A construção das concepções de Deus por crianças da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zaneti, Nicole Bacellar
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10762
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2012.
id UNB_6bbc633db91c1b4ddad2cdfd4ac7a523
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/10762
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A construção das concepções de Deus por crianças da educação infantilEducação de criançasEnsino religiosoCrianças - desenvolvimentoPsicologia do desenvolvimentoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2012.No seu curso de vida, e até mesmo desde sua concepção, a criança vive imersa em diversos contextos, tornando-se membro de uma cultura, no seio de uma família, de comunidades e da sociedade, desenvolvendo a linguagem, construindo concepções, valores e crenças, típicos dessa cultura. Os contextos fundamentais da criança são a família e a escola, principais lugares de educação de crianças. O objetivo deste trabalho é compreender o processo de construção das concepções de Deus por crianças da educação infantil e como a escola e a família participam desse processo. Esta pesquisa se fundamenta na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento, baseando-se principalmente nas abordagens de Vigotski e Wallon, e busca elementos na teoria de Piaget. Participaram da pesquisa 8 crianças entre 4 e 5 anos, de uma escola pública de educação infantil de Brasília e seus responsáveis, sua professora e a coordenadora da escola. Averiguamos tais concepções por meio de procedimentos de observação, da conversação com as crianças, através de sua narrativa, relações e desenho, tanto em atividades individuais quanto coletivas, e investigamos o contexto da escola através da observação e da pesquisa documental, e os contextos das famílias, da professora das crianças que participaram da pesquisa e da coordenadora pedagógica da escola, por meio de entrevistas. Foi utilizada a metodologia qualitativa nesta pesquisa e os resultados foram trabalhados através da Análise de Conteúdo. Avaliamos que essa pesquisa contribui com a compreensão de que a construção das concepções de Deus pelas crianças é um processo, em que a criança é ativa, constrói suas concepções em relação com os outros. Dessa forma, não se trata de assumirmos a postura de ensinar concepções de Deus à criança, mas sim de construirmos juntamente com ela essas concepções, abrindo zonas de desenvolvimento proximal, criando possibilidades para a criança falar sobre isso. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTIn the course of his/her life, and even since his/her conception, the child lives immersed in various contexts, becoming a member of a culture, within a family, community and society, developing the language, constructing concepts, values and beliefs, typical of this culture. The main child’s contexts are the family and the school, which are the major places for children’s education. The objective of this study is to understand the construction’s process of the conceptions of God by children of early childhood education and how the school and the family participate in this process. This research is based on the historical-cultural developmental perspective, relying mainly on Wallon and Vygotsky's approaches, and searches for elements on Piaget’s theory. The participants of this study were 8 children between 4 and 5 years old, from a public kindergarten school in the city of Brasilia, and their relatives, their teacher and the coordinator of the school. We investigated the conceptions of God through procedures of observation, conversation with the children, through their narrative, relations and drawing, both in individual and collective activities. We verified the context of the school through observation and documentary research, and the families, the teacher of the children who participated in the research and the educational coordinator of the school, through interviews. We used the qualitative methodology in this research, and the results were analyzed through the Content Analysis. This research contributes to comprehension that the construction of conceptions of God by children is a process in which the child is active, constructs his/her views in relation to others. Thus, it is not about teaching conceptions of God to the child, but to construct together with him/her these conceptions, opening zones of proximal development, and creating opportunities for the children to talk about it.Pulino, Lúcia Helena Cavasin ZabottoZaneti, Nicole Bacellar2012-06-20T11:33:28Z2012-06-20T11:33:28Z2012-06-202012-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfZANETI, Nicole Bacellar. A construção das concepções de Deus por crianças da educação infantil. 2012. xi, 138 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/10762info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T18:30:16Zoai:repositorio.unb.br:10482/10762Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T18:30:16Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção das concepções de Deus por crianças da educação infantil
title A construção das concepções de Deus por crianças da educação infantil
spellingShingle A construção das concepções de Deus por crianças da educação infantil
Zaneti, Nicole Bacellar
Educação de crianças
Ensino religioso
Crianças - desenvolvimento
Psicologia do desenvolvimento
title_short A construção das concepções de Deus por crianças da educação infantil
title_full A construção das concepções de Deus por crianças da educação infantil
title_fullStr A construção das concepções de Deus por crianças da educação infantil
title_full_unstemmed A construção das concepções de Deus por crianças da educação infantil
title_sort A construção das concepções de Deus por crianças da educação infantil
author Zaneti, Nicole Bacellar
author_facet Zaneti, Nicole Bacellar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto
dc.contributor.author.fl_str_mv Zaneti, Nicole Bacellar
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de crianças
Ensino religioso
Crianças - desenvolvimento
Psicologia do desenvolvimento
topic Educação de crianças
Ensino religioso
Crianças - desenvolvimento
Psicologia do desenvolvimento
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-20T11:33:28Z
2012-06-20T11:33:28Z
2012-06-20
2012-04-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZANETI, Nicole Bacellar. A construção das concepções de Deus por crianças da educação infantil. 2012. xi, 138 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/10762
identifier_str_mv ZANETI, Nicole Bacellar. A construção das concepções de Deus por crianças da educação infantil. 2012. xi, 138 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/10762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580816445571072