A implementação do currículo integrado no curso técnico em Agropecuária : o caso de Guanambi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Estácio Moreira da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4541
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.
id UNB_38e2bd1b88468a8aef18b8a82e951865
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/4541
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A implementação do currículo integrado no curso técnico em Agropecuária : o caso de GuanambiImplementation of integrated curriculum in technical course in farming and cattle raising : the case of GuanambiEnsino profissionalPolíticas públicas educacionaisEnsino profissionalEnsino médioDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.A presente pesquisa, realizada no ano de 2008, apresentou como tema a implementação do currículo integrado no Curso Técnico em Agropecuária: o caso de Guanambi. Esta investigação se desenvolveu no contexto pedagógico da Escola Agrotécnica Federal Antônio José Teixeira (EAFAJT). O propósito do estudo foi analisar a implementação do currículo integrado: do prescrito ao real no Curso Técnico em Agropecuária (ensino médio integrado) na EAFAJT, regulamentado a partir do Decreto n. 5.154/04. A pesquisa foi estruturado nos seguintes eixos: políticas públicas da educação profissional, ensino médio integrado e currículo integrado. No tocante à estrutura metodológica, a investigação recorreu às orientações de pesquisa predominantemente qualitativa. Na particularidade do estudo de caso, realizou-se observação participante e utilizou-se como instrumento e procedimentos metodológicos a análise documental de leis, resoluções, pareceres, decretos e planos pedagógicos do Curso Técnico em Agropecuária. Foram realizadas 03 entrevistas com os gestores; 23 professores e 29 estudantes responderam aos questionários. No trato dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados revelaram que as políticas públicas implementadas na Educação Profissional Técnica de nível médio não apresentaram grandes alterações; suas definições sobre integração se resumem em articulação e simultaneidade e sua concepção de educação ainda apresenta uma forte relação com o modelo de produção capitalista. Os professores e gestores percebem as vantagens do Currículo Integrado, mas tanto eles quanto a instituição não foram preparados para trabalhar com essa modalidade. Com isso, a implementação do currículo integrado no curso analisado limitou-se a poucas ações efetivas para cumprimento do prescrito. Enfim, acredita-se ser necessário que a escola ofereça formação aos docentes e crie horários em comum para os professores discutirem e reorganizarem suas ações pedagógicas, trabalhos coletivos para que possam construir objetivos comuns. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis research conducted in the year of 2008 presented as theme the implementation of integrated curriculum in the Technical Course in farming and cattle raising: the case of Guanambi. This research was developed based on the pedagogic context of Escola Agrotécnica Federal Antônio José Teixeira (EAFAJT). The purpose of the study was to analyze the implementation of integrated curriculum: from the prescribed to the real, at the Technical Course in farming and cattle raising (integrated high school) at EAFAJT, regulated by the Decree 5154/04. The research was structured in the following areas: public policy of professional education, integrated secondary education and integrated curriculum. Regarding methodological structure, the research used as guidelines predominantly the qualitative case study. As methodological procedures the documentary analysis of laws, resolutions, opinions, decrees and educational plans in the Technical Course in farming and cattle raising were examined. Interviews were made with 03 managers, and questionnaires were applied with 23 teachers and 29 students, and the data study was done through content analysis. The results showed that the public policies established in the Technical Professional Education at the secondary level showed no major changes, their definitions on integration are summarized by articulation and simultaneity; and their education conceptions still have a strong relationship with the capitalist model of production. Teachers and managers realize the benefits of the Integrated Curriculum, but the institution and these are not prepared to work with this model. Therefore, the implementation of integrated curriculum in the current analysis is limited to a few effective actions in compliance with the prescribed. Finally, it is believed that the school managers should offer training for teachers and create schedules in order to reorganize and discuss their teaching activities, so they can work and build collective goals.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBorges, Lívia Freitas FonsecaSilva, Estácio Moreira da2010-05-11T14:08:00Z2010-05-11T14:08:00Z2009-03-102009-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Estácio Moreira da. A implementação do currículo integrado no curso técnico em Agropecuária: o caso de Guanambi. 2009. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/4541info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T18:01:45Zoai:repositorio.unb.br:10482/4541Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T18:01:45Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A implementação do currículo integrado no curso técnico em Agropecuária : o caso de Guanambi
Implementation of integrated curriculum in technical course in farming and cattle raising : the case of Guanambi
title A implementação do currículo integrado no curso técnico em Agropecuária : o caso de Guanambi
spellingShingle A implementação do currículo integrado no curso técnico em Agropecuária : o caso de Guanambi
Silva, Estácio Moreira da
Ensino profissional
Políticas públicas educacionais
Ensino profissional
Ensino médio
title_short A implementação do currículo integrado no curso técnico em Agropecuária : o caso de Guanambi
title_full A implementação do currículo integrado no curso técnico em Agropecuária : o caso de Guanambi
title_fullStr A implementação do currículo integrado no curso técnico em Agropecuária : o caso de Guanambi
title_full_unstemmed A implementação do currículo integrado no curso técnico em Agropecuária : o caso de Guanambi
title_sort A implementação do currículo integrado no curso técnico em Agropecuária : o caso de Guanambi
author Silva, Estácio Moreira da
author_facet Silva, Estácio Moreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges, Lívia Freitas Fonseca
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Estácio Moreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino profissional
Políticas públicas educacionais
Ensino profissional
Ensino médio
topic Ensino profissional
Políticas públicas educacionais
Ensino profissional
Ensino médio
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-10
2009-03-10
2010-05-11T14:08:00Z
2010-05-11T14:08:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Estácio Moreira da. A implementação do currículo integrado no curso técnico em Agropecuária: o caso de Guanambi. 2009. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/4541
identifier_str_mv SILVA, Estácio Moreira da. A implementação do currículo integrado no curso técnico em Agropecuária: o caso de Guanambi. 2009. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/4541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508327711801344