Influências da pavimentação de rodovias em índices de atropelamento de fauna : o caso da rodovia GO-239 em Alto Paraíso de Goiás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Tatiana Rolim Soares
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23100
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-graduação, 2017.
id UNB_3938ad0b72b4ee64e687ee642ab7965c
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/23100
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ribeiro, Tatiana Rolim SoaresLaranja, Ruth Elias de Paula2017-03-28T11:01:08Z2017-03-28T11:01:08Z2017-03-282017-02-24RIBEIRO, Tatiana Rolim Soares. Influências da pavimentação de rodovias em índices de atropelamento de fauna: o caso da rodovia GO-239 em Alto Paraíso de Goiás. 2016. iii, 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/23100Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-graduação, 2017.Rodovias são empreendimentos lineares de grande importância econômica em nações emergentes. No Brasil, país mundialmente conhecido pela sua megadiversidade de espécies, é comum a expansão de autoestradas sem o devido planejamento. É importante, portanto, compreender quais os efeitos das mudanças no pavimento de estradas para fauna silvestre em áreas especialmente protegidas. O presente estudo analisou dados auferidos antes e após a pavimentação da rodovia GO-239 no trecho que liga a cidade de Alto Paraíso de Goiás ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Os resultados evidenciam um aumento nas frequências de atropelamentos quando comparados os dois períodos trabalhados (0,029 antes e 0,043 após a pavimentação). Ademais, apenas na porção dos dados que foi colhida após a conclusão das obras, foram identificadas aglomerações de atropelamentos nas proximidades da cidade. Os hotspots de atropelamentos de anfíbios e de todas as classes de vertebrados amostradas entre os anos de 2015 e 2016 foram positivamente relacionadas ao número de fragmentos urbanos (0,874 ± 0,35; 0,640 ± 0,93), relação não observada nas amostras obtidas antes das intervenções na via. Os dados levantados indicam que a fauna habitante das áreas próximas à autopista está suscetível aos impactos negativos da perda na conectividade de manchas de vegetação natural (efeito de barreira) e à redução na qualidade dos hábitats locais, possivelmente, devido ao aumento na velocidade empregada por condutores de veículos após o asfaltamento do trecho viário. As alterações observadas nas distribuições de incidentes foram mais relacionadas às possíveis mudanças no comportamento de motoristas do que à modificação da superfície rodoviária. Propõese, de pronto, a instalação de redutores de velocidade, físicos ou eletrônicos, nos pontos críticos identificados e a realização de estudos que busquem avaliar a composição e a ecologia da fauna afetada pelo empreendimento. Mais adiante, indica-se a implementação e um sistema de proteção à fauna.Linear enterprises such as highways are of extreme economic value in emerging nations. In Brazil, a country worldly known by its megadiversity, roads expansion without considering the proper planning is a common issue. The comprehension of the effects of roads paving to the wild fauna in specially protected areas are, then, of great importance. This paper analyzes the measured data before and after the paving of highway GO-239 on the portion that connects the city of Alto Paraíso de Goiás to the Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. The results show an increase on roadkill rates when comparing both periods analyzed (0,029 before and 0,043 after the paving). Furthermore, agglomerations of roadkills near the city were identified when considering the fraction of the data measured after the paving. Anphibian and vertebrates roadkill hotspots sampled between 2015 and 2016 were positively related to the number of urban fragments (0,874 ± 0,35; 0,640 ± 0,93). Samples dated before the paving does not show the same pattern. The measured data indicates that fauna near the highway is more susceptible to the negative impact of connectivity loss of natural vegetation spots (Barrier Effect) and susceptible to the reduction on quality of local habitats. The changes observed on incident distribution were more related to changes on drivers behaviour than to modification on road surface. Its suggested the implementation of speed reducers (physical or eletronic ones) on the critical points identified and further research on composition and ecology of the fauna affected by the pavement. A fauna protection system is also recommended to be implemented.Instituto de Ciências Humanas (ICH)Departamento de Geografia (ICH GEA)Programa de Pós-Graduação em GeografiaA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessInfluências da pavimentação de rodovias em índices de atropelamento de fauna : o caso da rodovia GO-239 em Alto Paraíso de Goiásinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEcologiaFauna selvagemUnidades de conservação - BrasilCerradosRodoviasporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2016_TatianaRolimSoaresRibeiro.pdf2016_TatianaRolimSoaresRibeiro.pdfapplication/pdf7708468http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/23100/1/2016_TatianaRolimSoaresRibeiro.pdfdb4e2e77213ce2c66d14a8eb346750c5MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain775http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/23100/2/license.txt2f5ac20f62939e3c5a67c9f1dfc5afd6MD52open access10482/231002024-02-20 13:33:49.506open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-02-20T16:33:49Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Influências da pavimentação de rodovias em índices de atropelamento de fauna : o caso da rodovia GO-239 em Alto Paraíso de Goiás
title Influências da pavimentação de rodovias em índices de atropelamento de fauna : o caso da rodovia GO-239 em Alto Paraíso de Goiás
spellingShingle Influências da pavimentação de rodovias em índices de atropelamento de fauna : o caso da rodovia GO-239 em Alto Paraíso de Goiás
Ribeiro, Tatiana Rolim Soares
Ecologia
Fauna selvagem
Unidades de conservação - Brasil
Cerrados
Rodovias
title_short Influências da pavimentação de rodovias em índices de atropelamento de fauna : o caso da rodovia GO-239 em Alto Paraíso de Goiás
title_full Influências da pavimentação de rodovias em índices de atropelamento de fauna : o caso da rodovia GO-239 em Alto Paraíso de Goiás
title_fullStr Influências da pavimentação de rodovias em índices de atropelamento de fauna : o caso da rodovia GO-239 em Alto Paraíso de Goiás
title_full_unstemmed Influências da pavimentação de rodovias em índices de atropelamento de fauna : o caso da rodovia GO-239 em Alto Paraíso de Goiás
title_sort Influências da pavimentação de rodovias em índices de atropelamento de fauna : o caso da rodovia GO-239 em Alto Paraíso de Goiás
author Ribeiro, Tatiana Rolim Soares
author_facet Ribeiro, Tatiana Rolim Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Tatiana Rolim Soares
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Laranja, Ruth Elias de Paula
contributor_str_mv Laranja, Ruth Elias de Paula
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Ecologia
Fauna selvagem
Unidades de conservação - Brasil
Cerrados
Rodovias
topic Ecologia
Fauna selvagem
Unidades de conservação - Brasil
Cerrados
Rodovias
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-graduação, 2017.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017-02-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-28T11:01:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-03-28T11:01:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIBEIRO, Tatiana Rolim Soares. Influências da pavimentação de rodovias em índices de atropelamento de fauna: o caso da rodovia GO-239 em Alto Paraíso de Goiás. 2016. iii, 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/23100
identifier_str_mv RIBEIRO, Tatiana Rolim Soares. Influências da pavimentação de rodovias em índices de atropelamento de fauna: o caso da rodovia GO-239 em Alto Paraíso de Goiás. 2016. iii, 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/23100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/23100/1/2016_TatianaRolimSoaresRibeiro.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/23100/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv db4e2e77213ce2c66d14a8eb346750c5
2f5ac20f62939e3c5a67c9f1dfc5afd6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573591122378752