Ensino interdisciplinar da fotossíntese : interfaces entre a aprendizagem significativa crítica e as comunidades de investigação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gulis, Galina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: S. Filho, Olavo L., Ferreira, Marcello, Andrade, Vanessa Carvalho de, Costa, Marcos Rogério Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/43453
Resumo: A divisão dos conceitos e das noções teóricas por componentes disciplinares diferentes é um dos desafios no processo de ensino e aprendizagem nas escolas. Este trabalho explora uma abordagem interdisciplinar na implementação didática do estudo do processo de fotossíntese nas escolas ou nos cursos técnicos integrados ao ensino médio. A proposta deste estudo é demonstrar como a interdisciplinaridade pode ser incorporada na sequência didática nas aulas presenciais e também nas aulas do ensino remoto – este sem perda de dinâmica e eficácia no processo de ensino e aprendizagem. A sequência didática e a atividade de ensino remoto foram baseadas nos conceitos principais das teorias psicológicas de Ausubel, Moreira e Vygotsky e das teorias educacionais de Moreira e Lipman para construção de aprendizagem significativa crítica. Para organização e avaliação do processo de aprendizagem, foi selecionado e aplicado o mapa conceitual, de Novak. Os resultados obtidos mostram nível suficiente de aprendizagem dos conceitos estudados do processo de fotossíntese e também a adaptação dos alunos ao método de ensino e aprendizagem na perspectiva da interdisciplinaridade, bem como foi indicado a adesão positiva à ferramenta do mapa conceitual. Com esses resultados, espera-se que a abordagem apresentada nesta pesquisa seja útil para outros profissionais da área educacional, permitindo sua aplicação nos diferentes componentes disciplinares e distintos espaços da educação formal.
id UNB_3805d4f7275b601372c0f1e17cda5681
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/43453
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ensino interdisciplinar da fotossíntese : interfaces entre a aprendizagem significativa crítica e as comunidades de investigaçãoInterdisciplinary teaching of photosynthesis : interfaces between critical meaningful learning and research communitiesInterdisciplinaridadeFotossínteseAprendizagem significativaA divisão dos conceitos e das noções teóricas por componentes disciplinares diferentes é um dos desafios no processo de ensino e aprendizagem nas escolas. Este trabalho explora uma abordagem interdisciplinar na implementação didática do estudo do processo de fotossíntese nas escolas ou nos cursos técnicos integrados ao ensino médio. A proposta deste estudo é demonstrar como a interdisciplinaridade pode ser incorporada na sequência didática nas aulas presenciais e também nas aulas do ensino remoto – este sem perda de dinâmica e eficácia no processo de ensino e aprendizagem. A sequência didática e a atividade de ensino remoto foram baseadas nos conceitos principais das teorias psicológicas de Ausubel, Moreira e Vygotsky e das teorias educacionais de Moreira e Lipman para construção de aprendizagem significativa crítica. Para organização e avaliação do processo de aprendizagem, foi selecionado e aplicado o mapa conceitual, de Novak. Os resultados obtidos mostram nível suficiente de aprendizagem dos conceitos estudados do processo de fotossíntese e também a adaptação dos alunos ao método de ensino e aprendizagem na perspectiva da interdisciplinaridade, bem como foi indicado a adesão positiva à ferramenta do mapa conceitual. Com esses resultados, espera-se que a abordagem apresentada nesta pesquisa seja útil para outros profissionais da área educacional, permitindo sua aplicação nos diferentes componentes disciplinares e distintos espaços da educação formal.The attribution of concepts and theoretical notions to different disciplinary areas is one of the challenges in the teaching and learning processes in schools. This work explores an interdisciplinary approach in the didactic implementation of the study of the photosynthesis process in high schools or in technical courses integrated with high schools. The purpose of this research is to demonstrate how interdisciplinarity can be incorporated into the didactic sequence for in-class teaching, as well as for remote teaching, without the loss of dynamics and efficiency in the teaching and learning process. The didactic sequence and the remote learning activity were based on the main concepts of the psychological theories of Ausubel, Moreira and Vygotsky as well as the educational theories of Moreira and Lipman proposed for the construction of critical meaningful learning. To organize and evaluate the learning process, Novak's conceptual map was selected and applied. The obtained results show a sufficient level of learning of the studied concepts of photosynthesis and also the students' adaptation to the teaching and learning method from the perspective of interdisciplinarity, as well as positive adherence to the conceptual map tool. With these results, it is expected that the approach presented in this research will be useful for other professionals of education, allowing for its application in different disciplinary areas and distinct spaces of formal education.Grupo de Ensino do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)2022-04-14T13:15:06Z2022-04-14T13:15:06Z2021-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGUILIS, Galina et al. Ensino interdisciplinar da fotossíntese: interfaces entre a aprendizagem significativa crítica e as comunidades de investigação. Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v. 16, n. 3, p. 89-116, 2021. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/974. Acesso em: 14 abr. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43453Revista Experiências em Ensino de Ciências - Diretrizes para Autores - Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantêm os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos. A publicação na IENCI não fornece compensação financeira de qualquer espécie aos autores. Fonte: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/about/submissions. Acesso em: 14info:eu-repo/semantics/openAccessGulis, GalinaS. Filho, Olavo L.Ferreira, MarcelloAndrade, Vanessa Carvalho deCosta, Marcos Rogério Martinsporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:19:56Zoai:repositorio.unb.br:10482/43453Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:19:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino interdisciplinar da fotossíntese : interfaces entre a aprendizagem significativa crítica e as comunidades de investigação
Interdisciplinary teaching of photosynthesis : interfaces between critical meaningful learning and research communities
title Ensino interdisciplinar da fotossíntese : interfaces entre a aprendizagem significativa crítica e as comunidades de investigação
spellingShingle Ensino interdisciplinar da fotossíntese : interfaces entre a aprendizagem significativa crítica e as comunidades de investigação
Gulis, Galina
Interdisciplinaridade
Fotossíntese
Aprendizagem significativa
title_short Ensino interdisciplinar da fotossíntese : interfaces entre a aprendizagem significativa crítica e as comunidades de investigação
title_full Ensino interdisciplinar da fotossíntese : interfaces entre a aprendizagem significativa crítica e as comunidades de investigação
title_fullStr Ensino interdisciplinar da fotossíntese : interfaces entre a aprendizagem significativa crítica e as comunidades de investigação
title_full_unstemmed Ensino interdisciplinar da fotossíntese : interfaces entre a aprendizagem significativa crítica e as comunidades de investigação
title_sort Ensino interdisciplinar da fotossíntese : interfaces entre a aprendizagem significativa crítica e as comunidades de investigação
author Gulis, Galina
author_facet Gulis, Galina
S. Filho, Olavo L.
Ferreira, Marcello
Andrade, Vanessa Carvalho de
Costa, Marcos Rogério Martins
author_role author
author2 S. Filho, Olavo L.
Ferreira, Marcello
Andrade, Vanessa Carvalho de
Costa, Marcos Rogério Martins
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gulis, Galina
S. Filho, Olavo L.
Ferreira, Marcello
Andrade, Vanessa Carvalho de
Costa, Marcos Rogério Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Fotossíntese
Aprendizagem significativa
topic Interdisciplinaridade
Fotossíntese
Aprendizagem significativa
description A divisão dos conceitos e das noções teóricas por componentes disciplinares diferentes é um dos desafios no processo de ensino e aprendizagem nas escolas. Este trabalho explora uma abordagem interdisciplinar na implementação didática do estudo do processo de fotossíntese nas escolas ou nos cursos técnicos integrados ao ensino médio. A proposta deste estudo é demonstrar como a interdisciplinaridade pode ser incorporada na sequência didática nas aulas presenciais e também nas aulas do ensino remoto – este sem perda de dinâmica e eficácia no processo de ensino e aprendizagem. A sequência didática e a atividade de ensino remoto foram baseadas nos conceitos principais das teorias psicológicas de Ausubel, Moreira e Vygotsky e das teorias educacionais de Moreira e Lipman para construção de aprendizagem significativa crítica. Para organização e avaliação do processo de aprendizagem, foi selecionado e aplicado o mapa conceitual, de Novak. Os resultados obtidos mostram nível suficiente de aprendizagem dos conceitos estudados do processo de fotossíntese e também a adaptação dos alunos ao método de ensino e aprendizagem na perspectiva da interdisciplinaridade, bem como foi indicado a adesão positiva à ferramenta do mapa conceitual. Com esses resultados, espera-se que a abordagem apresentada nesta pesquisa seja útil para outros profissionais da área educacional, permitindo sua aplicação nos diferentes componentes disciplinares e distintos espaços da educação formal.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-20
2022-04-14T13:15:06Z
2022-04-14T13:15:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUILIS, Galina et al. Ensino interdisciplinar da fotossíntese: interfaces entre a aprendizagem significativa crítica e as comunidades de investigação. Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v. 16, n. 3, p. 89-116, 2021. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/974. Acesso em: 14 abr. 2022.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/43453
identifier_str_mv GUILIS, Galina et al. Ensino interdisciplinar da fotossíntese: interfaces entre a aprendizagem significativa crítica e as comunidades de investigação. Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v. 16, n. 3, p. 89-116, 2021. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/974. Acesso em: 14 abr. 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/43453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Ensino do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Ensino do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508346216022016