Sentido e significado : o que pensam os alunos sobre a sua formação no curso técnico integrado ao médio, de uma escola técnica do Vale do Paraíba
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNITAU |
Texto Completo: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5612 |
Resumo: | Orientação: Profa. Dra. Virgínia Mara Próspero da Cunha |
id |
UNITAU_42c820e42ab9b7e07482cf49b5f898fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5612 |
network_acronym_str |
UNITAU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Valéria Fernandes da, 1969-Pacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961-Ferini, Rosângela AparecidaUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoCunha, Virgínia Mara Próspero da, 1966-2022-04-20T17:58:19Z2022-04-20T17:58:19Z2019http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5612Orientação: Profa. Dra. Virgínia Mara Próspero da CunhaDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2019.Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o que pensam os alunos sobre a sua formação, no curso técnico integrado ao médio, de uma escola técnica do Vale do Paraíba. Para isso foi realizado uma coleta de dados com 86 alunos, através de dois instrumentos: um questionário com 17 questões (abertas, fechadas e justificadas) e uma entrevista semiestruturada, com 15 questões. Dos 86 alunos participantes, 12 alunos responderam à uma entrevista, estes alunos foram selecionados por terem uma maior participação em sala de aula. Os resultados foram analisados pelo método de núcleos de significação, de Aguiar e Ozella. Os núcleos de significação se apresentam como um método que pode colaborar para um expressivo avanço sobre o processo de constituição de sentidos e significados. É a partir dos núcleos de significação que compreendemos os significados atribuídos ao nosso objeto de pesquisa. O estudo realizado forneceu dados importantes sobre a constituição dos sentidos e significados dos alunos quanto a sua formação, o que poderá contribuir e nortear várias ações pedagógicas na instituição pesquisada.Abstract: This work aims to analize that students think about their training, in the Technical Course Integrated to Secondary Educations, a Technical School in the Valley of Paraíba. For this, a data collection with eighty-six (86) students was carried out though two instruments: a questionnaire with seventeen (17) questions ( open, closed and justified) and a semi-structured interview, with fifteen (15) questions. Of the eighty-six (86) students participating, twelve (12) students responded to an interview, these students were selected because they had a greater participation in the classroom. The results were analyzed by Aguiar and Ozella's method of signification nuclei. The nuclei of signification present themselves as a method that can collaborate for an expressive advance on the process of constitution of senses and meanings. It is the part of the nuclei of meaning that we understand the meanings attributed to our research object. The study provided important data about the constitution of the senses and meanings of the students regarding their formation, wich may contribute and guide several pedagogical actions in the institution researched.Made available in DSpace on 2022-04-20T17:58:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Valeria Fernandes da Silva.pdf: 1257343 bytes, checksum: 5ef5e2f7a0857db7a0d365f8128229f1 (MD5) Previous issue date: 20191 recurso online (151 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Ensino profissionalEnsino médioCurrículoSentido e significado : o que pensam os alunos sobre a sua formação no curso técnico integrado ao médio, de uma escola técnica do Vale do Paraíbainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALValeria Fernandes da Silva.pdfapplication/pdf1257343http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5612/1/Valeria%20Fernandes%20da%20Silva.pdf5ef5e2f7a0857db7a0d365f8128229f1MD5120.500.11874/56122022-05-19 15:26:15.87oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5612Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:15Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sentido e significado : o que pensam os alunos sobre a sua formação no curso técnico integrado ao médio, de uma escola técnica do Vale do Paraíba |
title |
Sentido e significado : o que pensam os alunos sobre a sua formação no curso técnico integrado ao médio, de uma escola técnica do Vale do Paraíba |
spellingShingle |
Sentido e significado : o que pensam os alunos sobre a sua formação no curso técnico integrado ao médio, de uma escola técnica do Vale do Paraíba Silva, Valéria Fernandes da, 1969- Ensino profissional Ensino médio Currículo |
title_short |
Sentido e significado : o que pensam os alunos sobre a sua formação no curso técnico integrado ao médio, de uma escola técnica do Vale do Paraíba |
title_full |
Sentido e significado : o que pensam os alunos sobre a sua formação no curso técnico integrado ao médio, de uma escola técnica do Vale do Paraíba |
title_fullStr |
Sentido e significado : o que pensam os alunos sobre a sua formação no curso técnico integrado ao médio, de uma escola técnica do Vale do Paraíba |
title_full_unstemmed |
Sentido e significado : o que pensam os alunos sobre a sua formação no curso técnico integrado ao médio, de uma escola técnica do Vale do Paraíba |
title_sort |
Sentido e significado : o que pensam os alunos sobre a sua formação no curso técnico integrado ao médio, de uma escola técnica do Vale do Paraíba |
author |
Silva, Valéria Fernandes da, 1969- |
author_facet |
Silva, Valéria Fernandes da, 1969- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Pacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961- Ferini, Rosângela Aparecida Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Valéria Fernandes da, 1969- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cunha, Virgínia Mara Próspero da, 1966- |
contributor_str_mv |
Cunha, Virgínia Mara Próspero da, 1966- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino profissional Ensino médio Currículo |
topic |
Ensino profissional Ensino médio Currículo |
description |
Orientação: Profa. Dra. Virgínia Mara Próspero da Cunha |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-20T17:58:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-04-20T17:58:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5612 |
url |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv |
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online (151 f.) : il. digital, arquivo PDF. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Taubaté |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNITAU |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Taubaté |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNITAU instname:Universidade de Taubaté (UNITAU) instacron:UNITAU |
instname_str |
Universidade de Taubaté (UNITAU) |
instacron_str |
UNITAU |
institution |
UNITAU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
collection |
Repositório Institucional da UNITAU |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5612/1/Valeria%20Fernandes%20da%20Silva.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5ef5e2f7a0857db7a0d365f8128229f1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844394005889024 |