Materializações do planejamento de cursos de língua estrangeira (inglês) em escolas públicas do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fideles, Lara Lopes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4097
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2009.
id UNB_38c4768081462add7d04fe6900619cf8
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/4097
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Materializações do planejamento de cursos de língua estrangeira (inglês) em escolas públicas do Distrito FederalLíngua estrangeiraLíngua inglesaEnsino e aprendizagemProfessores - formaçãoLinguística aplicadaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2009.Este estudo investiga materializações de planejamento de cursos de LE (inglês) em três escolas públicas do DF. Não se limita apenas a discutir a concepção de planejamento bem como a sua origem e implicações para o processo de ensino e aprendizagem, mas também a história do ensino de inglês (LE) no Brasil e os documentos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem dessa língua nas escolas públicas pesquisadas. A nossa pesquisa é qualitativa-interpretativista de natureza etnográfica Os dados foram coletados em três escolas do Distrito Federal com a ajuda de questionários escritos, gravações de aulas em áudio, notas de campo, entrevistas e análises de documentos. Nossos participantes foram três professores, além de dois coordenadores pedagógicos e setenta e nove alunos, cujos dados foram incluídos para complementar as informações dos principais colaboradores de pesquisa. Os resultados mostram que os alunos percebem problemas e dificuldades enfrentadas em sala de aula, como a grande quantidade de alunos em sala, a falta de livros didáticos, o pouco tempo real de aula de LE em escolas públicas e até mesmo a falta de planejamento dos professores. Os professores reconhecem a importância do planejamento, afirmam que conhecem os documentos, mas isso só nos foi revelado nos questionários e nas entrevistas, pois a prática é bem diferente, isto é, o dizer e o fazer têm rumos diferentes. Nesta perspectiva, este trabalho procurou contribuir modestamente com as pesquisas relacionadas ao planejamento de cursos de LE e propõe uma reflexão necessária com relação à formação de professores. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study investigates the curricular plan materialization of foreign language (English) courses in three public schools of the Distrito Federal. It not only discusses the conception of planning as well as its origin and implications for the process of teaching and learning, but also the history of English (foreign language) teaching in Brazil and documents related to the process of teaching learning of this language in the public schools researched. Our research is qualitative-interpretative and its nature is ethnographic. The data were collected in three schools of the Distrito Federal and written questionnaires, audio recordings of classes, field notes, interviews and analysis of documents help us. Our participants were three teachers, two pedagogic coordinators and seventy-nine students, whose data were included to complement the information of the main research people that worked together with us. The results show that the students realize they face problems and difficulties in the classroom, such as the quantity of students in class, the lack of didactic books, the real time of the foreign language classes of public schools and even the lack of teachers plan. The teachers recognize the importance of planning, affirm they know the documents, but this was revealed to us only in the questionnaires and interviews because their practice is quite different, that is, saying and doing have different routes. In this perspective, this study seeks to contribute to the research related to the planning of foreign language courses and proposes a necessary reflection related to training.Ortíz Alvarez, Maria LuisaFideles, Lara Lopes2010-04-07T13:17:49Z2010-04-07T13:17:49Z2010-04-072009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFIDELES, Lara Lopes. Materializações do planejamento de cursos de língua estrangeira (inglês) em escolas públicas do Distrito Federal. 2009. 141 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/4097info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:31:53Zoai:repositorio.unb.br:10482/4097Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:31:53Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Materializações do planejamento de cursos de língua estrangeira (inglês) em escolas públicas do Distrito Federal
title Materializações do planejamento de cursos de língua estrangeira (inglês) em escolas públicas do Distrito Federal
spellingShingle Materializações do planejamento de cursos de língua estrangeira (inglês) em escolas públicas do Distrito Federal
Fideles, Lara Lopes
Língua estrangeira
Língua inglesa
Ensino e aprendizagem
Professores - formação
Linguística aplicada
title_short Materializações do planejamento de cursos de língua estrangeira (inglês) em escolas públicas do Distrito Federal
title_full Materializações do planejamento de cursos de língua estrangeira (inglês) em escolas públicas do Distrito Federal
title_fullStr Materializações do planejamento de cursos de língua estrangeira (inglês) em escolas públicas do Distrito Federal
title_full_unstemmed Materializações do planejamento de cursos de língua estrangeira (inglês) em escolas públicas do Distrito Federal
title_sort Materializações do planejamento de cursos de língua estrangeira (inglês) em escolas públicas do Distrito Federal
author Fideles, Lara Lopes
author_facet Fideles, Lara Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ortíz Alvarez, Maria Luisa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fideles, Lara Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Língua estrangeira
Língua inglesa
Ensino e aprendizagem
Professores - formação
Linguística aplicada
topic Língua estrangeira
Língua inglesa
Ensino e aprendizagem
Professores - formação
Linguística aplicada
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2010-04-07T13:17:49Z
2010-04-07T13:17:49Z
2010-04-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FIDELES, Lara Lopes. Materializações do planejamento de cursos de língua estrangeira (inglês) em escolas públicas do Distrito Federal. 2009. 141 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/4097
identifier_str_mv FIDELES, Lara Lopes. Materializações do planejamento de cursos de língua estrangeira (inglês) em escolas públicas do Distrito Federal. 2009. 141 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/4097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580684857671680