Educação sexual e a formação de professores : uma proposta para a formação inicial dos licenciandos em Ciências Naturais (FUP)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Andrezza Romenia Lima de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24231
http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.24231
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Ciências, 2017.
id UNB_39dbd5559250be7621051fe4eb15bac3
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/24231
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educação sexual e a formação de professores : uma proposta para a formação inicial dos licenciandos em Ciências Naturais (FUP)SexualidadeEducação sexualProfessores - formação - ensinoCiências naturais - estudo e ensinoDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Ciências, 2017.Temáticas ligadas à sexualidade fazem parte do cotidiano dos estudantes, seja na música, na mídia, em livros ou em conversas com os colegas. Omitir e/ou ignorar questões ligadas à sexualidade não são atitudes adequadas a serem tomadas quando se tem a missão de formar cidadãos críticos e comprometidos com suas escolhas. A Educação Sexual vem sendo reconhecida, pela maioria dos professores, como necessária e importante no processo formativo dos alunos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) propõem que os temas sobre sexualidade sejam apresentados por meio da transversalidade dos conteúdos na escola. Portanto, o objetivo da pesquisa é a elaboração de uma proposta de formação inicial para os licenciandos em Ciências Naturais, por meio de uma disciplina sobre a Educação Sexual como proposição, fundamentada na prática reflexiva. Os dados obtidos em sala de aula foram analisados de forma qualitativa. Os resultados indicaram que é de suma importância a Educação Sexual na formação inicial dos licenciandos para melhor desempenho dos futuros professores em sala de aula. Podemos perceber que mesmo com muitos preconceitos e tabus relacionados à sexualidade, é possível trabalhar a Educação Sexual em sala de aula por meio de atividades que são viáveis e podem favorecer o ensino da temática como os recursos didáticos, a sensibilização dos alunos e a prática reflexiva.Themes related to sexuality are part of students' daily lives, whatever in music, media, books or in conversations with colleagues. Omitting or ignoring sexual issues are not appropriate attitudes in order to train citizens who are critical and committed to your choices. Whence, Sexual Education has been recognized by most teachers as necessary and important in the formative process of students. The National Curriculum Parameters (NCP) for Basic Education in Brazil propose that topics on sexuality be presented as transversal contents in the school. Therefore, the research proposal focuses on initial training over sexuality for Natural Science graduates, discussed during the Sexual Education discipline, and based on reflective practice. The data analyzed in a qualitative way confirm how important the discipline for the performance of the future teachers is. Despite of many prejudices and sexual taboos it is possible to work Sexual Education in the classrooms by means of feasible activities that can favor the teaching of the subject, such as didactic resources, student awareness and reflective practice.Instituto de Química (IQ)Instituto de Física (IF)Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado ProfissionalizanteRibeiro, Alice MeloFreitas, Maria de Lourdes Lazzari deAbreu, Andrezza Romenia Lima de2017-08-22T19:23:01Z2017-08-22T19:23:01Z2017-08-222017-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfABREU, Andrezza Romenia Lima de. Educação sexual e a formação de professores: uma proposta para a formação inicial dos licenciandos em ciências naturais (FUP). 2017. 63 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/24231http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.24231A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-30T18:42:17Zoai:repositorio.unb.br:10482/24231Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-30T18:42:17Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação sexual e a formação de professores : uma proposta para a formação inicial dos licenciandos em Ciências Naturais (FUP)
title Educação sexual e a formação de professores : uma proposta para a formação inicial dos licenciandos em Ciências Naturais (FUP)
spellingShingle Educação sexual e a formação de professores : uma proposta para a formação inicial dos licenciandos em Ciências Naturais (FUP)
Abreu, Andrezza Romenia Lima de
Sexualidade
Educação sexual
Professores - formação - ensino
Ciências naturais - estudo e ensino
title_short Educação sexual e a formação de professores : uma proposta para a formação inicial dos licenciandos em Ciências Naturais (FUP)
title_full Educação sexual e a formação de professores : uma proposta para a formação inicial dos licenciandos em Ciências Naturais (FUP)
title_fullStr Educação sexual e a formação de professores : uma proposta para a formação inicial dos licenciandos em Ciências Naturais (FUP)
title_full_unstemmed Educação sexual e a formação de professores : uma proposta para a formação inicial dos licenciandos em Ciências Naturais (FUP)
title_sort Educação sexual e a formação de professores : uma proposta para a formação inicial dos licenciandos em Ciências Naturais (FUP)
author Abreu, Andrezza Romenia Lima de
author_facet Abreu, Andrezza Romenia Lima de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Alice Melo
Freitas, Maria de Lourdes Lazzari de
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Andrezza Romenia Lima de
dc.subject.por.fl_str_mv Sexualidade
Educação sexual
Professores - formação - ensino
Ciências naturais - estudo e ensino
topic Sexualidade
Educação sexual
Professores - formação - ensino
Ciências naturais - estudo e ensino
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Ciências, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-22T19:23:01Z
2017-08-22T19:23:01Z
2017-08-22
2017-03-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ABREU, Andrezza Romenia Lima de. Educação sexual e a formação de professores: uma proposta para a formação inicial dos licenciandos em ciências naturais (FUP). 2017. 63 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/24231
http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.24231
identifier_str_mv ABREU, Andrezza Romenia Lima de. Educação sexual e a formação de professores: uma proposta para a formação inicial dos licenciandos em ciências naturais (FUP). 2017. 63 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/24231
http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.24231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508313853820928