Perfis de competências de professores de língua estrangeira (inglês) em serviço e sua permeabilidade a mudanças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Falcomer, Kátia Andréa da Silva
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4334
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2009.
id UNB_09795babc54de178a07093970171aa8c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/4334
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Perfis de competências de professores de língua estrangeira (inglês) em serviço e sua permeabilidade a mudançasProfessores - formaçãoProfessores - língua estrangeiraLíngua inglesa - estudo e ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2009.Diversos estudos têm revelado que, devido a vários fatores, poucos professores de Língua Inglesa de escolas públicas têm a oportunidade de dar continuidade à sua formação após a graduação. Num projeto de parceria entre um Centro Binacional em Brasília e a Embaixada dos Estados Unidos da América, um grupo de professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal participou de um curso de formação continuada cujas principais metas eram aprimorar o domínio da língua-alvo e desenvolver a prática de ensino do idioma. Este estudo procurou investigar as competências de ensino de LE desse grupo de professores com base na definição de competências proposta por Almeida Filho (1993). A pesquisa configurou-se como um estudo de caso e teve como objetivos analisar o perfil de competências obtido do grupo de professores participante e investigar sinais de permeabilidade a mudanças na avaliação que os professores fizeram do curso no momento de sua conclusão. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram entrevistas individuais, uma entrevista coletiva gravada em vídeo, narrativas escritas, sessões reflexivas e documentos oficiais. Os resultados sugerem que quando do início do curso de formação, os professores participantes da pesquisa atuavam predominantemente movidos pela sua Competência Implícita e possuíam uma limitada Competência Teórica. Ao final do curso, os resultados evidenciaram indícios de alterações nas Competências Lingüístico-Comunicativa, Teórica, Aplicada e Profissional dos participantes. Na avaliação feita pelos professores, há tendências de desenvolvimento especialmente da Competência Profissional. O presente trabalho pode contribuir para demonstrar a importância das competências na formação global do professor, bem como a relevância da referida teoria para a concepção de programas de formação continuada para professores de língua inglesa, já que ela possibilita a análise do desenvolvimento do profissional de LE em diferentes aspectos. Acreditamos que um curso de formação continuada que atenda às reais necessidades de desenvolvimento dos professores em serviço tem maiores chances de prover mudanças nas aulas que esses professores ministram e, conseqüentemente, promover um ensino da Língua Inglesa de maior qualidade. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTSeveral studies have revealed that, due to various factors, few public schools teachers of English as a foreign language have the opportunity of professional development after graduating. In a partnership project between a Binational Center in Brasília and The Embassy of The United States of America, a group of teachers from the Educational Service of the Federal District participated in a continuing education course that had the main objectives of improving the teachers’ mastery of the target language and developing their teaching practice. This study deals with the investigation of the FL teaching competences of this group of teachers based on the definition of competences proposed by Almeida Filho (1993). This case study aimed at analyzing the competences profile obtained from the participant group of teachers and investigating any signs of possible changes in these competences regarding the teachers’ evaluation of the course at its conclusion. The data was obtained by way of individual interviews, a video recorded group interview, written narratives, reflection sessions, and official documents. The results suggest that at the time of the beginning of the development course, the teachers were used to acting mainly upon their Implicit Competence and also that they presented very limited Theoretical Competence. At the end of the course, the results suggest some changes in the Linguistic-Communicative, Theoretical, Applied, and Professional Competences of the participants. According to the teachers’ evaluation, it was observed that there is a tendency to develop the Professional Competence in special. This study can contribute to make the importance of competences evident in the global development of teachers, as well as the relevance of this theory to the conception of continuing education courses to teachers of English, once it makes it possible to analyze the development of the FL professional in different aspects. We believe that a continuing education course that takes the real developmental needs of the teachers into account has more chances of arousing changes in the classes these teachers give; therefore, it will promote a more qualified teaching of the English language.Almeida Filho, José Carlos Paes deFalcomer, Kátia Andréa da Silva2010-04-27T18:14:01Z2010-04-27T18:14:01Z2010-04-272009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFALCOMER, Kátia Andréa da Silva. Perfis de competências de professores de língua estrangeira (inglês) em serviço e sua permeabilidade a mudanças. 2009. 153 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/4334info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:32:11Zoai:repositorio.unb.br:10482/4334Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:32:11Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfis de competências de professores de língua estrangeira (inglês) em serviço e sua permeabilidade a mudanças
title Perfis de competências de professores de língua estrangeira (inglês) em serviço e sua permeabilidade a mudanças
spellingShingle Perfis de competências de professores de língua estrangeira (inglês) em serviço e sua permeabilidade a mudanças
Falcomer, Kátia Andréa da Silva
Professores - formação
Professores - língua estrangeira
Língua inglesa - estudo e ensino
title_short Perfis de competências de professores de língua estrangeira (inglês) em serviço e sua permeabilidade a mudanças
title_full Perfis de competências de professores de língua estrangeira (inglês) em serviço e sua permeabilidade a mudanças
title_fullStr Perfis de competências de professores de língua estrangeira (inglês) em serviço e sua permeabilidade a mudanças
title_full_unstemmed Perfis de competências de professores de língua estrangeira (inglês) em serviço e sua permeabilidade a mudanças
title_sort Perfis de competências de professores de língua estrangeira (inglês) em serviço e sua permeabilidade a mudanças
author Falcomer, Kátia Andréa da Silva
author_facet Falcomer, Kátia Andréa da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida Filho, José Carlos Paes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Falcomer, Kátia Andréa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação
Professores - língua estrangeira
Língua inglesa - estudo e ensino
topic Professores - formação
Professores - língua estrangeira
Língua inglesa - estudo e ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2010-04-27T18:14:01Z
2010-04-27T18:14:01Z
2010-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FALCOMER, Kátia Andréa da Silva. Perfis de competências de professores de língua estrangeira (inglês) em serviço e sua permeabilidade a mudanças. 2009. 153 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/4334
identifier_str_mv FALCOMER, Kátia Andréa da Silva. Perfis de competências de professores de língua estrangeira (inglês) em serviço e sua permeabilidade a mudanças. 2009. 153 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/4334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580827763900416