Análise das habilidades cognitivas e ambiente familiar de alunos dos primeiros anos do ensino fundamental no período de abertura gradual das escolas durante a Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Maria Rebeca de Carvalho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/44711
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, 2022.
id UNB_39f35ea9bc0c0ba2e094e0e741d2fcc2
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/44711
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Análise das habilidades cognitivas e ambiente familiar de alunos dos primeiros anos do ensino fundamental no período de abertura gradual das escolas durante a Covid-19Isolamento socialAulas remotasFunções neuropsicológicasPandemiaDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, 2022.Para reduzir a transmissão da COVID-19, estratégias como a quarentena e o distanciamento social foram usadas, levando ao fechamento de estabelecimentos, escolas e empresas e afetando a sociedade em diversos níveis. Para as crianças, os impactos dessas medidas foram sentidos, dentre outros âmbitos, no contexto familiar e na vida escolar. Projeta-se que o fechamento das escolas, período de isolamento social e o contexto de pandemia causarão prejuízos para as crianças, uma vez que impactos emocionais, físicos e cognitivos podem ter sido gerados nesse período. O presente estudo se propôs a analisar como estavam as funções neuropsicológicas de crianças de uma escola pública do Distrito Federal, matriculadas 1º e 2º ano de Ensino Fundamental no momento de reabertura das escolas públicas na pandemia da COVID-19 e a influência dos fatores familiares e contextuais sobre o desempenho dessas habilidades. Participaram voluntariamente 118 estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental de Classe Regular, bem como seus pais ou responsáveis. Para avaliação das crianças foi aplicado o Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil (NEUPSILIN INF) de forma presencial, após a flexibilização do isolamento social. Ainda, os pais/responsáveis responderam ao Inventário de Recursos do Ambiente Familiar (RAF) e questões para classificação socioeconômica e de escolaridade materna, de forma remota. Os resultados apontam alta prevalência de crianças em fase de alfabetização que apresentam alerta ou déficit das funções de orientação, memória, linguagem, habilidades visuoespaciais, habilidades aritméticas e fluência verbal. Ainda, as atividades que promovem estabilidade são preditoras do desempenho das crianças na habilidade de orientação e os recursos que promovem processos proximais refletem significativamente no desempenho em linguagem. Os resultados sugerem que crianças inseridas em família com estimativas da renda domiciliar abaixo de um salário mínimo apresentam piores desempenhos do controle inibitório. Evidenciamos neste trabalho os possíveis impactos das alterações das habilidades neuropsicológica para o aprendizados dessas crianças, e como os fatores contextuais influenciaram o desempenho de algumas dessas funções.Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF).To stop the transmission of COVID-19, strategies such as quarantine and social distancing were used, leading to the closure of establishments, schools and businesses and affecting society at different levels. For children, the impacts of these measures were felt, among other areas, in the family context and in school life. It is projected that the closure of schools, period of social isolation and the pandemic context will cause harm to children, since emotional, physical and cognitive impacts may have been generated during this period. The present study aimed to analyze the neuropsychological functions of children from a public school in the Distrito Federal (Brazil), enrolled in the 1st and 2nd year of Class Elementary School at the time of reopening of public schools in the COVID-19 pandemic and the influence of family and contextual factors on the performance of these skills. 118 students from the 1st and 2nd year of Regular Class Elementary School participated voluntarily, as well as their parents or guardians. To evaluate the children, the Brief Child Neuropsychological Assessment Instrument (NEUPSILIN INF) was applied in person, after the easing of social isolation. Furthermore, the parents/guardians answered the Inventory of Resources of the Family Environment (RAF) and questions for socioeconomic classification and maternal schooling, remotely. The results suggest a high prevalence of children in the literacy phase who present alert or deficits in orientation, memory, language, visuospatial skills, arithmetic skills and verbal fluency. Furthermore, activities that reflect the degree of stability are predictors of children's performance in orientation skills and resources that promote proximal processes significantly reflect on language performance. The results show that children included in families with estimates of household income below one minimum wage present worse performance in inhibitory control. In this work, we evidenced the possible impacts of changes in neuropsychological skills for the learning of these children, and how contextual factors influenced the performance of some of these functions.Faculdade UnB Ceilândia (FCE)Programa de Pós-Graduação em Ciências da ReabilitaçãoCeleste, Letícia Correarebecacp98@gmail.comPorto, Maria Rebeca de Carvalho2022-09-08T19:50:18Z2022-09-08T19:50:18Z2022-09-082022-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPORTO, Maria Rebeca de Carvalho. Análise das habilidades cognitivas e ambiente familiar de alunos dos primeiros anos do ensino fundamental no período de abertura gradual das escolas durante a Covid-19. 2022. 101 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/44711info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-26T19:02:32Zoai:repositorio.unb.br:10482/44711Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-26T19:02:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise das habilidades cognitivas e ambiente familiar de alunos dos primeiros anos do ensino fundamental no período de abertura gradual das escolas durante a Covid-19
title Análise das habilidades cognitivas e ambiente familiar de alunos dos primeiros anos do ensino fundamental no período de abertura gradual das escolas durante a Covid-19
spellingShingle Análise das habilidades cognitivas e ambiente familiar de alunos dos primeiros anos do ensino fundamental no período de abertura gradual das escolas durante a Covid-19
Porto, Maria Rebeca de Carvalho
Isolamento social
Aulas remotas
Funções neuropsicológicas
Pandemia
title_short Análise das habilidades cognitivas e ambiente familiar de alunos dos primeiros anos do ensino fundamental no período de abertura gradual das escolas durante a Covid-19
title_full Análise das habilidades cognitivas e ambiente familiar de alunos dos primeiros anos do ensino fundamental no período de abertura gradual das escolas durante a Covid-19
title_fullStr Análise das habilidades cognitivas e ambiente familiar de alunos dos primeiros anos do ensino fundamental no período de abertura gradual das escolas durante a Covid-19
title_full_unstemmed Análise das habilidades cognitivas e ambiente familiar de alunos dos primeiros anos do ensino fundamental no período de abertura gradual das escolas durante a Covid-19
title_sort Análise das habilidades cognitivas e ambiente familiar de alunos dos primeiros anos do ensino fundamental no período de abertura gradual das escolas durante a Covid-19
author Porto, Maria Rebeca de Carvalho
author_facet Porto, Maria Rebeca de Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Celeste, Letícia Correa
rebecacp98@gmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Porto, Maria Rebeca de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Isolamento social
Aulas remotas
Funções neuropsicológicas
Pandemia
topic Isolamento social
Aulas remotas
Funções neuropsicológicas
Pandemia
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-08T19:50:18Z
2022-09-08T19:50:18Z
2022-09-08
2022-05-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PORTO, Maria Rebeca de Carvalho. Análise das habilidades cognitivas e ambiente familiar de alunos dos primeiros anos do ensino fundamental no período de abertura gradual das escolas durante a Covid-19. 2022. 101 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/44711
identifier_str_mv PORTO, Maria Rebeca de Carvalho. Análise das habilidades cognitivas e ambiente familiar de alunos dos primeiros anos do ensino fundamental no período de abertura gradual das escolas durante a Covid-19. 2022. 101 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/44711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508186415136768