c4128621ca605e8812c3ed902d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/1436 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
(Re)Pensando a prática avaliativa nas disciplinas de graduação on-line em saúde da UnBAvaliação de disciplinaEnsino a distânciaEnsino e aprendizagemEste estudo teve por objetivo investigar as estratégias utilizadas para realizar avaliação dos alunos da disciplina de graduação Promoção da Saúde 2, oferecida na modalidade semipresencial e on-line na UnB. Trata-se de um estudo qualitativo e fundamentado no gênero teórico para uma pesquisa. Aplicamos um questionário aos professores e aos alunos, elaborado a partir do plano da disciplina. Os resultados foram apresentados e discutidos à luz dos objetivos e podem ser conclusivos para o caráter processual e formativo da avaliação; coerência quantos aos critérios da avaliação proposta. Como aspectos facilitadores do processo educativo destacam-se as estratégias de ensino-aprendizagem realizadas, a acessibilidade ao material, os estímulos e incentivos da equipe envolvida e o aluno enquanto sujeito ativo do processo. Quanto aos aspectos dificultadores, registramos a distância do professor e do aluno em vários momentos, a dificuldade do docente em acompanhar o aluno fora do horário da disciplina e o desconhecimento do plano da disciplina por parte de alguns docentes.2009-03-06T14:21:52Z2009-03-06T14:21:52Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVALLE, Fernando dos Santos; ALVES, Elioenai Dornelles; ALVES, Ana Paula Paz. (Re)Pensando a prática avaliativa nas disciplinas de graduação on-line em saúde da UnB. TE em Revista, Brasília, v. 1, n. 1, p. 93-108, jan/dez. 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/1436Valle, Fernando dos SantosAlves, Elioenai DornellesAlves, Ana Paula Pazinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T00:05:28Zoai:repositorio.unb.br:10482/1436Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T00:05:28Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
(Re)Pensando a prática avaliativa nas disciplinas de graduação on-line em saúde da UnB |
title |
(Re)Pensando a prática avaliativa nas disciplinas de graduação on-line em saúde da UnB |
spellingShingle |
(Re)Pensando a prática avaliativa nas disciplinas de graduação on-line em saúde da UnB Valle, Fernando dos Santos Avaliação de disciplina Ensino a distância Ensino e aprendizagem |
title_short |
(Re)Pensando a prática avaliativa nas disciplinas de graduação on-line em saúde da UnB |
title_full |
(Re)Pensando a prática avaliativa nas disciplinas de graduação on-line em saúde da UnB |
title_fullStr |
(Re)Pensando a prática avaliativa nas disciplinas de graduação on-line em saúde da UnB |
title_full_unstemmed |
(Re)Pensando a prática avaliativa nas disciplinas de graduação on-line em saúde da UnB |
title_sort |
(Re)Pensando a prática avaliativa nas disciplinas de graduação on-line em saúde da UnB |
author |
Valle, Fernando dos Santos |
author_facet |
Valle, Fernando dos Santos Alves, Elioenai Dornelles Alves, Ana Paula Paz |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Elioenai Dornelles Alves, Ana Paula Paz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valle, Fernando dos Santos Alves, Elioenai Dornelles Alves, Ana Paula Paz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação de disciplina Ensino a distância Ensino e aprendizagem |
topic |
Avaliação de disciplina Ensino a distância Ensino e aprendizagem |
description |
Este estudo teve por objetivo investigar as estratégias utilizadas para realizar avaliação dos alunos da disciplina de graduação Promoção da Saúde 2, oferecida na modalidade semipresencial e on-line na UnB. Trata-se de um estudo qualitativo e fundamentado no gênero teórico para uma pesquisa. Aplicamos um questionário aos professores e aos alunos, elaborado a partir do plano da disciplina. Os resultados foram apresentados e discutidos à luz dos objetivos e podem ser conclusivos para o caráter processual e formativo da avaliação; coerência quantos aos critérios da avaliação proposta. Como aspectos facilitadores do processo educativo destacam-se as estratégias de ensino-aprendizagem realizadas, a acessibilidade ao material, os estímulos e incentivos da equipe envolvida e o aluno enquanto sujeito ativo do processo. Quanto aos aspectos dificultadores, registramos a distância do professor e do aluno em vários momentos, a dificuldade do docente em acompanhar o aluno fora do horário da disciplina e o desconhecimento do plano da disciplina por parte de alguns docentes. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007 2009-03-06T14:21:52Z 2009-03-06T14:21:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VALLE, Fernando dos Santos; ALVES, Elioenai Dornelles; ALVES, Ana Paula Paz. (Re)Pensando a prática avaliativa nas disciplinas de graduação on-line em saúde da UnB. TE em Revista, Brasília, v. 1, n. 1, p. 93-108, jan/dez. 2007. http://repositorio.unb.br/handle/10482/1436 |
identifier_str_mv |
VALLE, Fernando dos Santos; ALVES, Elioenai Dornelles; ALVES, Ana Paula Paz. (Re)Pensando a prática avaliativa nas disciplinas de graduação on-line em saúde da UnB. TE em Revista, Brasília, v. 1, n. 1, p. 93-108, jan/dez. 2007. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/1436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580685562314752 |