Estratégias de aprendizagem e subjetividade em estudantes criativos do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Carolina Torres
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8682
Resumo: Dissertação (mestrado)- Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
id UNB_38fd8a00a5c2c0fedc9ba928eb8a8c60
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/8682
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Estratégias de aprendizagem e subjetividade em estudantes criativos do ensino superiorAprendizagem cognitiva - estudantes universitáriosCriatividade (Educação) - ensino superiorSubjetividade - aprendizagemEstudantes universitários - Brasília (DF)Dissertação (mestrado)- Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.O presente estudo objetivou compreender as articulações entre a subjetividade individual e as estratégias de aprendizagem em estudantes criativos do ensino superior. Para isso, buscou compreender alguns dos principais elementos da subjetividade individual dos alunos pesquisados, especialmente aqueles envolvidos no processo de aprender, além de identificar e caracterizar as estratégias de aprendizagem utilizadas por eles. Como suporte para nortear este estudo, optou-se pela Teoria da Subjetividade, elaborada por González Rey sob influências teóricas da concepção histórico-cultural, a compreensão da criatividade na aprendizagem como processo da subjetividade, conforme Mitjáns Martínez, e, dentre as classificações de estratégias de aprendizagem, aquelas que têm em sua gênese o conceito de aprendizagem autorregulada (PINTRICH 2000a, 2000b, 2004; ZIMMERMAN, 2001, 2002; SCHUNK, 2005). A metodologia utilizada na pesquisa se insere na concepção epistemológica qualitativa desenvolvida por González Rey. Caracteriza-se, entre outros aspectos, por conceber a produção de conhecimento como um processo construtivo-interpretativo. O método de estudo de caso, concebido como o estudo intensivo do fenômeno a partir de um conjunto de instrumentos de naturezas diferentes, permitiu uma aproximação do objeto de estudo em sua integridade e complexidade. Utilizamos instrumentos escritos, abertos e semi-abertos, como: entrevista, questionário, redação, técnica de explorações múltiplas, completamento de frases e análise documental. A pesquisa foi estruturada em duas etapas. A primeira correspondeu à seleção dos participantes e a segunda, à realização do estudo de casos múltiplos. Apresentamos três casos de alunos da Universidade de Brasília identificados como estudantes criativos. Concluímos que um complexo sistema de elementos subjetivos funciona como mecanismo regulador das estratégias para aprender, ou seja, configurações específicas de recursos da subjetividade individual influenciam na forma como o sujeito aprende e na especificidade do conjunto de estratégias que ele utiliza para aprender.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMitjáns Martínez, AlbertinaOliveira, Carolina Torres2011-06-27T19:02:13Z2011-06-27T19:02:13Z2011-06-272010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Carolina Torres. Estratégias de aprendizagem e subjetividade em estudantes criativos do ensino superior. 2010. ix, 176 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/8682info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T20:51:59Zoai:repositorio.unb.br:10482/8682Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T20:51:59Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de aprendizagem e subjetividade em estudantes criativos do ensino superior
title Estratégias de aprendizagem e subjetividade em estudantes criativos do ensino superior
spellingShingle Estratégias de aprendizagem e subjetividade em estudantes criativos do ensino superior
Oliveira, Carolina Torres
Aprendizagem cognitiva - estudantes universitários
Criatividade (Educação) - ensino superior
Subjetividade - aprendizagem
Estudantes universitários - Brasília (DF)
title_short Estratégias de aprendizagem e subjetividade em estudantes criativos do ensino superior
title_full Estratégias de aprendizagem e subjetividade em estudantes criativos do ensino superior
title_fullStr Estratégias de aprendizagem e subjetividade em estudantes criativos do ensino superior
title_full_unstemmed Estratégias de aprendizagem e subjetividade em estudantes criativos do ensino superior
title_sort Estratégias de aprendizagem e subjetividade em estudantes criativos do ensino superior
author Oliveira, Carolina Torres
author_facet Oliveira, Carolina Torres
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mitjáns Martínez, Albertina
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Carolina Torres
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cognitiva - estudantes universitários
Criatividade (Educação) - ensino superior
Subjetividade - aprendizagem
Estudantes universitários - Brasília (DF)
topic Aprendizagem cognitiva - estudantes universitários
Criatividade (Educação) - ensino superior
Subjetividade - aprendizagem
Estudantes universitários - Brasília (DF)
description Dissertação (mestrado)- Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2011-06-27T19:02:13Z
2011-06-27T19:02:13Z
2011-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Carolina Torres. Estratégias de aprendizagem e subjetividade em estudantes criativos do ensino superior. 2010. ix, 176 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/8682
identifier_str_mv OLIVEIRA, Carolina Torres. Estratégias de aprendizagem e subjetividade em estudantes criativos do ensino superior. 2010. ix, 176 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/8682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580800116097024