Escala de comportamentos socialmente responsáveis do consumidor : estudo preliminar de evidência de validade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroga, Fabiana
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Gouveia, Valdiney Veloso, Coutinho, Maria da Penha de Lima, Vasconcelos, Tatiana Cristina, Jesus, Girlene Ribeiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23193
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722005000100017
Resumo: Este estudo teve como objetivo adaptar para o Brasil a Escala de Comportamentos Socialmente Responsáveis do Consumidor – ECSRC (Roberts, 1996), cujo objetivo principal é avaliar em que medida os consumidores tendentes a expressar condutas indicativas de preocupação de ordem social também as levam em consideração no momento de adquirir seus produtos. Participaram 298 estudantes universitários, com idade média de 21 anos (d.p. = 4,60), sendo a maioria do sexo feminino (72,4%). Por meio de uma análise fatorial dos eixos principais (PAF) com rotação promax foram identificados três fatores que explicam conjuntamente 41,1% da variância total. O primeiro fator agrupou cinco itens e foi denominado como preocupação ambiental (α = 0,90), o segundo, preocupação com reciclagem, ficou composto por quatro itens (α = 0,75); e, por fim, o fator denominado de preocupação social (α = 0,70) reuniu seis itens da escala. Estes resultados são coerentes com a concepção de que múltiplos fatores são necessários para avaliar o comportamento do consumidor, ademais sugerem a adequação da ECSRC ao contexto brasileiro.
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