A construção das rotinas : caminhos para uma educação infantil de qualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Charlene de Oliveira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/3943
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.
id UNB_384490e41dda7e1f4a103eabec8adf32
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/3943
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A construção das rotinas : caminhos para uma educação infantil de qualidadeEducação de criançasPsicologia do desenvolvimentoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.Esta pesquisa está vinculada a uma proposta maior de trabalho que envolve uma investigação das relações construídas entre as rotinas, o desenvolvimento e a aprendizagem da criança como promotoras da qualidade na educação infantil. Nesse sentido, o objetivo geral foi analisar numa turma de jardim I, como as rotinas contribuem para a construção da qualidade na educação infantil. Para tanto, não apenas analisamos como as rotinas estavam organizadas e a que objetivos cumpriam, como também identificamos como elas se vinculavam às praticas cotidianas de sala de aula. Ainda identificamos o papel da professora no planejamento e organização destas. Para esse estudo, contribuíram: Andrade (2007); Barbosa (2006); Kuhlmann Jr. (1998); Machado (2007); Oliveira (2002, 2007); Vygotsky (1996, 1998, 2000); Sousa (1998, 2006); Zabalza (1998) dentre outros. No encaminhamento metodológico, utilizamos a abordagem qualitativa realizada em 2008, numa instituição pública de educação infantil do Distrito Federal. O trabalho de campo entrelaçou diferentes instrumentos de construção de dados: observação participante, entrevista, análise de documentos paralela ao uso de conversações e fotografias. A análise dos dados foi realizada com base no referencial teórico e com o auxílio de indicadores de qualidade elaborados no decorrer da pesquisa vinculados ao RECNEI (1998) e aos PNQEI (2006). Ao longo do trabalho concluímos que a construção das rotinas contribuiu significativamente para a estruturação de uma educação infantil de qualidade e que nós educadores possuímos papel chave nesse processo ao desenvolver vínculos afetivos promotores e favorecedores à aprendizagem e ao desenvolvimento da criança. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis research is bound to a broader work proposal involving an investigation on the relations built between the routines construction and the child development and learning as promoters of the quality on child education. On this direction, its general objective is to analyze in a classroom of kindergarten 1, how the routines contribute to the building of quality on child education. We’ll, thus, analyze not only the way routines are organized, and the objectives to which they are connected, but we’ll also identify the role of the teacher on the planning and organization of these routines. The contributors for this study were: Andrade (2007); Barbosa (2006); Kuhlmann Jr. (1998); Machado (2007); Oliveira (2002, 2007); Vygotsky (1996, 1998, 2000); Sousa (1998,2006); Zabalza (1998), and others. A qualitative approach was used as a methodological routing, which was done in a public institution of child education of the Federal District, in 2008. The field work involved different tools for the construction of data: participative observation, interviews, document analysis, and parallel to conversations, drawings and photos. The data analysis was made based on the indicators of quality built along with the research bound to the RECNEI (1998) and to the PNQEI (2006). During the research and analysis work it was concluded that the routines construction can significantly contribute for the building of a quality on child education and we educator also that the has a key role in this process of developing the affective links which, at the same time, promote and favors the learning and the development of the child.Sousa, Maria de Fátima Guerra deRodrigues, Charlene de Oliveira2010-03-10T01:52:35Z2010-03-10T01:52:35Z2009-052009-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODRIGUES, Charlene de Oliveira. A construção das rotinas: caminhos para uma educação infantil de qualidade. 2009. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/3943info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T13:22:08Zoai:repositorio.unb.br:10482/3943Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T13:22:08Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção das rotinas : caminhos para uma educação infantil de qualidade
title A construção das rotinas : caminhos para uma educação infantil de qualidade
spellingShingle A construção das rotinas : caminhos para uma educação infantil de qualidade
Rodrigues, Charlene de Oliveira
Educação de crianças
Psicologia do desenvolvimento
title_short A construção das rotinas : caminhos para uma educação infantil de qualidade
title_full A construção das rotinas : caminhos para uma educação infantil de qualidade
title_fullStr A construção das rotinas : caminhos para uma educação infantil de qualidade
title_full_unstemmed A construção das rotinas : caminhos para uma educação infantil de qualidade
title_sort A construção das rotinas : caminhos para uma educação infantil de qualidade
author Rodrigues, Charlene de Oliveira
author_facet Rodrigues, Charlene de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Maria de Fátima Guerra de
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Charlene de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de crianças
Psicologia do desenvolvimento
topic Educação de crianças
Psicologia do desenvolvimento
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05
2009-05
2010-03-10T01:52:35Z
2010-03-10T01:52:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Charlene de Oliveira. A construção das rotinas: caminhos para uma educação infantil de qualidade. 2009. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/3943
identifier_str_mv RODRIGUES, Charlene de Oliveira. A construção das rotinas: caminhos para uma educação infantil de qualidade. 2009. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/3943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508359088340992